Iran Barbosa propõe medidas de apoio aos motoristas de transporte escolar

escolaO deputado estadual Iran Barbosa (PT) propôs, através de Indicação, que sejam realizados estudos de viabilidade para que se promova, excepcionalmente, para os veículos devidamente cadastrados para a promoção da atividade de transporte escolar, a anistia, a isenção, a alíquota 0% ou a suspensão do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Licenciamento Anual Veicular, durante este período de enfrentamento ao novo coronavírus.

Iran destacou que os trabalhadores vinculados ao transporte escolar tiveram a sua atividade laborativa entre as primeiras a serem interrompidas, já que as atividades escolares se encontram suspensas em sua forma presencial e, muito provavelmente, será uma das últimas atividades econômicas a retornar.

“É inegável a existência de uma crise econômica que atinge diversos contribuintes, em especial os que vivem da atividade de transporte escolar que teve a sua atividade interrompida desde meados de março. Por essa razão, fica evidenciado que não conseguirão, dentro das atuais circunstâncias, realizar o pagamento do imposto, conforme o atual calendário do Estado, mesmo com o parcelamento concedido, devido às restrições acima descritas que atingem este período singular”, entende Iran Barbosa.

O parlamentar pontuou, inclusive, que a Associação dos Transportadores Escolares do Estado de Sergipe (Astranspe) tem chamado a atenção do Poder Público e da sociedade sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria. A Astranspe realizou, no último dia 28, uma carreata que encerrou em frente à Assembleia Legislativa e teve como ponto principal de reivindicação um auxílio emergencial para a categoria.

“Para enfrentarmos essa situação excepcional, precisamos de medidas administrativas inovadoras e de ações igualmente surpreendentes. Sendo assim, é missão do Poder Executivo e do Parlamento, mediando a situação, fazer com que as medidas preventivas, em consequência do coronavírus, causem o menor dano possível na vida das pessoas, reforçando a necessidade do isolamento, mas compreendendo que o Estado (em sentido amplo) deve dividir com a população o ônus decorrente da Pandemia”, afirmou.

“Desta forma, enquanto perdurarem as medidas restritivas de circulação, na ponderação de interesses, deve prevalecer a saúde coletiva em detrimento do direito de crédito do Estado, que deverá buscar instrumentos para salvaguardar sua capacidade tributária sem impor mais sacrifícios ao povo”, defendeu Iran Barbosa.

A indicação é endereçada ao governador do estado de Sergipe, Belivaldo Chagas, e ao secretário de estado da Fazenda, Marco Antônio Queiroz.

Por Valesca Montalvão

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com