Direita está entre 4 e 8 % na frente da esquerda para segundo turno(21/6) na Colômbia, apontam pesquisas

José Raimundo
2 Min Leitura

*Por Túlio Ribeiro

Siga: @gazetahoje

O candidato de direita Abelardo de la Espriella está à frente de seu rival de esquerda, Iván Cepeda, por quase quatro pontos percentuais nas intenções de voto para o segundo turno das eleições presidenciais colombianas, em 21 de junho.
Segundo a pesquisa do Centro Nacional de Consultoria publicada neste domingo, De la Espriella, do movimento Defensores da Pátria, tem 48,6% e Cepeda, do Pacto Histórico, partido do presidente colombiano Gustavo Petro, chega a 44,7%, enquanto o voto em branco é a opção de 6,7% do eleitorado.
Nesta pesquisa, realizada nos últimos dias com 2.186 entrevistados, a vantagem do candidato de direita é de 3,9 pontos percentuais, superior à vantagem de 2,8 pontos que ele obteve no primeiro turno.
Em 31 de maio, De la Espriella obteve 10,3 milhões de votos (43,78%) e Cepeda, 9,7 milhões (40,98%).

Outras duas pesquisas divulgadas no sábado e noticiadas pela EFE deram a De la Espriella uma vantagem maior, de quase oito pontos percentuais, uma semana antes das eleições que elegerão o presidente da Colômbia para o mandato de 2026-2030.
Na pesquisa Guarumo e Ecoanalítica para o jornal El Tiempo, De la Espriella alcançou 52,6% das intenções de voto e Cepeda 45%, o que representa uma vantagem de 7,6 pontos percentuais.
Na outra pesquisa, realizada pela AtlasIntel para a revista Semana, o candidato de direita obteve 50,9% das intenções de voto, contra 43,1% de Cepeda, o que representa uma vantagem de 7,8 pontos percentuais.

 

TÚLIO RIBEIRO
Economista
Pós-graduação em História Contemporânea
Mestre em História Social
Doutor em Política para Desenvolvimento Estratégico (Geopolítica)

 

Compartilhe este artigo