É do conhecimento de todos os sergipanos que o hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) vive superlotado e com a greve dos médicos da rede municipal de Aracaju, sobrecarregaria ainda mais o atendimento do hospital. Para amenizar um pouco a situação caótica em que se encontra a saúde do município e para desafogar o atendimento no Huse, com esta greve, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar (FHS) traçaram um Plano de Contingência e acionaram o Comando do Exército, Militares do 28º Batalhão de Caçadores (28BC), para a instalação de uma tenda hospitalar na porta do Pronto Socorro (PS) para atender os casos de baixa complexidade.
A tenda, que foi montada no sábado, possui todos os padrões de Hospital de Campanha, as mesmas usadas em situações emergenciais. É um espaço para a retaguarda dos atendimentos rápidos, característicos dos postos de saúde, disse a secretária de Estado da Saúde Conceição Mendonça.
Conceição informou que no sábado (22), foram realizados 352 atendimentos totais das 0h às 15 horas. Desses, 311 foram considerados de baixa complexidade e seriam resolvidos nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas).
Com essa medida, a população desassistida pelo município, pôde ser atendida e diminuiu a sobrecarga de trabalho para os funcionários do Huse, afirmou a secretária.
Terezinha de Jesus com informações SES