Foi montada na tarde de segunda-feira, 13, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), a exposição Carrossel do Tobias, cedida pelo prazo de cinco anos pelo Instituto Banese. Foram doadas toda a estrutura, as peças remanescentes restauradas do carrossel original e o conteúdo que ficou em exposição cerca de dois anos no Museu da Gente Sergipana.
A inauguração do brinquedo secular, famoso por encantar crianças e adultos durante o período natalino, está prevista para o final deste mês. A montagem foi acompanhada pela presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, que falou alegre sobre a nova atração do Centro Cultural.
Estamos muito satisfeitos em ter no Centro Cultural, local que guarda a história da cidade de Aracaju, um dos brinquedos que representa a história lúdica da capital. O carrossel ficará exposto no andar inferior da unidade e será uma extensão da Sala da Cultura Popular Mestre Euclides. Em breve os visitantes poderão conferir, explicou.
A cessão do brinquedo possibilitará que um número maior de pessoas tenha acesso a informações sobre o carrossel e sobre a dimensão simbólica que ele tem para os aracajuanos.
Em 1984, o Carrossel do Tobias foi comprado pelo Governo do Estado de Sergipe e tombado em 1987. Quando tombado, o brinquedo já estava em estado de deterioração e em 2012 as suas peças remanescentes foram restauradas e cedidas para o Instituto Banese.
Da assessoria