Cláudio Botafogo Messias-OnLine-15-06-2018-sexta-feira

SEM ANDRÉ, NÃO TEM SÃO JOÃO

Os festejos juninos deste ano são atípicos, pela questão financeira dos municípios, mas, de repente, apareceu o salvador da festa, que garantiu junto ao Governo Federal milhões de reais, para que os sergipanos não ficassem a sua festa maior. O São João, para o nordestino, tem um efeito maior do que o carnaval para os cariocas.

O deputado federal André Moura, PSC, assegurou para diversas cidades, a começar por Aracaju, tem garantido o Forró Caju, verbas importantes para que não tivéssemos mais um ano de fogueira apagada.

O reconhecimento ao trabalho de André Moura vem de todos os lados, principalmente de adversários, que reconheceram que não há limites para o parlamentar assegurar a população o que ela quer.

A atitude do deputado federal André Moura de indicar emenda parlamentar com dotação de R$ 150.000,00 (Cento e cinquenta mil reais) para contribuir com a realização do forró alegre, no município de Monte Alegre, mereceu o aplauso e reconhecimento do –ex prefeito Tonhão e o vereador Henrique de João Gogó.

“Quero me congratular publicamente com o deputado André Moura por este gesto renovado de contribuir de forma decisiva para a realização e o sucesso do nosso Forró Alegre 2018, a principal manifestação cultural do nosso povo, ele que tem sido um parceiro de todas as horas da população Monte Alegrense, cooperando sempre que chamado em várias ações importantes em prol do município”, ressaltou o vereador Henrique, ao receber a confirmação da mencionada emenda parlamentar.

FINANÇAS

Durante Audiência Pública realizada na Sala das Comissões para o cumprimento das metas ficais do primeiro quadrimestre de 2018, atendendo a  Lei de Responsabilidade Fiscal,  apresentado pela Secretaria do Estado da Fazenda de Sergipe (Sefaz), o chefe da pasta, Ademário Alves de Jesus, questionado pelos parlamentares sobre o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação (ICMS) e o Coeficientes do FPE,  duas  maiores  receitas do Estado, respondeu que  teve um crescimento no pr imeiro quadrimestre, comparado com o primeiro  quadrimestre de 2017.

EXPOSIÇÃO

O secretário de Estado da Fazenda, Ademario Alves de Jesus, fez sua exposição dos dados financeiros referentes ao 1º quadrimestre do exercício de 2018, até o início da tarde dessa quinta-feira (14), para os membros da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação, presidida excepcionalmente pelo líder do governo na Casa, deputado estadual Francisco Gualberto (PT). A prestação de contas atende a um dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

RECEITAS

Durante sua exposição, o secretário destacou que as receitas do Estado estão estáveis, com uma pequena variação em relação ao primeiro quadrimestre de 2017. “Na receita total houve uma evolução de 6,8% e de 5,5% na receita corrente. Pelo indicativo está sendo sinalizado que o exercício de 2018 já apresenta um quadro melhor do que foi em 2017”, disse, registrando que o FPE e o ICMS estão muito atrelados ao crescimento econômico.

IRREAL

Na manhã desta quinta-feira,14, o deputado pastor Antônio dos Santos participou da audiência pública com o secretário da Fazenda Ademario Alves que veio a Alese explicar as contas do governo do quadrimestre de 2018. Segundo o secretário o governo detém o controle das contas. Mas o posicionamento, segundo Antônio dos Santos não condiz com a realidade dos fatos.

DESPLANEJADO

“Se tudo tivesse sob controle o governo não estaria atrasando os salários de servidores, o pagamento dos prestadores de serviços. Continuo com a mesma preocupação. É preciso planejar melhor o estado”, ressaltou Antônio dos Santos.

SEM CALENDÁRIO

Ainda de acordo com o parlamentar, o governo diante de tanto esforço para economizar disse que vai tentar estabelecer um calendário de pagamento. ” Já é o quarto ano desse governo e até hoje não houve uma revisão salarial e nem sinaliza para isso. Até quando o servidor vai suportar? A Constituição Federal determina que é preciso corrigir a inflação. Vamos aguardar os próximos acontecimentos”.

DESTITUIÇÃO

A vereadora Emília Corrêa pedirá, via requerimento, a destituição da atual composição da mesa diretora na Câmara de Vereadores. A atitude enérgica é resultado da confusão que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 14, no parlamento, iniciada após a não-realização da prestação de contas do secretário da Fazenda Jeferson Passos e quase culminou em uma briga de Passos com o vereador Cabo Amintas (PTB).

COMPOSIÇÃO

Atualmente, a mesa diretora é composta por Nitinho Vitale (PSD), presidente; Juvêncio Oliveira (DEM), vice-presidente; Dr. Gonzaga (MDB), 1º secretário; Isac Silveira (PC do B), 2º secretário; e Thiaguinho Batalha (PMB), 3º secretário.

ESCOLA

Professores e alunos da escola Estadual Poeta José Sampaio, no município de Carmópolis, fizeram um ato para solicitar melhorias na estrutura da escola.

TELHADO

Uma das reivindicações solicitadas pelos professores diz respeito ao telhado do prédio, que segundo a representante Jandira Cravo Barbalho, está repleto de cupins. Segundo ela, os docentes e alunos temem que em algum momento a estrutura venha a desabar, e por isso pedem uma vistoria por parte dos engenheiros da Secretaria de Estado da Educação (Seed). “Nossa preocupação é saber se a estrutura está ou não comprometida”, declara.

SEM SERVIDORES

A representante dos professores também informou que a escola atualmente conta com apenas uma servidora, que acaba acumulando funções dentro da instituição. Segundo a professora, esta funcionária que deveria exercer a função de merendeira, acabou tendo que acumular funções da limpeza do prédio por conta da falta de profissionais para a área.

SECRETARIA

A assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação informou que o problema é de gestão. Segundo a assessoria, a escola está há um mês sem diretor, mas a Diretoria Regional de Educação 04 (DRE04), já está providenciando um diretor que deve assumir até próxima semana.claudio

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com