Nesta terça-feira (16), a partir das 14 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, acontece audiência pública para debater o câncer de mama avançado. A abertura do evento será feita pela deputada estadual Silvia Fontes, presidente da Comissão temática de Saúde do legislativo.
A parlamentar vai tratar do tema ‘o comprometimento do deputado com o câncer de mama avançado’. A audiência pública prossegue com um debate sobre o tema ‘a realidade do acesso ao tratamento do câncer de mama avançado no SUS’, com a participação de uma mulher com câncer de mama avançado, assistida pela AMO, para contar a sua história de vida e as dificuldades enfrentadas.
O médico Nivaldo Farias Vieira, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), vai debater sobre os tratamentos que deveriam estar disponíveis no SUS, mas não estão. Nivaldo é especializado em clínica médica, hematologia-hemoterapia e cancerologia; é doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Universidade de São Paulo.
O diretor da clínica OncoHematos e chefe do serviço de Cirurgia Oncológica do Hospital de Cirurgia, Roberto Queiroz Gurgel, vai abordar o tema ‘desafio para a incorporação de novas tecnologias pelo SUS’. Gurgel é graduado em medicina pela Universidade Federal de Sergipe; especializado em cirurgia geral e oncologia cirúrgica pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), ex-diretor da Associação Médica Brasileira (AMB) e ex-presidente da Sociedade Médica de Sergipe (Somese). A sessão especial contará ainda com a participação de Vinícius Vinhas - defensor público da União, e de Saulo Lamartine, defensor público estadual, que vão tratar do tema ‘a realidade do paciente usuário do SUS’. Thiago Turbay - assessor de relações governamentais da Femama, vai abordar o tema ‘competência do Estado no acesso ao tratamento do câncer (SUS)’. A palestra terá a mediação da deputada Silvia Fontes e será aberta ao debate. A audiência será encerrada pela presidente da AMO, Maria da Conceição Balbino.
Por: Dilson Ramos