*Por Túlio Ribeiro
Siga:@gazetahoje
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, respondeu ao pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro que o presidente Donald Trump não pretende suspender as novas tarifas impostas ao Brasil. A manifestação foi enviada em resposta à carta encaminhada pelo gabinete do senador no início de junho.
O documento de Rubio chegou na última terça-feira (23) e foi publicado com exclusividade pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
Em recado claro ao presidente lula da Silva, Rubio antecipa que não haverá mudança diante da rivalidade entre os dois governos. Na carta, Flávio Bolsonaro argumenta que o tarifaço imposto pelos Estados Unidos recai como “um peso sobre as famílias comuns”. O senador também apresenta indicadores econômicos para relacionar o aumento da dívida pública à gestão do governo federal. As informações foram repassadas sem informar as fontes dos dados.

“O peso sobre as famílias comuns é ainda mais alarmante: um recorde de 81,7 milhões de brasileiros estão inadimplentes, quase metade da população adulta, com o pagamento de dívidas consumindo uma parcela sem precedentes da renda familiar”, diz o documento, que, segundo Flávio, foi escrito pessoalmente por ele. Flávio tentou e vai estar no dia 6 de julho em comissão aberta nos EUA sobre o tema. A esperança é verbalizar um discurso que possa amenizar as sanções, o governo Lula da Silva se mantém inerte.

FOTO: TÚLIO RIBEIRO
Colunista da Gazeta Hoje
Economista
Pós-graduação em História Contemporânea
Mestre em História Social
Doutor em Política para Desenvolvimento Estratégico (Geopolítica)
Auto do livro, O Caso Venezuelano(2016), e co-autor outros dois livros: A Integração da América Latina (Voume 1 e 2 – 2013-2014)