BNB descumpre acordo de pagamento da PLR

O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) realiza nesta terça, 24, o Dia Nacional de Luta no Banco do Nordeste (BNB), para reivindicar o pagamento da primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultado (PLR). Em Aracaju, o ato será realizado logo mais às 9h, na agência do BNB, localizada na rua Itabaianinha.

Segundo a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira, que participou da solenidade de assinatura da minuta do BNB, a parcela deveria ser creditada no último dia 15.   “O BNB está descumprindo acordo firmado na Campanha Nacional dos Bancários 2015/2016, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Para surpresa dos funcionários e funcionárias, o BNB antecipou apenas a PLR social, que prevê a distribuição de 3% do Lucro Líquido apurado no primeiro semestre de 2015, de forma linear. O banco deveria ter cumprido a regra firmada pela Fenaban, com antecipação em até 109 dias, de 54% sobre o salário-base mais verbas fixas de natureza salarial, reajustados em setembro, acrescido do valor fixo de R$ 1.213,07, limitada ao valor individual de R$ 6.507,55. E para piorar a situação, o banco de forma desrespeitosa não deu sequer uma explicação dessa quebra de acordo”, afirma Ivânia Pereira.

A PLR é conhecida também por Programa de Participação nos Resultados (PPR), está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pela lei nº 10.101, de 19 de dezembro de 2000. Ela funciona como um bônus, que é ofertado pelo empregador e negociado com uma comissão de trabalhadores da empresa. A mobilização nacional foi definida na reunião dos presidentes das entidades sindicais na última sexta-feira (20), no auditório do Sindicato da Bahia, em Salvador.

 

Por Déa Jacobina Ascom SEEB/SE. Fonte FEEB

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com