A COP-30, que está sendo realizada em Belém, Pará, coloca o Brasil no centro do debate global sobre a crise climática. Mas, além da pauta da floresta, a Conferência promete firmar um novo papel para o país: O de potência líder na transição energética, impulsionada, principalmente, pela energia solar.
O Sol como Pilar da Descarbonização
A energia solar é uma das soluções mais robustas para alcançar as metas de descarbonização global. E o Brasil já é o quarto maior mercado mundial de energia fotovoltaica, possuindo um recurso solar inigualável. A COP-30 é a vitrine perfeita para transformar esse potencial em liderança estratégica, atraindo o capital necessário para substituir, de vez, os combustíveis fósseis na matriz energética.
Transição Justa e a Realidade Amazônica
Um dos pontos mais urgentes no debate da COP-30 é a justiça energética. Em regiões remotas da Amazônia, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, a energia solar (Off Grid) utilizando armazenamento com baterias está promovendo uma verdadeira revolução. Ela substitui geradores a diesel caros e poluentes, garantindo eletricidade limpa 24 horas por dia. Essa é a face mais humana e inclusiva da transição energética.
“A realização da COP-30 em Belém, na porta da Amazônia, reforça a urgência de acelerar a adoção de tecnologias limpas, como a solar, para alcançar o desenvolvimento sustentável e proteger a floresta.”
Os Desafios para a Liderança
Para consolidar essa posição de liderança, o Brasil precisa enfrentar desafios estruturais.
Custo de Capital: É preciso reduzir o custo de capital (WACC) para projetos solares de grande escala, que ainda é alto, por meio de políticas públicas eficientes e linhas de crédito facilitadas.
Infraestrutura: A expansão e modernização da rede de transmissão é vital. A infraestrutura precisa acompanhar a velocidade de crescimento da energia solar e eólica, garantindo a eficiência da rede.
Regulação: A estabilidade e clareza dos marcos regulatórios são cruciais para dar segurança e previsibilidade aos investidores de longo prazo.
A COP-30 não será apenas sobre proteger a Amazônia; será sobre como o Brasil usará o poder do seu sol para iluminar o caminho global para um futuro mais limpo e sustentável.
Isaque Santos
Ceo Soeco Consult