Em meio à pandemia da COVID-19, uma das categorias que permanecem na linha de frente de combate à crise decorrente da doença, os/as Assistentes Sociais, celebram o Dia do/a Assistente Social, na próxima sexta-feira, 15 de maio.
“Vivemos um momento crítico da história, marcado por uma pandemia e consequentemente a uma crise sanitária, social e política, que agudiza vulnerabilidade social de boa parte da população brasileira”, lamenta a presidente do CRESS Sergipe, Joana Rita Monteiro Gama, explicando os motivos pelos quais as celebrações serão realizadas de maneira remota, pelas redes sociais do conselho.
Para marcar a passagem da data, o Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região (CRESS Sergipe) preparou uma programação virtual. As atividades terão início nesta sexta-feira, 15 de maio, com a posse online da nova gestão do CRESS Sergipe e, às 10h, o conselho realiza o tradicional debate, desta vez ao vivo pelas redes redes sociais do regional. A Live “Desafios para o Serviço Social Brasileiro em tempos de pandemia” contará com palestra da presidente do Conselho Federal de Serviço Social (Gestão 2017-2020), Josiane Soares.
À tarde, a partir das 14h, O CRESS Sergipe transmitirá em suas redes sociais o debate on-line realizado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), que também estará nas redes do CFESS. A live será realizada em dois blocos: no primerio será destinado à transição da gestão do CFESS, com as falas da presidenta (2017-2020) Josiane Soares e da presidenta eleita (2020-2023) Beth Borges. O segundo Bloco será de debate sobre “Crise, pandemia e o trabalho dos/as assistentes sociais”, com Elaine Behring (UERJ), Roseli Rocha (Trabalhadora da Saúde) e Kelly Melatti (Trabalhadoras SUAS).
Posse da nova gestão
O Dia do/a Assistente Social será marcado pela posse da nova gestão do CRESS Sergipe, que será realizada de maneira remota. Para representar a gestão “Vamos Lá Fazer o que Será”, que deixa o regional, a atual presidente Joana Rita, que compõe a nova gestão na condição de vice-presidente, passará a direção para a nova presidente, Dora Rosa, que segue à frente da gestão “É Preciso Estar Atento e Forte” até maio de 2023.
Por Débora Melo