Equipamentos quebrados deixam pacientes sem atendimento

huseFamiliares de pacientes que fazem tratamento contra o câncer no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) estão desesperados com quebra de dois equipamentos essenciais para o tratamento. Esse acontecido prejudicou os pacientes oncológicos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. Não só os familiares, mas também os pacientes estão preocupados com essa situação.

Segundo informações passadas pelos pacientes, o aparelho de tomografia apresentou defeito desde o início da semana passada e até hoje o problema não solucionado, apesar da tomografia servir para o planejamento da radioterapia.

A situação do Hospital de Cirurgia não é diferente, pois 70 pacientes ficaram sem o atendimento radioterápico, já que o aparelho denominado acelerador linear, utilizado no tratamento do câncer, está quebrado desde o dia 19 passado.

Tem paciente que precisou do serviço da Unacon, deu entrada para iniciar o tratamento desde abril, mas a previsão é que esse paciente só comece a fazer a radioterapia no final do mês de julho, já que existe uma fila de espera.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, os pacientes que realizam o tratamento radioterápico não foram afetados pela quebra no tomógrafo e que uma empresa já iniciou o conserto e que deverá estar pronto para funcionamento ainda esta semana.

Enquanto isso, a assessoria do Hospital de Cirurgia justifica que o aparelho de radioterapia tem frequente quebra de peças por ser um aparelho de 1997, além da dificuldade para reposição das peças, já que são compradas em outros Estados, sem contar que o técnico responsável pelo conserto vem de outro Estado.

 

Por Terezinha de Jesus com informações do JCnet 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com