Presidente da Segrase homenageado na Bienal

A Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase)participou da IV Bienal do Livro de Itabaiana entre os dias 20 e 22 de outubro. Nesta edição, o estande da Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise) ficou  localizado na Praça dos Escritores, no Shopping Peixoto. O presidente da Segrase, Ricardo Roriz, foi um dos homenageados com o Troféu Falcão de Ouro, que é uma forma dos organizadores da bienal reconhecerem quem estimula a literatura e cultura sergipana.

As escritoras Aldenise Cordeiro e Márcia Barbosa participaram de um bate-papo com os leitores no estande da Edise.  Aldenise Cordeiro falou da pesquisa sobre o 13º Grupo Escoteiro Uirapuru (GEU), em Sergipe, que resultou no livro ‘O Canto do Uirapuru: mulheres no movimento escoteiro’. Já  a professora Márcia Barbosa apresentou os resultados da dissertação de mestrado que estão no livro ‘Representação de homossexuais nos livros didáticos de história’.

Dentro da  programação da Segrase na Bienal de Itabaiana ,o editor da Revista Cumbuca, Amaral Cavalcante, participou de um talk show no Espaço Zannix para falando do processo de produção da única revista cultural de Sergipe. Logo após, a assessora de comunicação da Segrase, Cândida Oliveira e o coordenador técnico da Hemeroteca, Wallace Nascimento, falaram do papel da Imprensa Oficial no estado.

Nos três dias de evento, o público da bienal teve acesso a mais de 50 publicações da Edise, como a Revista Cumbuca. As obras foram lançadas entre os anos de 2011 e 2017 e retratam o estímulo à produção literária sergipana. O estande continha as obras de Aldenise Cordeiro e Márcia Barbosa, por exemplo, e outros lançamentos da Editora.

O presidente da Segrase, Ricardo Roriz destaca a importância da participação da Edise no evento. “A Editora do Governo do Estado não poderia ficar de fora da Bienal de Itabaiana, apresentamos  aos sergipanos o que temos de melhor em termos de literatura. Apenas este ano a Editora já lançou 21 obras, o que demonstra o compromisso do Governo do Estado em aproximar o leitor da cultura”.

A Bienal

O tema desta edição da Bienal do Livro de Itabaiana é ‘Venha Viajar Com A Gente’. O evento, que é o único do gênero em Sergipe, reuniu 50 mil pessoas, lançaou 300 livros e teve a participação de 60 escolas. Durante os três dias do evento, o público  conheceu a literatura sergipana nos estandes e nas 32 palestras.

A primeira edição aconteceu em 2011 ainda como uma forma mista de bienal do livro e encontro cultural. Os criadores estavam preocupados com a distribuição e visibilidades dos escritores locais que não conseguiam chegar às prateleiras das livrarias. Desde 2015, a Bienal de Itabaiana é Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe.

asscom/segrase- Cândida Oliveira)segra23 10

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com