Dando continuidade ao trabalho de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, a Brigada Itinerante da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Estadual da Saúde (Funesa) estará nestas terça e quarta-feira, 12 e 13, na cidade de Monte Alegre, no Sertão de Sergipe, visitando casas, terrenos baldios e outros locais que possam ter focos do vetor causador da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.
A ação acontece em parceria os agentes de endemias dos municípios e os militares do 28º Batalhão de Caçadores. “Não podemos perder o foco. No Nordeste, já foi comprovado que 82% dos criadouros do mosquito são encontrados dentro das casas, em ralos, calhas, vasos de planta ou qualquer outro objeto que possa acumular água limpa. Por isso, o comprometimento da população é essencial”, reforça a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.
Além da vistorias em residências e outros espaços, os agentes de endemias e os militares do Exército Brasileiro realizam um trabalho educativo com as famílias, explicando a importância de cada um se tornar um vigilante do Aedes aegypti.
“Também visitamos algumas escolas para orientar crianças e jovens. Eles são grandes multiplicadores dessas informações”, ressalta a gestora.
Ontem, 11, a programação da semana foi iniciada em Carira. Já nas próximas quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, a Brigada Itinerante segue para Aquidabã, no Agreste do estado.
Os municípios de Feira Nova, Poço Redondo, Nossa Senhora Aparecida, Aracaju (Santo Antonio, 18 do Forte, Cidade Nova, Santa Maria, 17 de Março), Muribeca, Simão Dias e Tomar do Geru serão os próximos a receber os agentes no mês de janeiro.
Fonte: SES