Codevasf e Sergipe Tec discutem ampliação e ações

codevaspA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) planejam ampliar as ações realizadas de forma conjunta. A primeira reunião para discutir o assunto foi realizada nessa segunda-feira, 15, entre o superintendente regional da Codevasf, César Mandarino, e o diretor-presidente do SergipeTec, Manoel Hora. Os órgãos mantêm uma parceria que envolve a participação em projetos como o “Nascentes do São Francisco” e o “Florestas Apícolas”.

A proposta é que ações conjuntas de revitalização e reflorestamento de áreas degradadas possam ser ampliadas na região do Baixo São Francisco Sergipano. Também foram discutidas formas de viabilizar a capacitação de técnicos, uma vez que o SergipeTec dispõe de um Centro Vocacional Tecnológico. As iniciativas estão previstas no acordo de cooperação técnica firmado entre a Codevasf e o SergipeTec no ano passado.

O superintendente regional da Codevasf, César Mandarino, disse que a visita teve o objetivo de verificar novas linhas de atuação conjunta. “O nosso desejo é o de estreitar a relação com o SergipeTec, pois é algo que só trará benefícios aos dois órgãos. Queremos abrir o nosso leque de alternativas para juntos reforçarmos o trabalho desenvolvido pela Codevasf em nossa área de atuação”, declarou Mandarino.

A reunião foi sucedida de uma visita às instalações da sede do SergipeTec, incluindo uma visita à Biofábrica de Mudas Vegetais, que serve como base para a produção de mudas e realização de pesquisas científicas. A visita foi acompanhada de técnicos do Gabinete e das gerências regionais de Irrigação e de Revitalização da Codevasf no estado de Sergipe.

Projetos – Entre os projetos contemplados no acordo de cooperação técnica, está o “Nascentes do São Francisco”, que busca fomentar ações de longo prazo para a preservação de nascentes e recomposição de matas ciliares na bacia do São Francisco. Idealizado pelo Ministério Público de Sergipe, com a participação de diversos órgãos públicos, o projeto prevê a recomposição vegetal de nascentes, o fornecimento de mudas e a formação de um banco de sementes. O projeto prevê a participação voluntária de proprietários rurais na execução das ações ambientais.

Outro projeto contemplado é o “Florestas Apícolas”, que tem como objetivo a restauração ambiental por meio de formação de florestas apícolas, contribuindo para a geração de renda de forma sustentável através da apicultura. As mudas utilizadas no projeto são produzidas com o apoio da biotecnologia na Biofábrica de Mudas Vegetais do SergipeTec. Outra ação prevista é o melhoramento genético de abelhas-rainhas.

Ascom Codevasf

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com