Dia da Mulher: Sargento do Corpo de Bombeiros conta experiência marcante durante resgate no Hospital Nestor Piva

bomO resgate dos pacientes que estavam intubados em uma sala do Hospital Nestor Piva, na Zona Norte de Aracaju, contou com o instinto de resgate e a intuição feminina das integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Neste Dia da Mulher, 8 de março de 2023, a SSP homenageia as mulheres profissionais da segurança pública destacando a atuação firme da 1ª sargento Perla Vieira, militar do CBMSE, na missão de resgate que aconteceu logo no dia 28 de maio de 2021.

Integrante do Corpo de Bombeiros, ela relembrou um fato ocorrido no início da manhã de um dia de trabalho da equipe da corporação. “Nesse dia, do incêndio no Hospital Nestor Piva, a nossa guarnição foi deslocada para lá. Entrou uma ocorrência como incêndio em um hospital. Como de costume, a gente se apronta para atender a esse tipo de ocorrência e a gente se direciona para o atendimento”, rememorou.

Ela contou a proporção da ocorrência e narrou os primeiros passos desenvolvidos pela equipe do Corpo de Bombeiros no local do fato. “Nesse dia, eu estava escalada para a Unidade de Resgate, que é uma ambulância, e a gente acompanhou o trem de socorro, para atuar no resgate de vítimas na ocorrência. Quando chegamos ao local, ainda não tínhamos noção da proporção da ocorrência”, mencionou.

Conforme a 1ª sargento Perla Vieira, ao avaliar a cena, a equipe observou a proporção do fato e se preparou para o atendimento às vítimas. “As equipes de busca e salvamento e combate a incêndio entraram primeiro, conforme o protocolo, e evidenciaram a quantidade de vítimas. E a gente foi junto com a equipe porque era uma ocorrência de grande vulto. Tínhamos a informação de que havia dez vítimas na sala tomada de fumaça”, contou.

No atendimento à ocorrência, ao fundo do prédio, as equipes identificaram uma janela, tornando-se possível visualizar as pessoas presentes em uma das salas da unidade hospitalar. “Colocamos uma escada e conseguimos visualizar aquelas pessoas lá dentro. E a gente conseguiu ter esse olhar por cima. E aí foi quando eu tive contato com essa senhora”, relembrou.

A 1ª sargento Perla Vieira contou que, pela disposição dos leitos na sala da unidade hospitalar, aquela senhora seria a última a ser retirada do ambiente. “Porque a sala era retangular, e os leitos são enfileirados tanto do lado direito, quanto do lado esquerdo. E a equipe de busca fazia a retirada das vítimas no escuro, porque tudo é desligado no momento do incêndio. Mas de cima eu conseguia ver essa senhora”, rememorou.

A integrante do Corpo de Bombeiros então decidiu agir rápido com o objetivo de ajudar aquela senhora. “Eu fiquei sentada na janela, tirei ela do ventilador mecânico e colocamos oxigênio nela. Todos estavam entubados ali naquele setor. E como ela seria a última, a gente conseguiu oxigenar ela pela janela com um cilindro portátil, até que ela fosse retirada. Foi muito marcante, porque eu conseguia visualizar todos os leitos”, narrou.

Ela concluiu contando o impacto do momento vivenciado durante a missão de socorro na unidade hospitalar. “Para mim, foi muito marcante, pois de onde eu estava eu conseguia visualizar todos eles. Eu conseguia visualizar todos os pacientes e os meus colegas fazendo a retirada deles. Era muita fumaça. Éramos eu e a soldado Cintia, que trouxe o equipamento para eu ofertar o oxigênio a essa vítima”, pontuou a 1ª sargento Perla Vieira.

Fonte e foto SSP

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com