Um dos lagos localizados na Orla da Atalaia está sendo contaminado pelo esgoto que é jogado no local. O fato tem preocupado, já que a água suja tem causado mau cheiro e a mortandade de peixes. A equipe do JORNAL DA CIDADE esteve na área e flagrou o descarte irregular do material na água. A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) não sabia do fato e foi comunicada pelo JC sobre o caso, mas informou que mandará uma equipe hoje pela manhã para verificar o que está ocorrendo.
Segundo um funcionário que trabalha na limpeza da área, José Carlos, não é de agora que água suja escorre por uma das tubulações do lago. “Isso aí já vem de muito tempo. Tem dias que é um fedor terrível. Todo dia eu tenho pego peixes mortos no lago. Acho que deve ser dessa água, não é possível, como esses peixes estariam morrendo? A água, do lado que o esgoto escorre, está preta de tanta sujeira”, comenta.
José Carlos suspeita ainda que a ligação é clandestina. “Deve ser clandestina essa ligação. Porque nunca teve isso aqui, foi de uns meses para cá que isso começou. Eu trabalho na limpeza do lago há muito tempo e nunca nenhum esgoto saiu desses canos, deve ser algum restaurante ou hotel que está fazendo isso”, opina.
De acordo com Francisco Chagas, funcionário de um restaurante que está localizado próximo ao lago, tem dias que o fedor atrapalha até os clientes do restaurante. “A gente sabe que o cheiro não é do restaurante, mas às vezes o cliente não sabe. Um lugar turístico, um dos pontos principais da cidade sendo tratado com descaso”, lamenta.
“A área em questão é de responsabilidade da Deso, por isso amanhã [hoje] pela manhã uma equipe será enviada ao local para verificar a situação”, comunicou a Assessoria de Comunicação do órgão, informando ainda que não dá para saber qual a origem do esgoto descartado no lago.
Fonte JC