Pandemia muda relações de trabalho

trabalhoEmpresas se preparam para evitar conflitos com o retorno às atividades presenciais

O prolongado distanciamento social, que impôs o teletrabalho a muitas empresas mudará de forma definitiva as relações de trabalho no Brasil. Segundo o especialista em RH e psicólogo especializado em Crises e Emergências, Alexandre Garrett, muitas práticas nada saudáveis do período pré-pandemia não serão mais aceitas com a retomada do trabalho presencial ou a adoção do modelo híbrido. “O home office mostrou a muita gente que é possível trabalhar sem as cobranças excessivas e o assédio moral de alguns líderes. Isso, somado aos benefícios de trabalhar em casa, como o maior contato com a família, mudou a forma como as pessoas enxergam o ambiente corporativo”, explica Garrett.

Quando essas pessoas retornarem ao trabalho, diz o especialista, estarão menos tolerantes a comportamentos inadequados. E as empresas já estão atentas à necessidade de rever suas políticas de compliance. “Será necessário um trabalho árduo com líderes que têm um histórico de cobranças mais duras. As pessoas serão menos tolerantes com esses tipos de comportamento e os conflitos resultantes podem desestabilizar a equipe como um todo”, completa.

Garrett conta que as relações de trabalho serão mais saudáveis nas empresas que se planejam para a retomada das atividades presenciais. “Muitas já estão atuando em conjunto com psicólogos para formular políticas de readequação. Podemos esperar, a partir de uma colaboração conjunta, melhorias nas condições de trabalho”, diz.

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com