Cláudio Botafogo Messias-OnLine-23-03-2018 sexta-feira

CORAGEM DE DESEMBARGADOR

O desembargador Cezário Siqueira Neto, presidente do Tribunal de Justiça, classifica como equivocada a decisão do ministro João Otávio de Noronha, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em abrir processo disciplinar sem proporcionar o direito legal de defesa para investigar um ato administrativo do Tribunal de Justiça datado de 1992 e declarar vago o Cartório de Estância, medida que culminou com o afastamento de Marlon Sérgio Santana de Abreu Lima da função de tabelião, e garantiu que prestará todos os esclarecimentos ao CNJ na certeza que este equívoco será corrigido.

O desembargador Cezário Siqueira Neto quer dar publicidade a toda a investigação que será realizada em processo disciplinar instaurado no CNJ contra ele e contra a desembargadora Iolanda Guimarães, corregedora geral do Tribunal de Justiça de Sergipe. “Eu não tenho interesse em sigilo, vou requerer que o ministro abra o processo para consulta de qualquer cidadão”, disse. “O único prejudicado sou eu porque nunca pratiquei ato, nunca fui intimado a me manifestar [neste processo]. E ainda vou responder processo em sigilo?”, destacou, garantindo que dará acesso a toda documentação a qualquer pessoa interessada. “Basta trazer um pen drive”, destacou.

PRIVATIZAÇÃO

Para marcar a passagem do Dia Mundial da Água, a deputada estadual Ana Lúcia (PT-SE) ressaltou a importância da luta contra a privatização das águas. A parlamentar repercutiu o manifesto elaborado pelo Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), evento internacional realizado em Brasília entre os dias 17 e 22 de março, que reuniu organizações e movimentos sociais que operam em defesa da água como um direito elementar à vida.

CONTRAPONTO

A deputada Ana Lúcia explicou que a realização desse Fórum representa um contraponto ao “Fórum Mundial da Água”, que é um encontro promovido pelos grandes grupos econômicos que defendem a privatização das fontes naturais e dos serviços públicos de água, e destacou a importância do FAMA 2018. “As políticas públicas de água devem ser debatidas democraticamente com as populações e, em particular, com as comunidades que mais necessitam delas para a sua sobrevivência, e esse é um papel que o Fórum Alternativo Mundial das Águas cumpre”.

MULHERES

Ana Lúcia também destacou a série de atividades que as mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra tem realizado contra a privatização das águas. "Gostaria de parabenizar as guerreiras do MST que ocuparam a Nestlé em São Lourenço - MG, onde existe um grande reservatório de águas minerais, e também quero me solidarizar com essas companheiras, agredidas pela PM do Estado de Minas Gerais que invadiu a empresa e lançou bombas de gás lacrimogênio contra as manifestantes", lembrou.

HIDRELÉTRICA

Ana Lucia lembra da Jornada de Lutas do MST. "Também quero saudar as outras companheiras do MST que ocuparam a sede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, em Paulo Afonso, nordeste da Bahia, em defesa do acesso à água como um direito humano universal , cumprindo um importante papel de lembrar a sociedade que a água não pode ser tratada como uma mercadoria”, ressaltou a petista.

ADIAMENTO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou o julgamento dos deputados estaduais condenados por suposto uso indevido das verbas de subvenções distribuídas pela Assembleia Legislativa a entidades do Terceiro Setor no ano de 2014. Estavam inclusos na pauta de julgamento as preliminares arguidas pela defesa nos recursos interpostos pelos deputados estaduais Gustinho Ribeiro (PSD), Garibalde Mendonça (PMDB), Jeferson Andrade (PSD), capitão Samuel Barreto (PSL), além do recurso interposto pela Procuradoria Regional Eleitoral, órgão do Ministério Público Federal, contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que absolveu a conselheira Susana Azevedo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da acusação de conduta vedada em ano eleitoral, período em que ela exercia mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa de Ser gipe.

VISTAS

O pedido de vista do ministro Napoleão Maia no processo que envolve a ex-deputada Susana Azevedo suspendeu o julgamento deste e dos demais recursos que estavam inclusos na pauta do TSE referentes às denúncias que envolvem o mau uso das verbas de subvenções. Dados do TSE indicam que tramitam naquela Corte Eleitoral cerca de duas dezenas de recursos de parlamentares estaduais afetados por cassação, multa ou inelegibilidade (ou duas ou mais dessas punições associadas) impostas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.

GORETTI NO POÇO

Como sempre fez em seus mandatos, a deputada estadual Goretti Reis tem estado em diversas regiões de Sergipe para verificar as demandas de reivindicações da população, e  por isso fala sobre a visita que realizou no último final de semana a cidade de Poço Redondo.

COBRANÇA

“O prefeito Ademilson Chagas Júnior Nos solicitou que cobrássemos do Governo do Estado, aqui nesta Casa o que foi prometido em solenidade aos moradores da região de Santa Rosa do Ermírio, a pavimentação asfáltica da região. Já estou buscando contato com o diretor presidente do Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária, Antônio José de Vasconcelos para saber sobre o planejamento e a previsão de realização da obra. Solicitarei que seja o mais rápido possível”, informou a parlamentar dizendo que continuará trabalhando por Sergipe.

REFORMA

Goretti Reis, MDB, solicita melhorias para a segurança na cidade de Lagarto. Dessa vez a parlamentar encaminhou ao Governo do Estado, através de indicação o pedido de reforma, o mais breve possível, do prédio onde funciona a Delegacia de Polícia, no Centro daquele município.

MAIOR CIDADE

“Lagarto é a maior cidade do interior de Sergipe, com uma população estimada, em 2017, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 105 mil habitantes e o terceiro município mais populoso. Isso já é o suficiente para que o Governo entenda a necessidade, talvez da construção de uma delegacia que possa se adequar as necessidades da região. Como todos os sergipanos, os lagartenses também clamam por uma cidade segura e para isso a delegacia precisa de local apropriado e que ofereça condições dignas de trabalho para os servidores que atuam na segurança do território de Lagarto”, pontuou a Goretti Reis, lembrando que continuará trabalhando por Sergipe.

MACAMBIRA

O deputado federal e líder do Governo no congresso, André Moura (PSC), comunicou a todos Sergipanos, através de uma entrevista, uma emenda no valor de quase dois milhões de reais para o município de Macambira. Durante a entrevista o Deputado frisou que: Não estava mandando emenda para prefeito, e sim para a cidade.

AGÊNCIAS

O parlamentar esteve com os ex-prefeitos de Macambira, Carivaldo Souza e Ricardo Souza, onde na oportunidade estiveram em reunião com a superintendência do Banco do Brasil, para a assinatura oficial da reabertura das agências nas cidades de Macambira e Salgado.

EX-PREFEITO

 “Estive semana passada com o ex-prefeito Ricardo Souza, onde comentei sobre a possibilidade do envio da emenda e da visita a qual tive do prefeito de Macambira, Luciano (PT), de prontidão Ricardo e seu pai Carivaldo expuseram o quanto seria bom o recurso para o povo de Macambira.” Comentou o Deputado André.

OPOSIÇÃO

Por sua vez o ex-prefeito Ricardo Souza disse: “Macambira é uma cidade pequena de gente trabalhadora, passamos (vinte anos) há frente do município buscando fazer o melhor para o povo, muitas vezes enfrentando uma oposição que trabalhavam no intuito do quanto pior, melhor. Já nos quando oposição já mostramos que queremos somente o bem do povo de Macambira, e não será agora que no âmbito de aliados de André, que iremos tentar interferir numa ação onde o povo só tem a ganhar.” Declarou o ex-prefeito Ricardo Souza.

SURPREENDENDO

Já o ex-prefeito Carivaldo Souza declarou: “André Moura tem surpreendido todo o estado de Sergipe, um Deputado que tem usado seu mandato para ajudar todos os municípios independente de lado político, o maior exemplo é a cidade de Aracaju. Só o povo de Sergipe tem a ganhar com tudo isso.”

PROCISSÃO

Tradicionalmente, o Centro Histórico de São Cristóvão para tudo durante a Quinta-feira Santa. Este ano, a noite do dia 29 de março será marcada com procissões e espetáculo teatral mostrando atos da vida de Cristo. Desde janeiro, o G12 (grupo formado por homens, que encenam momentos que antecedem a crucificação de Jesus) está finalizando os ajustes finais da apresentação, sempre ensaiando terças e quintas, das 19h30 às 21h30, na praça São Francisco.

FOGARÉU

“O Fogaréu é a procissão onde saímos pelas ruas procurando Jesus. Este ano teremos mais de 250 homens participando deste momento, que acontece após a procissão da igreja. Durante a apresentação também mostramos momentos da vida de Jesus, como a entrada dele em Jerusalém, a Última Ceia, os Apóstolos, a traição de Judas e a perseguição a Cristo com a condenação. A Procissão do Fogaréu passará pela rua do Rosário, praça Walter Correia, ruas 31 de Março e Flores, praça do Carmo, rua Tobias Barreto e encerra o cortejo na praça São Francisco, onde acontece a encenação teatral”, informou Manoel Muniz de Assis, um dos organizadores do evento.claudio1

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com