Os vermelhinhos que foram para as ruas fazerem tumulto e gritar “fora Temer” , ano que vem, serão reduzidos em média de 50 mil. Isso porque, com as eleições de outubro último, cerca de 350 prefeituras saíram do controle do PT. E mais, com o segundo turno, o risco de perde mais comissionados é grande, visto que algumas prefeituras em todo o país, ainda têm vice disputando o segundo turno, sem contar com o prefeito de Recife que vai para o segundo turno. O Partido dos Trabalhadores está preocupado porque não vai ter aquela gente que ia com bandeiras e faixas, patrocinada por prefeituras em todo o país.
Em Sergipe, o deputado federal João Daniel, que defendeu tanto a “presidenta Dilma”, perdeu a Prefeitura de Poço Redondo e ainda não conseguiu eleger seu filho como vereador por Aracaju. O povo acordou e está desperto.
Petistas avaliam que a derrocada no Sudeste — principalmente em São Paulo — era prevista. Lamentam que nem no Nordeste, de onde o partido esperava tirar forças para se reerguer, o cenário foi positivo.
Juntando os cacos O PT de São Paulo fará uma série de reuniões de avaliação da campanha à reeleição de Fernando Haddad. De volta à oposição, o partido planeja apresentar aos militantes, em novembro, propostas para a atuação na capital paulista.
Plano de ataque Movimentos que estiveram à frente do “Fora, Temer’ já tramam atos contrários à gestão João Doria. A avaliação é que o tucano fará um governo “mais à direita do que o ex-prefeito Gilberto Kassab”.
Roda gigante O Supremo já se prepara para ser novamente questionado pelos partidos nanicos sobre a cláusula de barreira, caso o Congresso de fato conclua sua minirreforma política.
A avaliação de parte dos ministros é que o entendimento da corte, agora, tende a ser diferente de quando o tribunal considerou a norma irregular, em 2006. “Variáveis daquele tempo já não estão à mesa”, diz um integrante do STF.
RENOVAÇÃO
Alguns dos vereadores eleitos em Aracaju têm trabalho social. Eles pretendem ampliar os seus afazeres. Isso na teoria. O povo que o elegeu espera uma ação por parte desses vereadores. È bom o parlamentar ter cuidado para o cargo não mudar a sua forma de pensar. Houve uma renovação de mais de 70% da Câmara de Vereadores em Aracaju. Justamente por não ter compromisso com o povo e ainda ser acusado de corrupção.
NOMES SOCIAIS
O Palhaço Soneca e Zezinho do Bugiu foram dois vereadores eleitos que têm um trabalho importante na área social de sua região. Se forem firmes procura manter esse trabalho e depois ir para a Assembléia Legislativa e no futuro para Brasília. Ao contrário é parlamentar de um mandato, como aconteceu com os outros.
Raimundo Feitosa