Gestores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) dialogaram sobre os problemas ambientais e as ações impactantes no meio ambiente com os professores que estão inseridos no plano de educação ambiental do Departamento Regional de Educação (DR-1). Conversa aconteceu na Área de Preservação Ambiental Sul (APA Sul), sediada em Estância.
“Apresentamos o levantamento das ações impactantes que encontramos nesta região, a exemplo do desmatamento e queimadas. Também faremos uma pesquisa de campo para que possam conhecer um pouco mais do trabalho que é desenvolvido aqui”, disse a palestrante pela APA Sul, Ana Carolina Amado.
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da DRE-01, Elizabete dos Santos, o projeto está no segundo ano de execução e conta, neste momento, com a participação de 34 professores das instituições Estaduais de ensino da regional, que é compreendida pelos municípios de Estância, Indiaroba, Tomar do Geru, Itabaianinha, Cristinápolis, Umbaúba, Arauá, Pedrinhas e Santa Luzia do Itanhy . “O nosso objetivo é o de levar o conhecimento aprendido aqui para as salas de aula”, explica a coordenadora.
Para o professor de química Cleonaldo Dantas, que ensina no Colégio Estadual Comendador Calazans, no município de Santa Luzia do Itanhy, a aproximação da Educação com a gestão ambiental só tem a contribuir para a sociedade. “É papel da escola inserir a questão do meio ambiente na rotina dos estudantes. Quanto mais conhecimento e aproximação com o tema a gente possuir, melhor será a nossa abordagem com eles”, avalia.
Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos da Semarh