Relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) revelam que a publicitária Danielle Miranda Fonteles, que participou de campanhas eleitorais do PT, recebeu R$5 milhões de Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”. Ela já esteve envolvida com a Lava Jato, diante das evidências confessou e foi morar em Portugal. Voltou logo que Lula foi empossado. Entre 2023 a 2025 a publicitária que trabalhou com Dilma Rousseff e Rui Costa viu quantia milionária ser depositada em sua conta. Período considerado o auge das operações fraudulentas sob investigação contra o grupo acusado de fraudar aposentadorias no governo federal.
Conhecida por estar envolvida na operação Lava Jata, ela confirmou que recebeu dinheiro irregular de construtoras na Campanha de Rousseff e na de Rui Costa para governador em 2014. Agora, a publicitária alegou que os valores recebidos se referem a parte de uma negociação de venda de um imóvel localizado em Trancoso, distrito de Porto Seguro (BA). Segundo ela, o negócio seria de aproximadamente R$13 milhões, mas acabou prejudicado pela operação policial, difícil quando está atrelada a operações comerciais com fraudador do INSS que lavava dinheiro dos golpes aos aposentados. É recorrente na prática pelo que mostra a história com o mesmo partido que trabalha.
Danielle, que atuou no marketing da campanha de Dilma Rousseff em 2010 e também trabalhou para o atual ministro Rui Costa (Casa Civil), PT. Ela recebeu seis transferências do empresário. O último repasse ocorreu em março de 2025, um mês antes da deflagração da Operação Sem Desconto, quando a Polícia Federal mobilizou mais de 700 agentes em ações contra suspeitos de desvio de benefícios previdenciários.
Falando de mulheres protagonistas nas operações do PT ligadas ao poder. Desaprovação ao trabalho de Janja no governo alcança 61%, maior nível desde maio de 2024. Neste contexto, a participação da primeira-dama Janja da Silva no dia a dia do governo é desaprovada por 61% dos eleitores ouvidos pelo PoderData, de acordo com uma nova rodada da pesquisa de avaliação divulgada nesta sexta (3). Esse é o maior nível de rejeição entre os 89% dos que a conhecem desde maio do ano passado.
Segundo levantamento de pesquisa, a desaprovação a Janja dispara 11 pontos desde a última pesquisa, realizada entre o final do mês de maio e o início de junho, após um período de estabilidade:
Desaprovação: 61%, ante 50%; Aprovação: 23%, ante 30%; Não sabe: 16%, ante 20%.
O instituto de pesquisa PoderData ouviu 2,5 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro em 178 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Ainda no início deste terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Janja tem elevado seu protagonismo na atuação política do governo e, que inclui até , intervir no trabalho de ministros, autoridades e aliados. Lula iniciou a administração dando total liberdade para ela e verbalizando que não seria uma primeira-dama tradicional.
“Ela era uma agente política antes de eu a conhecer, continua sendo, por isso que eu falo que ‘você faça o que você quiser’, cada um de nós sabe as nossas tarefas, nossas missões. Ela não precisa de cargo para ser importante, para fazer o trabalho que ela quiser fazer, se quiser visitar alguém, um estado”, disse Lula em uma live em 2023.
Segundo o PoderData, 51% dos entrevistados a conhecem de ouvir falar, 38% a conhecem bem e 11% não a conhecem. O nível de conhecimento sobre Janja vem crescendo desde meados de 2024.Além de ter ganhado carta branca para atuar politicamente no governo sem ter um cargo oficial, Janja também acompanha Lula em praticamente todas as viagens que faz tanto em território nacional como no exterior. Dependendo da agenda, ela viaja antes do petista para organizar agendas e participar de eventos paralelos.
Por Tulio Ribeiro