A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa – organiza, em Aracaju, o IV Seminário sobre Intensificação Ecológica da Fruticultura Tropical, de 2 a 4 de dezembro de 2015, com o propósito de divulgar esse conceito entre pesquisadores, professores, produtores e estudantes e apresentar perspectivas de aplicação nos sistemas de produção de coqueiro e citros.
O evento, organizado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros com colaboração da Embrapa Mandioca e Fruticultura, faz parte das atividades do projeto Sistemas de Produção Ecologicamente Intensivos de Coco e de Citros no Norte e Nordeste do Brasil - SEIFRUT, que tem como finalidade gerar, desenvolver e adaptar conhecimentos e tecnologias para a intensificação ecológica dos pomares, além de propor sistemas de produção de coco e citros que favoreçam práticas e manejos que assegurem bons níveis de produtividade.
O Seminário pretende promover a discussão sobre o denominado SEI (Sistemas Ecologicamente Intensivos de produção). Os SEI buscam maximizar as funcionalidades ecológicas e as regulações biológicas nos agroecossistemas com o propósito de assegurar elevados níveis de produtividade sem prejuízo para o meio ambiente, afirma o pesquisador Inácio de Barros da Embrapa Tabuleiros Costeiros que abre o ciclo de palestras abordando o conceito do sistema.
O seminário contribuirá para fomentar a discussão sobre o uso de tecnologias que sejam, ao mesmo tempo, factíveis ao produtor, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis, complementa o pesquisador. Nesse sistema, busca-se criar condições para que os mecanismos naturais sejam intensificados em vez de se subsidiar diretamente a produção com fertilizantes e pesticidas entre outros insumos. Os insumos são utilizados de forma racional, sempre associados às práticas agroecológicas, buscando-se com isso garantir ganhos na lucratividade sem comprometer o meio ambiente.
Tendo em vista as características e a perspectivas de evolução das culturas do coco e dos citros nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, os SEIs apresentam-se como uma opção de primeira escolha como forma de promover o desenvolvimento sustentável dessas culturas nas referidas regiões, disse Inácio Barros.
Coordenado pelo pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Fernando Luis Dultra Cintra, o evento compreende também dois Dias de Campo, no dia 4 de dezembro, sendo um em Umbaúba (SE) e outro no Platô de Neópolis (SE).
As inscrições estão abertas, com público estimado de 100 participantes.
SERVIÇO:
IV SEIFRUT - Seminário de Intensificação Ecológica da Fruticultura Tropical
De 02 a 04 de dezembro de 2015
Publico estimado: 100 participantes
Local: Embrapa Tabuleiros Costeiros
Auditório principal
Avenida Beira-mar, 3250 – Aracaju, Sergipe
Inscrições gratuitas em
Ivan Marinovic Brscan