Um levantamento feito pela revista Exame, com base em dados do Mapa da Violência 2015, mostra oito municípios sergipanos entre os 250 mais violentos do País.
O levantamento é feito com base no número de homicídios e as taxas de assassinatos por arma de fogo a cada 100 mil habitantes e que foram registrados em 2010 e 2012.
Levantamentos divulgados pelo Ministério da Justiça e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, colocam Sergipe entre os cinco estados mais violentos do País. No primeiro, Sergipe é apontado como o segundo colocado no ranking de homicídios dolosos (com intenção de matar) do Nordeste, com uma taxa de 45 mortes a cada 100 mil habitantes.
No levantamento feito pelo Fórum de Segurança, Sergipe aparece como o quarto do país em números de mortes violentas a cada 100 mil habitantes. O ranking mostra que a taxa de homicídios dolosos (com intenção de matar), latrocínios (roubo seguido de morte) e lesão corporal seguida de morte ficou em 48,9 por 100 mil habitantes, o que representa um crescimento de quase 13% em relação ao índice divulgado no ano passado, de 43,4 mortes a cada 100 mil habitantes. O número de mulheres mortas no estado também cresceu. Em dez anos, os homicídios femininos tiveram elevação de 60% conforme estudo divulgado esta semana.
O balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) mostra que mais de 400 homicídios foram registrados no primeiro quadrimestre deste ano. Em contra partida, a SSP informa que de janeiro a setembro deste ano, 5.478 prisões foram realizadas pelas polícias civil e militar.
Fonte:FaxAju