Os médicos da rede municipal resolveram acabar com a greve de 22 dias durante uma assembleia na tarde de ontem, 30. Pela manhã, eles realizaram um protesto em frente à sede da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com o objetivo de conseguir uma audiência com o prefeito João Alves Filho.
Em greve desde o dia 8 de junho por não concordar com o reajuste linear de 5%, a categoria reivindica uma tabela única. No último dia 18, a Justiça decretou a ilegalidade do movimento, aplicando multa diária de R$ 5 mil. O Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) entrou com recurso, que até ontem não havia sido julgado.
Voltando-se para a questão jurídica, o presidente do sindicato, João Augusto de Oliveira, quer saber “se o desembargador tem algum lado”. Segundo ele, a primeira decisão foi unilateral, pois o desembargador Osório Ramos não ouviu o sindicato e decidiu pela prefeitura. “Em questão de horas o desembargador votou a favor da prefeitura. Contra ou a favor de nós, que ele vote o nosso recurso”, afirmou João Augusto.
“Acho que o desembargador deve estar com medo de votar contra o governo municipal. Como ele vai dizer que teve negociação com a prefeitura, se não houve nenhuma? De onde ele tirou isso?” questionou João Augusto.
No dia 16 de julho acontece a primeira reunião de negociação com membros da prefeitura. De acordo com o presidente, eles precisavam de um intermediador. “Os médicos contam agora com o apoio do vereador e médico Dr. Agnaldo, que intermediará os encontros entre os envolvidos. Ele confirmou a primeira reunião e vamos aguardar até o dia”, falou.
Por fim, ele ressaltou que a continuação do movimento só prejudicaria a população. “A ausência dos médicos já estava causando prejuízo à sociedade. Voltamos com a consciência que é um recuo estratégico que pode servir para um retorno com mais força”, comentou.
Nesta quarta-feira, os profissionais já retornam aos seus atendimentos de rotina nas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros da capital. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionaram normalmente durante o período.
Fonte:JCnet