Bombeiros buscam jovem que desapareceu no Rio São Francisco

A equipe de mergulho do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (Gmar/CBM) está, na manhã desta segunda-feira (16), realizando buscas por uma jovem que desapareceu nas águas do Rio São Francisco na Ilha do Ouro, no município de Porto da Folha.

Na tarde de domingo (15) ela estava em um barco com mais quatro pessoas fazendo a travessia do ‘Velho Chico’ quando a embarcação afundou e apenas ela não conseguiu chegar até a margem do rio.

Além desse desaparecimento, outros três casos de afogamento ocorreram neste fim de semana com mortes no Povoado Palmeiras em Malhador, Povoado Sebastião em Tomar do Geru e Povoado Porto do Mato em Estância.

Perigo

Dados dos Bombeiros apontam para um dado alarmante, somente de janeiro a abril deste ano já haviam sido resgatados 29 corpos de vítimas de morte por afogamento em todo o estado.

Esse número já ultrapassa a quantidade de resgates realizados no ano inteiro de 2015, quando foram resgatados 28 corpos. A maioria dos resgates aconteceu em rios, barragens, açudes e viveiros de peixe, quase sempre em locais impróprios para banho, sem segurança nem sinalização.

Em caso de urgência, o socorro pode ser solicitado através dos telefones 193 e (79) 3243-3677.

"É importante fazer um alerta à população quanto aos riscos de afogamento e necessidade de garantir a segurança. Deve-se evitar nadar em grandes percursos, pois pode provocar fadiga, câimbra, mal estar ou até mesmo ataque epilético. Normalmente, as pessoas não conhecem o local de banho, encontram correnteza e não sabem em que direção nadar. Além disso, muitas pessoas não respeitam as placas de sinalização e cordões de isolamento colocados pelas prefeituras municipais, que limitam a área rasa da área funda", explicou o comandante do Gmar, o tenente-coronel Hector Monteiro.

Cuidado

Os bombeiros alertam sobre o perigo de ingerir bebida alcoólica e entrar na água, além da falta de atenção com crianças que acabam se perdendo. Confira abaixo as instruções da campanha ‘Água no umbigo, sinal de perigo – Dicas dos guarda-vidas para uma diversão segura’:

- Ao chegar à praia com criança, procure os guarda-vidas para receber a pulseira de identificação. Reforce a criança os riscos de entrar no mar sozinha e não a perca de vista. Mostre um ponto de referência de fácil localização, para que ela possa se situar caso se distancie. Porém, lembre que a criança deve ficar constantemente sob a supervisão de um adulto;

- Caso encontre alguma criança perdida, leve-a ao posto de guarda-vidas ou outra autoridade competente;

- Evite entrar no mar quando ingerir bebidas alcoólicas e logo após as refeições;

- Não nade próximo às bandeiras de sinalização que indicam ‘PERIGO’ no mar;

- Evite tomar banho e nadar onde houver valas e buracos;

- Na praia da Coroa do Meio, mantenha distância das pedras, evite nadar e não se afaste das margens. Trata-se de uma praia perigosa, com fortes correntezas e altos índices de afogamento;

- Evite o uso de boias e outros objetos flutuantes, pois eles transmitem a sensação de uma falsa segurança e podem arrastar você para áreas mais profundas e perigosas;

- Não simule afogamentos. Além de causar pânico nas pessoas, isso desvia a atenção dos guarda-vidas de um possível afogamento real;

- Cuidado com as redes de pesca. Mantenha-se distante delas;

- Em caso de acidentes com caravelas e águas-vivas, utilize apenas vinagre e água do mar;

- Mantenha as praias limpas.

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte:g1se

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com