Cláudio Botafogo Messias-OnLine-06-09-2018-quinta-feira

AGORA, SIM. É UMA POLÍTICA DE VERDADE

Um amigo observador teve uma conversa comigo e comentou que a  fotógrafa brasiliense Eliane Aquino, PT, que tirou a sorte grande, melhor do que a megasena, quando fisgou Marcelo Déda, realmente nasceu para a lua. Caiu no seu colo a vice-prefeitura de Aracaju e agora é candidata a vice-governadora, numa carreira política meteórica, sem nunca ter legislado ou dado duro, enfrentando os problemas do povão. Já foi secretária de Estado sem dizer para o que o veio, a não ser ter um gordo salário, já está preparada para ser política de verdade, porque aprendeu a dizer que não faria tal coisa, mas faz. Como uma verdadeira política, ela aposta que o povo tem titica na cabeça e esquece logo de tudo.

Eliane fez discurso garantindo que não permitiria o uso da imagem do Marcelo Déda na campanha política. Falou que isso jamais permitiria, para salvaguardar a memória do político sergipano. Disse que não permitiria o uso da imagem de Déda, para que ganhassem votos.

Para minha surpresa, me deparo com Eliane usando a imagem de Marcelo Déda, pedindo votos para um determinado candidato a deputado federal.

A partir de agora, Eliane fez seu batismo político. Ou seja, aprendeu a mentir para o povo. Dizer que não permitiria uma coisa e depois é ela mesmo é quem faz.

Confesso que fiquei abestalhado com os comentários e observações do meu amigo e ele me convenceu que para ser político tem que passar por alguns estágios, entre eles aprender a mentir e enganar o povo. Claro que existem os políticos sérios. Disso não tenho dúvidas.

Meu amigo diz que não duvidem, se a viúva de Déda não mandar exumar o cadáver, para fazer um programa eleitoral, a fim de convencer o povo de que Déda não morreu e continuará dando as cartas no Estado. Para os políticos, tudo é possível.

TARANTELA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou o registro de candidatura ao empresário João Tarantela, que pretende disputar o Governo do Estado pelo PSL. Ao julgar o pedido de candidatura, a juíza Denise Figueiredo se manifestou pelo indeferimento do registro alegando que o empresário estava em situação de inelegibilidade por não apresentar a prestação de contas à Justiça Eleitoral referente à campanha eleitoral que ele participou em 2014.

RAPIDINHA

O julgamento do registro de candidatura do PSL ocorreu de forma célere. Sem polêmicas, os membros do TRE acompanharam de forma unânime o voto apresentado pela juíza Denise Figueiredo.

RECORRER

Ouvido pelo Portal Infonet, o empresário João Tarantela demonstrou confiança. Anunciou que vai recorrer desta decisão e que não tem dúvida que modificará o entendimento do TRE. Segundo Tarantela, ele foi vítima de um erro cometido por um advogado na prestação de contas nas eleições de 2014 e que seria apenas um erro formal que teria condições de ser corrigido na fase do recurso.

SÓ DEUS

“Só Deus tira João Tarantela deste projeto”, reagiu, repetindo a frase que pronunciou quando a Justiça Eleitoral se manifestou para barrar todas as candidaturas do PSL por desrespeito ao percentual mínimo de participação feminina exigido pela legislação eleitoral. “Vou recorrer até ao Papa Francisco, se for preciso”, garante o empresário Tarantela.

CALOTE

Músicos sergipanos fizeram um ato na Rua de São João para cobrar o pagamento dos cachês referentes as apresentações feitas no Forró Caju e Arraiá do Povo.

DOCUMENTOS

O presidente do Sindicato dos Músicos de Sergipe (Sindimuse), Tonico Pereira, disse que entrou em contato com o Ministério da Cultura, que é responsável pelas verbas, e obteve a informação de que os recursos somente serão liberados após aprovação de documentação da PMA e Governo. “O Sindicato entrou em contato com o Minc, que informou que o problema da PMA era envio de documentação, e que no caso do Governo, os documentos já chegarão, mas estão em análise”.

PRIVILÉGIOS

Os músicos também estão insatisfeitos com o fato de a PMA já ter feito o pagamento dos artistas que vieram de outros estados. “O prefeito falou que os artistas de fora foram pagos. Estamos muito tristes com isso porque primeiro, tem que ser os nossos músicos e a nossa cultura. Não é dessa forma que se fomenta a cultura no estado. Tem vários músicos com dívidas, pois tomaram dinheiro emprestado”, lamenta Tonico Ferreira.

EDITAL

 “A gente se inscreveu no edital da PMA tendo a certeza de que o dinheiro já tava na conta do município. No caso do edital da orla, a gente já sabia que o pagamento acontecia em 30 ou 40 dias. Mas nos dois casos, a situação está perto de completar 90 dias e a única resposta que temos é que Prefeitura e Governo estão aguardando o Ministério da Cultura”, desabafa o cantor Luiz Fontineli.

PMA

A Prefeitura de Aracaju explicou que algumas atrações do palco principal receberam os cachês com recursos que representavam a contrapartida financeira municipal. A PMA disse também que está aguardando os trâmites legais do Ministério da Cultura para que comece a ser efetuado o pagamento dos músicos que se apresentaram no Forró Caju 2018. A PMA ressaltou que após atender todas as diligências do órgão federal, aguarda o repasse do pagamento e assegurou que, assim que o repasse for feito, será quitada a pendência com os artistas.

GOVERNO

O Governo de Sergipe, por meio da Secult, disse que está aguardando o repasse correspondente ao valor de R$ 400 mil para efetuar o pagamento dos artistas sergipanos que participaram do Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo.

REPASSE

A Secult disse também que a documentação enviada no processo de execução do convênio foi aceita pelo setor responsável do MinC, que já está em trâmite para conclusão de pagamento. A Secult informou que, de acordo com o MinC, os recursos já estão disponíveis e os repasses serão feitos tão logo haja a liberação dos processos pela área técnica e jurídica.

VETOS

Mais dois vetos estiveram na pauta da Câmara de Vereadores de Aracaju e foram mantidos pelos parlamentares. Um diz respeito ao projeto de lei de autoria de Cabo Amintas (PTB), que instituía os Jogos Escolares do Município de Aracaju. O outro estabelecia a criação da Semana do Fisco Municipal, proposta por Iran Barbosa (PT).

VOTOS

Para que fossem derrubados, os vetos precisariam de pelo menos treze votos contrários, a chamada maioria qualificada. O valor corresponde a mais da metade do número de vereadores, que é de 24.

REPETIÇÃO

O primeiro deles foi mantido por nove votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções. O líder do prefeito, Antônio Bittencourt (PCdoB), justificou o parecer da administração alegando que já existe uma proposta de iniciativa da Prefeitura de Aracaju. “Isso em parceria firmada com a Secretaria de Estado da Juventude e a Secretaria Municipal de Educação. Portanto, as quase 30 mil crianças e adolescentes da nossa rede pública poderão participar de jogos muito bem organizados e efetivamente cumprir cada vez mais a reafirmação da cidadania e educação a partir do esporte. Essa ação já está sendo construída pelo poder público municipal”.

FISCO

Já o projeto proposto por Iran foi vetado pela gestão com parecer parcial de inconstitucionalidade. Ele protestou. “Visa desenvolver a sensibilidade da população para o fisco municipal. Apresentei o projeto porque fui procurado pelo sindicato de auditores fiscais não só de Aracaju, mas de representações nacionais, para que tivéssemos uma semana que pudéssemos debater os temas ligados às questões fiscais”.

MANTIDO

Foram mantidos apenas, pela Prefeitura de Aracaju, o artigo primeiro, que diz “fica instituído, no âmbito do município de Aracaju, a Semana do Fisco Municipal, a ser comemorada anualmente na semana sobre a qual recai o dia 21 de setembro”, e o artigo quatro, que diz que “a Semana do Fisco passa a integrar o calendário oficial de datas e eventos do município de Aracaju”.

BELIVALDO

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE) concluiu o julgamento do pedido de impugnação da candidatura à reeleição do governador Belivaldo Chagas (PSD), formalizado pelo PSB, que tem o deputado federal Valadares Filho como candidato ao Governo do Estadual. Por maioria, os membros do TRE concederam ao governador o direito de disputar a reeleição, deferindo também o registro de candidatura de Eliane Aquino (PT), que ocupa a vaga de vice na coligação ‘Pra Sergipe Avançar’.

RECORRER

O Ministério Público Eleitoral informa que irá recorrer da decisão ao TSE por entender que a rejeição de contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), apontada pela coligação adversária, gera inelegibilidade.

ELIANE

O registro de Eliane Aquino foi julgado sem polêmicas, destacado que a candidata está em condições de elegibilidade, entendimento unânime dos membros do TRE. Com a decisão da maioria, tornaram-se vencidos o voto divergente defendido pelo juiz Marcos Antonio Garapa de Carvalho, que foi acompanhado apenas pelo desembargador Ricardo Múcio de Abreu Lima.

DEMOROU

O julgamento da ação de impugnação movida pela coligação ‘Um Novo Governo para Nossa Gente’, encabeçada pelo deputado federal Valadares Filho, foi iniciado na segunda-feira, 3, mas suspenso em decorrência do pedido de vista do desembargador.

RICARDO MÚCIO

O desembargador apresentou voto, acompanhando a divergência por entender que as recomendações e a multa aplicadas ao então secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, por contratação de professores sem concurso público e pelas deficiências na oferta da merenda escolas registradas em escolas públicas da rede estadual teriam caráter sancionador e, portanto, fato gerador de inelegibilidade. Mas os demais membros mantiveram a posição anterior e acompanharam o voto do juiz José Dantas, relator do processo.

CONTRA

O juiz José Dantas apresentou voto contra a impugnação, defendendo o deferimento do registro de candidatura do governador Belivaldo Chagas, em sessão do pleno do TRE realizada na segunda-feira, 3. Na sessão seguinte o juiz José Dantas voltou ao debate e manteve o voto pelo deferimento da candidatura do governador, destacando que ele, enquanto juiz, não encontrou nos autos provas de que o Tribunal de Contas tivesse rejeitado as contas apresentadas por Belivaldo Chagas referente ao período que ele ocupou o cargo de secretário de Estado da Educação. Galeguinho está livre, leve e solto, para continuar sentando na principal cadeira do Palácio dos Despachos.claudio

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com