Após o acidente no trecho do povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, onde foi rompida a adutora do São Francisco, o Governo do Estado vem realizando as obras emergenciais para não comprometer o abastecimento de água da Grande Aracaju e solucionar o problema em tempo hábil.
A população também já vem fazendo a sua parte economizando água. Por precaução, muitos moradores de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, que são abastecidos pela adutora, estão armazenando água em casa. Assim, a Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta para que toda a população faça o armazenamento correto da água para que não tenha risco de proliferação do mosquito da Dengue, o Aedes aegypti.
“A fêmea do Aedes aegypti se prolifera com água limpa e parada, local preferido para colocar os ovos. É preciso que as caixas d´água, os baldes, cisternas, tambores, latões, ou quaisquer outras formas de armazenamento, fiquem bem fechadas para evitar a entrada do mosquito. É necessário eliminar todos os possíveis criadouros que estiverem ao alcance”, comenta Sidney Sá, coordenadora do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde.
Ainda segundo a técnica da SES, “vivemos uma situação de muita atenção e pedimos para que todos verifiquem se os locais de armazenamento estão mesmo bem fechados. O perigo pode estar dentro de casa ou em terrenos baldios próximos. Além de promover medidas para economizar água, é muito importante que as pessoas não descuidem e continuem com a rotina para evitar ou eliminar os focos de Dengue. Estamos em época de chuvas constantes aliada a altas temperaturas. Por isso, é imprescindível verificar a presença de latas, copos plásticos, pneus velhos e até casca de ovo abandonada nos quintais. Elas podem acumular água parada e tornar local de procriação do mosquito”.
Números
Ainda de acordo com o Núcleo de Endemias da SES, de janeiro a abril de 2015 já foram notificados 3.431 casos e 949 confirmados. No mesmo período do ano passado foram 919 notificações e 405 confirmações.
“Mesmo com esses altos índices de Dengue, até o momento não foi registrado nenhum caso de Febre Chikungunya. Foi apenas um caso considerado importado por ser de uma pessoa que veio de Feira de Santana, na Bahia, já com a doença”, complementou Sidney Sá, reforçando que Aracaju ainda é o município com maior índice de casos notificados de Dengue (1.241), seguindo de Nossa Senhora do Socorro (242).
“Mesmo não sendo considerada uma epidemia, é preciso que ações de controle e de prevenção ao mosquito transmissor da Dengue sejam intensificadas por parte dos gestores municipais e com a ajuda da população. A responsabilidade do combate à doença é de todos. A Secretaria de Estado da Saúde apoia os municípios com capacitações, envio da Brigada Itinerante e o Carro Fumacê”, complementa Sidney Sá.
Fonte: SES