Cláudio Botafogo Messias-OnLine-27-07-2018-sexta-feira

 FINALMENTE, CHEGOU A VEZ DAS MULHERES

As eleições deste ano serão atípicas e com a força das mulheres. Candidatas à vice e cabeças de chapas, elas foram “descobertas” pelos candidatos que apostam no potencial do voto feminino, para conseguir o objetivo.

Alguns líderes políticos não pensaram nas condições técnicas de suas companheiras de chapa e nem se serão competentes, para a administração pública. Afinal, para eles, competência não importa e sim o voto na urna, sobretudo, porque não é o sexo que define a qualidade de uma pessoa.

Temos provas de que a mulher, quando centrada, é uma administradora ímpar e só verificarmos a magia que fazem para manter a família unida, principalmente quando é imperativo sobreviver com um salário mínimo ou até sem os R$ 954,00.

Mas não é o fato de ser mulher que se garante um mandato. Mais de 50% do eleitorado de mulheres, mas este segmento não chega a 11% na maioria das casas legislativas, sobretudo, federais. Então, entender que o fato de escolher uma mulher já é sucesso garantido, não é verdade. Mas é preciso começar e compete ao eleitorado avaliar melhor todos os candidatos, para uma escolha menos infeliz.

A mulher não pode ter vergonha de ser política, mas tem que se precaver para não se deixar levar pela desonestidade, deslealdade por ai. Não podem as mulheres ter medo do voto feminino, que sempre pende para o homem. Tem que enfrentar a realidade e mostrar que é competente para exercer qualquer cargo público. Todas são importantes. Afinal, somos filho de uma.

SIM CONFIRMADO

A cúpula do PT em Sergipe confirmou que Eliane Aquino será mesmo vice de Belivaldo Chagas. O cabedal de Eliane é ser viúva de Marcelo Déda, um governador que mudou os rumos da política sergipana.

SEM OBRAS

Eliane Aquino não tem qualquer trabalho que a destaque na vida pública. Sempre esteve à sombra de alguma coisa, mas é uma mulher de sorte. Chegou a ser primeira-dama do município e de Sergipe, mas para por ai, porque os seus atos administrativos são nulos e o que esperar, no caso dela conseguir a vitória com Belivaldo Chagas.

HONESTIDADE

“Belivaldo é um homem honesto. Nunca ninguém ouviu ninguém dizer nada que o desabonasse. Além disso, eu quero que minhas bandeiras sejam respeitadas. Todos me conhecem e sabem que eu defendo as causas das mulheres, tanto é que pedi para que a entrevista fosse feira por uma mulher, até porque precisamos ter mais mulheres participando da vida pública”, disse Eliane em entrevista ao radialista George Magalhães.

JÁ GANHOU

Eufóricos petistas já comemoram a vitória da chapa com Eliane como vice. Mas eles esquecem que quem decide é o povo. Sabemos nos bastidores que a escolha de Eliane descontentou petistas e aliados de Belivaldo Chagas, que não aceitam trabalhar, para manter os petistas no poder. Belivaldo terá que ser muito hábil para contornar os empecilhos na sua caminhada eleitoral.

MÁRCIO MACEDO

O ex-deputado federal e biólogo Márcio Macedo, vice-presidente nacional do PT, está radiante com a escolha de Déda. Ele foi um parceiro importante do ex-governador Marcelo Déda e trabalhou para que Eliane fosse a escolhida, mesmo com os arranca-rabos comuns entre os xiitas e xaatos do PT. Claro que existem os conscientes e que pensam na população e não agem na base da corrupção.

SAINDO DO TÚMULO

Desconhecida da maioria dos sergipanos, porque nunca fez um trabalho expressivo como primeira-dama, Eliane Aquino tem sido pressionada para que use o nome Déda, nas eleições, para atingir o emocional do eleitorado, mas ela recusa esta prática e numa jogada inteligente, que só poderia ser de uma mulher, ela vai mostrar aos sergipanos que o importante não é o nome, mas ter o falecido governador no coração. Ninguém sabe se vai colar, mas é um bom caminho.

ANDRÉ MOURA

O deputado federal André Moura, PSC, tem sido procurado por importantes lideranças políticas, que desejam apoiá-lo na disputa por uma das vagas do Senado. Muitos reconhecem o trabalho do parlamentar pelo desenvolvimento sócio-econômico do Estado, mas existem aqueles que pensam só em se aproveitar da situação. Todo cuidado é pouco.

INTERIOR

Eleitores de cidades que foram beneficiadas pelas ações do deputado federal André Moura, PSC, são assediados por adversários do político e quando a resistência é grande, eles lembram ao eleitor que são dois candidatos, portanto, podem ter duas escolhas e não haverá traição. É uma situação diferente de quando a disputa é apenas por uma vaga.

CABEÇA

Como os eleitores vão ficar com a cabeça, quando vê um candidato no palanque do adversário nacional, pedindo voto para ele e enfrentando aliados destes na eleição estadual? O brasileiro é inventivo e vai tirar isso de letra, com o jeitinho nosso de cada dia, principalmente na hora de escolher os políticos que vão “mandar” em nossas vidas por quatro anos. Alguns já mandam hà décadas.

PRIMEIRO

Partidos que estavam com os petistas nos governo Lula e Dilma, deveriam marchar com o MDB, mas o negócio é garantir a boquinha e avaliam apoiar outras siglas, para que não percam o “bocão”. Se o candidato apoiado não ganhar, não tem problema, porque as “lideranças” vão se fazer durões até que sejam comprados pelo vencedor majoritários das eleições. É sempre assim e, normalmente, em “nome do povo”, mas o benefício é para o político e seus familiares. Claro que existem aqueles que agem de forma correta e pensando no bem-estar da população.

BEBER ÁGUA

A previsão de que o preço do arroz poderá ter uma alta acima de 60%, ainda em agosto, assusta, mas é uma realidade que deveremos enfrentar. Os produtores dizem que ainda pagam os prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros. Pelo que se vê o combustível da máquina fará com que o do homem também seja cada vez mais difícil de conseguir.

SUJEIRA

Pesquisas demonstram que a água bebida pela maioria dos brasileiros está infectada por bactérias, fósforo, chumbo e outros elementos químicos que prejudicam a saúde. Mas o que fazer, se o dinheiro que deveria ser investido para garantir água com qualidade, foi roubado e não devolvido por empresários e alguns políticos? O negócio é apertar o nariz, beber a água e torcer para não passar desta para outra mais cedo. Mas dizem que só morremos quando Deus quer, por isso vamos torcer para que ele esteja muito ocupado e não queira agora.

CÁDMIO

O cádmio é um elemento químico de símbolo Cd de número atômico 48 (48 prótons e 48 elétrons) e de massa atómica igual a 112,4 u. À temperatura ambiente, o cádmio encontra-se no estado sólido. Está situado no grupo 12 (2 B) da classificação periódica dos elementos. É um metal branco azulado, relativamente pouco abundante. É um dos metais mais tóxicos, apesar de ser um elemento químico essencial, necessário em quantidades muito pequenas, entretanto, sua função biológica não é muito clara. Normalmente é encontrado em minas de zinco, sendo empregado principalmente na fabricação de pilhas. Foi descoberto em 1817 por Friedrich Strohmeyer.claudio

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com