A Saúde de Aracaju alerta que a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza será encerrada dia 31 de julho. Apenas até este prazo o público-alvo poderá procurar a vacina nas 43 Unidades de Saúde da Família, das 7h às 17h e também das 17h às 20h, nas 10 unidades que funcionam em horário estendido. A meta deste ano é atingir 80%, porém, por falta de procura da população, apenas 71,04% da cobertura vacinal foi atingida, o que corresponde a 80.130 doses aplicadas.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Saúde de Aracaju, Débora Moura, é preciso que o público-alvo da vacina busque se proteger e se vacinar o quanto antes, pois o inverno chegou e todos devem estar imunizados. “A falta de procura é o maior problema para que a meta ainda não tenha sido atingida. E nesse período de chuva ocorre uma maior circulação do vírus da gripe Influenza. A vacina é segura e eficaz e ainda diminui o número de hospitalizações e mortalidade. Desde 1999, Aracaju vem atingindo as coberturas vacinais, mas em 2014, atingimos 73%, ou seja, as coberturas vêm caindo por falta de interesse do público-alvo em procurar a vacina”, destaca.
A coordenadora ainda explica que a vacina também protege contra a Influenza H1N1, que em 2010 matou muitas pessoas, principalmente as gestantes. “Um dos públicos que mais precisam são os idosos e as gestantes e estes são os que menos têm procurado a vacina. Já os que mais procuram se proteger, são as crianças e os trabalhadores da saúde”, diz.
Lembrando que o público que pode receber a vacina são os idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias), trabalhadores da saúde e pacientes com doenças crônicas. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde incluiu os agentes prisionais, a população privada de liberdade e os indígenas. A Saúde de Aracaju ainda oferece a vacinação para os acamados (doentes que não têm condição de locomoção para ir até a Unidade). Os acamados que ainda não se vacinaram, é preciso entrar em contato com a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para se vacinar.
Fonte:FaxAju