Cláudio Botafogo Messias-OnLine-31-08-2018-sexta-feira

PROFESSOR REPROVANDO ALUNO EXEMPLAR

O senador Antônio Carlos Valadares, PSB, tem disparado contra seu ex-aluno político governador Belivaldo Chagas, PSD, acusando-o de forçar os cargos comissionados a participarem dos atos políticos da campanha de Galeguinho, para permanecer no cargo.

É bom lembrar que Valadares já governou Sergipe e agora quer passar o bastão para o filho que fez político e elegeu deputado federal.

Inteligente, hábil, bom negociador, honesto, sério e competente Valadares não pode jogar fora a sua história, fazendo política rasteira. Ele sabe que quando esteve no Governo seus auxiliares coagiam os comissionados para que participassem de atos políticos em favor dos aliados do Governo, portanto, tal prática, infelizmente, não foi inventada por Belivaldo Chagas.

É bom que o eleitorado fique atento para essa “briguinha” familiar e não tome partido de lado algum, mas sim faça uma avaliação do que cada candidato propõe para Sergipe.

Nas próximas eleições Belivaldo e Valadares podem estar de braços dados e você que brigou com um amigo de muitos anos, terá um inimigo para sempre. Não misture política com amizade, principalmente se você não é político, que consegue desvirtuar tudo.

PERSEGUIÇÃO

De acordo com o Senador, quem ocupa cargo comissionado no governo (CC) e não vai para a rua fazer propaganda da candidatura à reeleição do governador Belivaldo Chagas, é demitido. “Esse método truculento e ultrapassado de fazer campanha causando constrangimento a servidores, é uma vergonha.” Disparou Valadares.

 CIRO EM SAIA JUSTA

No Jornal Nacional, Ciro Gomes acusou a Lava Jato de não prender tucanos, como de a operação fosse “desequilibrada”. Não ouviu que os tucanos estão protegidos pelo foro privilegiado e, quando não estão, escapam da Lava Jato com a ajuda do STF.

AMENIZADOR

Na mesma entrevista Ciro Gomes disparou: “Lula não é um Satanás”. Está certo o paulista Ciro, porque Lula não é o diabo, mas, infelizmente, um chefão, que levou o Brasil para esta crise, fazendo com que banqueiros ficassem mais bilionários, distribuindo migalhas com o Bolsa Família e colocando o país no mesmo caminho da Venezuela. É bom lembrar a doutor Ciro Gomes que Lula está preso por corrupção e lavagem de dinheiro. E o povo se lascando.

EDUARDO AMORIM

Eduardo Amorim esteve em seis cidades do Centro Sul do Estado: Tobias Barreto, Itabaianinha, Arauá, Pedrinhas, Boquim e Lagarto.

VICE

Cotada para ser vice de Eduardo Amorim, mas de olho na Assembleia Legislativa, a vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Mota, tem caminhado com o senador. Vamos ver no que vai dar.

CARROCEIRO

Cercado de polêmicas, o projeto de lei da vereadora Kitty Lima (REDE) que determina o fim gradativo das carroças na capital começou foi apreciado na Câmara de Vereadores de Aracaju.

SEM QUORUM

A propositura tramitava em primeira discussão. Embora as discussões tenham se alongado, prestes a iniciar a votação, os vereadores retiraram o quórum na sessão de terceira-feira e a apreciação não aconteceu.

MAUS TRATOS

A autora acredita que o projeto porá um fim nos maus tratos aos cavalos utilizados neste meio de transporte, dará uma oportunidade de qualificação aos carroceiros e acabará com os prejuízos à mobilidade que as carroças trazem eventualmente.

DESEMPREGO

“Há uma justiça social porque vê a parte do animal e do carroceiro. O projeto ajuda os dois lados. Fizemos com muito carinho, tem abaixo-assinado com quase 50 mil assinaturas, fizemos reuniões com os carroceiros e eles falaram que é bom. É um subemprego, se o carroceiro tiver algum problema, não pode se ‘encostar’. Evita acidentes. Há crianças em cima de carroças que deveriam estar nas escolas. Temos que parar de pessoalizar isso e colocar o projeto para frente”, apelou Kitty Lima.

RETALIAÇÃO

Por conta de polêmicas acerca de publicações que fez sobre a assiduidade na Casa e também sobre as constantes retiradas de quórum, a parlamentar acredita que pode acabar sofrendo retaliações dos colegas. “O assunto foi rendido, hoje mesmo já foi falado novamente em tribuna sobre minhas postagens. Muitos dizem que faço isso por causa de candidatura, mas é uma coisa que sempre fiz, quem acompanha minhas redes sabe que sempre falo. Tem vezes que passamos o mês todo sem votar projetos, e isso não é legal, tampouco regimental. Não quero entrar em guerra, estou desgastada, mas é meu sonho, minha missão, e vou até o fim”, garante a brava vereadora defensora doa animais Kitty Lima.

TRAMITAÇÃO

O  projeto da vereadora Kitty Lima tramita na Câmara desde o ano passado. A parlamentar assegura que, para que em seis anos a atividade seja extinta, já estão firmadas parcerias para dar alternativa à essas pessoas. “Tivemos reunião com a secretária de Educação Cecília Leite porque muitos ainda são analfabetos. Ela garantiu turmas para eles e para a família. A Fundat tem cursos específicos. Muitos dos carroceiros falaram que querem ser pedreiros, eletricistas, trabalhar com reciclagem. É só fazer uma consulta”.

NÃO APROVAÇÃO

Durante as discussões, o vereador Antônio Bittencourt (PCdoB), líder do prefeito no parlamento, defendeu a não aprovação do projeto da colega Kitty Lima. “Quantos são qualificados mensalmente pela Fundat e quantos são absorvidos pelo mercado de trabalho? Não vamos fazer maniqueísmos aqui, onde quem vota a favor é do bem e quem vota contra é do mal. Por trás disso não há um descuido? Não há homens ricos ou de classe média. É o homem pobre que está ali. Muitas vezes, a carroça fica de herança”, colocou.

ELITISTA

Vinícius Porto (DEM) classificou a proposta como elitista e que privilegiaria os grandes transportadores de carga do estado, porque pequenas cargas não mais poderiam ser levadas por carroceiros.

FAVORÁVEL

A favor da iniciativa, Élber Batalha (PSB) afirmou que “regulamenta uma situação de interesse local”, mas trouxe uma ressalva. “Não tem como ser justo se não houver qualificação do carroceiro”.

REPERCUSSÃO

Após a retirada de quórum e não-votação do projeto, a vereadora Kitty Lima fez postagens em uma rede social criticando os vereadores que retiraram a presença. Com um semblante abalado e emocionada, classificou como “covardia”. “Agradeço a todos que foram á Câmara, a quem acompanhou. Vocês viram a covardia que aconteceu de alguns que estavam lá irem embora para não ter votação. Vou agradecer aos vereadores que ficaram. Estava na expectativa, é um projeto que será bom para todos. Tentam falar coisas que não existem, criar o ódio dos carroceiros comigo, já recebi ameaças de morte. Amanhã vai ser a votação de qualquer jeito, e se quiserem levar os carroceiros, vamos mostrar que é bom para eles. Hoje não tem nenhum benefício, nenhum vereador fez projeto. Não estou com o emocional muito bom, é muita coisa, mas vou estar firme, é nosso sonho, vamos precisar que o poder executivo esteja junto”. Finalmente, o projeto foi aprovado.

HORA DA VERDADE

Começa nesta sexta-feira, 31, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador de estado ou do Distrito Federal, senador, deputado federal ou deputado estadual/distrital que concorrem às Eleições Gerais de 2018. O horário eleitoral do primeiro turno da eleição prossegue até 4 de outubro.

DIAS

Os candidatos a presidente da República e a deputado federal farão sua propaganda no horário eleitoral gratuito às terças e quintas-feiras e aos sábados.

HORÁRIO

Os candidatos a presidente da República divulgarão suas propostas e plano de governo em dois períodos de 12m30. Das 7h às 7h12m30s e das 12h às 12h12m30s, no rádio. E das 13h às 13h12m30s e das 20h30 às 20h42m30s, na televisão. Os candidatos a deputado federal divulgarão suas propostas das 7h12m30 às 7h25 e das 12h12m30 às 12h25, no rádio. E das 13h12m30 às 13h25 e das 20h42m30 às 20h55, na televisão.

DEPUTADOS

Já os candidatos a governador de estado ou do Distrito Federal, ao Senado Federal e a deputado estadual ou distrital anunciarão suas propostas no horário eleitoral gratuito às segundas, quartas e sextas-feiras.

DISTRITO FEDERAL

Os candidatos a governador de estado ou do DF farão sua propaganda das 7h16 às 7h25 e das 12h16 às 12h25, no rádio. E das 13h16 às 13h25 e das 20h46 às 20h55, na televisão. A propaganda dos candidatos a senador ocorrerá em dois períodos de 7 minutos. Das 7h às 7h07 e das 12h às 12h07, no rádio. E das 13h às 13h07 e das 20h30 às 20h37, na televisão.

DISTRITAIS

Já os candidatos a deputado estadual ou distrital anunciarão suas propostas no horário eleitoral em dois tempos de 9 minutos. Das 7h07 às 7h16 e das 12h07 às 12h16, no rádio. E das 13h07 às 13h16 e das 20h37 às 20h46, na televisão.

GRATUITA

No mesmo período da propaganda eleitoral em rede, a legislação eleitoral estabelece que as emissoras de rádio e de televisão reservarão, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários para a propaganda gratuita na forma de inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido político ou coligação. As inserções devem ser assinadas obrigatoriamente pelo partido ou coligação, e distribuídas entre 5h e 24h, ao longo da programação, observados critérios de proporcionalidade fixados na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

NORMAS

No último dia 28, o TSE aprovou a resolução que regulamenta o plano de mídia (voto e minuta) para os candidatos à presidente da República. A norma estabelece o tempo que cada candidato terá para exibir sua propaganda eleitoral gratuita, e confirma a ordem de veiculação das peças produzidas pelos partidos ou coligações, definida por sorteio.claudio

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com