Com investimentos no valor de R$ 18.726.873,43, oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), obra contribuirá para a mobilidade urbana na região
O Governo de Sergipe finaliza os serviços no Sistema Viário do Centro Administrativo Governador Augusto Franco, na Zona Oeste de Aracaju. Com investimentos no valor de R$ 18.726.873,43, oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), a obra contribuirá para a mobilidade urbana na região e consiste em um moderno sistema viário que facilitará o acesso às repartições da área e encurtará as distâncias para quem se desloca da BR 235 e da avenida Tancredo Neves para a Marechal Rondon, bem como no sentido oposto.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os trabalhos estão na reta final. “Diariamente, 15 profissionais trabalham na construção das calçadas da avenida Dr. Carlos Cruz, cujos trabalhos já estão próximos dos 50%. Posteriormente, será aplicada a última camada de asfalto e, por último, serão implantadas as sinalizações vertical e horizontal, o que provavelmente será concluído nas próximas semanas”, explica.
Ele acrescenta que são inúmeros os benefícios da obra. “Além de contribuir para a melhoria do tráfego naquela região, e reduzir o tempo de deslocamento entre algumas vias expressas da capital, sobretudo nos horários de pico, a duplicação da avenida principal e criação de novas ruas e rótulas facilitarão o acesso de funcionários e usuários dos serviços públicos aos diversos órgãos estaduais e federais ali existentes, bem como às futuras instalações do Hospital do Câncer, do Centro Especializado em Reabilitação para Deficientes (CER-4), e do Ministério Público Federal, o que reforça os avanços na mobilidade urbana de Aracaju implantados pelo governador Jackson Barreto nos últimos dois anos”, frisa.
Sistema viário
Dividido em 18 eixos, os serviços executados no novo sistema viário corresponderam à restauração conforme sua concepção inicial, recuperação do sistema de iluminação, execução de sistema de drenagem, pavimentação nas vias existentes, bem como implantação de novas ruas, avenidas, acessos e rotatórias, execução de sistema de drenagem, cuja extensão total se aproxima de 11 km.
O meio-fio foi implantado em espaços necessários, e, pelo fato de alguns trechos da região possuirem declives acentuados, em todo o complexo viário foram executados os serviços de drenagem celular e tubular, poços de visitas e caixas coletoras, facilitando, assim, o escoamento das águas pluviais em períodos chuvosos.
As avenidas Dr. Carlos Cruz, A, C, D e G1 agora possuem nove metros de largura e dois de passeio em cada lado, enquanto nos demais eixos e ruas, as pistas variam entre sete e oito metros. Para melhorar o aspecto do sistema viário, nas margens da maioria das vias foram plantadas sementes da grama brachiaria decumbens, apropriadas para o tipo de solo da área.
Fonte ASN