Cuidados com animais de estimação devem aumentar no inverno

animais estimaçãoCom a chegada da estação mais fria do ano, os cuidados com os animais de estimação devem aumentar. Nesse período é muito comum o surgimento de doenças de pele e  fungos nas patas devido à ação da umidade.

 O boxer da jornalista Elisângela Valença, teve pneumonia com apenas oito meses idade, depois disso ela passou a vacinar o cachorro anualmente contra gripe."Hank ama ir a praia e ao rio, mas essa época chuvosa, procuro evitar, a brincadeira é dentro de casa", diz.  A jornalista conta que Hank tem duas camas e um colchonete, quando o frio aperta, ele é agraciado com um banho quentinho.

 O médico veterinário Juarez Oliveira, orienta que a tosa exagerada para cães de pelo grande devem ser evitadas." Esses animais não devem estar expostos ao frio, com a tosa, eles acabam perdendo a proteção natural, principalmente aqueles que são criados em locais úmidos como áreas de serviço, dessa forma eles ficam vulneráveis as doenças de pele ", explica.

 Ainda de acordo com o médico, no período chuvoso é preciso evitar as calçadas molhadas, mas se não puder, é necessário secar as patas do animal depois do passeio. " O contato do animal nesses lugares pode provocar fungos nas patas, além de facilitar a transmissão da leptospirose e outras doenças. Hoje, por exemplo,  realizei um  atendimento de um cachorrinho com fungos na patinha ", alerta. 

Por: JC.Net

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com