A mesa de saúde do trabalhador com a Fenaban, para tratar das condições de trabalho nos bancos, acontecerá no dia 9 de dezembro, às 15h, na sede da entidade patronal, em São Paulo. A discussão deste tema foi garantida com a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2015/2016), que na cláusula 57ª definiu o objetivo de reduzir as causas de adoecimento e afastamentos nos bancos.
A cláusula 57ª determina que a Fenaban institua, em cada banco, uma comissão paritária, constituída por representantes das COEs (Comissão de Organização dos Empregados) e do empregador, para acompanhamento e implementação de políticas que intervenham nos ambientes de trabalho, com objetivos de melhorar as relações e condições de trabalho.
Os programas devem ser implementados imediatamente pelos bancos e os seus resultados já devem aparecer em mesa de negociação marcada maio de 2016, conforme estabelecido na CCT 2015/2016. Os princípios já estão definidos pela cláusula 56ª da CCT – que trata da prevenção de conflitos no ambiente de trabalho – assinados com os bancos desde janeiro de 2011.
Os princípios que os bancos devem seguir:
Valorização de todos os empregados, promovendo o respeito a diversidade, à cooperação e ao trabalho em equipe;
Conscientização dos empregados sobre a necessidade de construção de um ambiente de trabalho saudável;
Promoção de valores éticos, morais e legais;
Comprometimento dos bancos para que o monitoramento de resultados ocorra com equilíbrio, respeito e de forma positiva para prevenir conflitos nas relações de trabalho.
Com informações da Contraf