IV Oficina de Capacitação das Farmácias Populares

Na última segunda-feira, 7, cerca de 50 farmacêuticos das microegiões de Estância, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória e Propriá, participaram da IV Capacitação, no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). O encontro foi promovido pela Coordenação da Farmácia Popular do Brasil (Cofap) , com participação do Núcleo de Pesquisas Científicas (NPC) , Coordenação de Educação Permanente (Coepe) e Coordenação de Pós Graduação (COPGR).

Segundo informações de Eulália Victor, da Cofap, a Capacitação envolveu todos os farmacêuticos, assistentes de gestão, seguranças, serviços gerais e outros profissionais que atuam nas Farmácias Populares dos quatro municípios, com o objetivo de apresentar aos colaboradores os resultados dos serviços que eles realizam e que qualifica o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ela enfatizou o desenvolvimento do trabalho dos farmacêuticos, agradeceu a equipe e disse que todas as Farmácias estão batendo as metas determinadas pelo SUS, SES e Funesa. “A Capacitação também é um cumprimento de metas do Projeto de Dispensação e Atenção Farmacêutica, que entende a farmácia como estabelecimento de saúde. Esse é o quarto encontro que ocorre anualmente com todos os farmacêuticos do estado”, reforçou Eulália.

A coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde, Juliana Santos de Oliveira, explicou que as Farmácias Populares foram criadas com a intenção de popularizar, capitalizar e qualificar o processo educacional, e não apenas distribuir medicamentos. “A proposta é levar educação aos usuários. Gostaria de agradecer aos colegas farmacêuticos pelo bom desempenho de todos, pois é graças a isso que temos avançado no desenvolvimento, afirmou, lembrando que as Farmácias Populares do Estado funcionam com a aprovação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A farmacêutica Daniela Maria de Souza, gerente da Farmácia Popular de Estância, trabalha na unidade há dois anos, e estava participando da Capacitação pela segunda vez. “Esse trabalho vai melhorar o relacionamento entre os profissionais das Farmácias, com mais interação, além de servir como uma aprendizagem para todos que atuam diariamente na Educação das Farmácias e no atendimento aos usuários, analisou.

O Programa das Farmácias Populares do Brasil é do governo federal, realizado através da parceria com a SES, gerido pela Funesa. O serviço foi implantado em 2012 com a finalidade de garantir a acessibilidade, sem interrupção no tratamento por falta de recursos e, assim, contribuir para a redução do impacto no orçamento familiar causado pela compra de medicamentos.

O programa também busca diminuir os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com as internações que são provocadas pelo abandono do tratamento. Segundo informações da gestora Eulália Lins Victor, os medicamentos que fazem parte do elenco são considerados como essenciais na prática clínica da atenção básica, ou seja, capazes de atender as doenças e agravos de maior prevalência e impacto social, como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses. Os medicamentos são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz , responsável pelo abastecimento das unidades.

Fonte: Assessoria

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com