A estudante sergipana Maria Clara Prado Bezerra Nogueira, que cursa o 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, em Aracaju, foi a 3ª colocada no 8º Concurso de Redação do Senado Federal, que teve como tema "Participação política: no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais".
Segundo a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED), ao todo, a comissão julgadora do Concurso ‘Jovem Senador 2015’ escolheu os três melhores textos do país, entre um total de 84.769 redações apresentadas ao projeto nessa edição.
Maria Clara comemorou a emoção de ter o trabalho escolhido em meio a tantos outros. "Quando me ligaram de Brasília para dizer que fiquei na terceira colocação, fiquei bastante emocionada. Foi incrível", revelou.
O responsável pela orientação Maria Clara foi o seu professor Denilson Melo Rodrigues, que também foi o responsável pela orientação dos 16 alunos participantes do Colégio Atheneu.
De acordo com ele, durante o processo os alunos foram incentivados a leitura de artigos, produção e textos e exibição de vídeos.
"Penso que isso é um bálsamo para os alunos da escola pública, pois eles têm a oportunidade de mostrar o talento que possuem. No caso da Maria Clara, é um talento que desabrochou; e estou muito feliz por ela receber essa menção honrosa do Senado.”, destacou o professor Denilson.
Premiação
No dia 16 de novembro, a estudante e o professor estarão em Brasília (DF), onde participarão da cerimônia de premiação, que ocorrerá no dia 17 no Senado Federal.
Neste dia, os alunos irão participar como protagonistas em uma sessão do Senado Federal. A legislatura terá início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos entre 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado (Seed) e do Distrito Federal.
O diretor e um professor da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, de Passos, Minas Gerais, irão a Brasília para receber quatro computadores desktops de uso coletivo da instituição. A Escola Estadual de Ensino Médio Craveiro Costa, da cidade de Cruzeiro do Sul, Acre, e o Colégio Estadual Atheneu Sergipense, de Sergipe, também serão premiados.
Fonte:G1SE