A ponte sobre o Rio do Sal, na divisa entre Aracaju e o município de Nossa Senhora do Socorro, está passando por serviços de recuperação. A orientação é que os cuidados sejam redobrados ao passar pela estrutura.
Localizada entre o bairro Lamarão, na capital sergipana, e o Conjunto João Alves Filho, em Nossa Senhora do Socorro, a ponte possui 287,30 metros de extensão por 13 de largura e é o principal acesso entre as Zonas Leste e Norte de Aracaju e o município vizinho, por onde transitam diariamente milhares de veículos de pequeno, médio e grande porte.
Estão sendo realizados serviços de recuperação de oito pilares de sustentação, dos dois passeios laterais, guarda-corpo, drenagem e iluminação.
De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os serviços seguem o cronograma. “Já foram recuperadas 230 placas de um dos passeios e estamos concluindo a recuperação do guarda-corpo com aplicação de cimento nos locais danificados, bem como a pintura. Posteriormente serão recuperadas 70 placas do outro e feitos os reparos necessários, para só então executarmos os serviços de drenagem e iluminação”, explica.
Ele acrescenta que nos próximos dias será iniciada a recuperação dos pilares. “Esse é o principal e mais complicado serviço a ser executado, uma vez que depende da variação da maré e intensidade dos ventos. Dois profissionais especializados nesse tipo de intervenção já implantaram as braçadeiras na base dos pilares pouco acima do nível da água. O processo consiste no lixamento e escariação da estrutura até chegar às ferragens danificadas. Feito isso se aplica um produto anticorrosivo e em seguida outro à base de epox, substância que une a ferragem e o cimento, deixando os pilares protegidos e livres de outra oxidação. Após a purificação dos resíduos é feito outro lixamento, prepara-se uma nova base de cimento e só então os pilares estarão completamente recuperados, de modo que em aproximadamente 40 dias os trabalhos estejam finalizados”, detalha.
Fonte:g1se