SANTO ANDRÉ MOURA TRABALHAI POR NÓS
Nunca na história deste País, guardadas as devidas proporções, um político trabalhou tanto para que o seu Estado tivesse dinheiro, para que os prefeitos executassem obras em prol da população. Não importa se o administrador é seu aliado, porque, para ele, o grande parceiro é o povo. Falo do deputado federal André Moura, PSC, e este comentário tem por base o que os administradores falam dele. Alguns sem qualquer suspeição, como é o caso do alcaide de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PCdoB, ferrenho adversário de André e que levou uma surra de democracia e da boa política. O que André tem feito por Aracaju é um murro no queixo de Edvaldo, para colocá-lo a nocaute.
Todavia, a de se dizer que o alagoano de Pão-de-Açúcar (AL), quase médico cardiologista, é homem o suficiente, para não negar o que André tem feito por Aracaju. E aí damos o devido crédito a Edvaldo, por honrar os ensinamentos dos pais, de saber reconhecer quem trabalha.
“O deputado André Moura é o político mais influente de Sergipe. Em Brasília é quem mais traz recursos financeiros para obras em Aracaju. Faço questão de agradecer publicamente o que ele tem feito pelo povo da Capital e fico feliz por inaugurarmos esse novo jeito de fazer política, unidos para ajudar os mais pobres”.
Esta declaração é de Edvaldo Nogueira, o mesmo que, após as eleições que elegeram ele e sua turma, num discurso inflamado ao lado de Jackson Barreto de Lima, esculhambou com André e acusou integrantes do seu grupo político de uma quadrilha que queria assaltar Sergipe, começando por Aracaju. Edvaldo tinha ganho a eleição do deputado federal Antônio Carlos Valadares Filho, que no pleito anterior, tinha sido aliado de Edvaldo e perdeu as eleições para o engenheiro civil João Alves Filho, DEM, a quem Edvaldo tinha entregue a faixa de prefeito e tomou de volta, quatro anos depois. Coisas da democracia.
O quadrilheiro André Moura, na visão de Jackson Barreto, Edvaldo Nogueira e sua turma de quatro anos atrás, mostrou que é preciso ser muito homem e corajoso, para dar a volta por cima, esquecer as adversidades, xingamentos, rotulação, e cumprir o seu papel, para o qual a população o elegeu, e trabalhar por este povo sofrido.
População sofrida, que vem sendo enganada há anos por uma esquerda festiva, cujos principais representantes, roubaram bilhões de dólares em pouco mais de dez anos de poder, explodindo a Petrobras, Caixa Econômica Federal, BNDES, Correios e outras estatais, sob a batuta do maior chefe de organização criminosa que o planeta já conheceu, conforme deu publicidade os procuradores federais, promotores e a PF, o senhor doutor honoris causa Luiz Inácio LULA da Silva, aquele tem tudo, não sabe de nada e é dono de milhões de dólares, roubados das estatais, com seus asseclas.
É bom lembrar que os ex-governadores Paulo Salim Maluf (agora preso), Anthony Garotinho e Sérgio Cabral, os ex-deputados federais Pedro Correia, Eduardo Cunha, entre outros, foram aliados de LULA. Aliás, Maluf foi garoto propaganda de LULA.
Edvaldo elogiou André Moura ao agradecer pela liberação de R$ 5 milhões do Governo Federal para a construção do Centro de Iniciação ao Esporte, na praça principal do Bairro Bugio.
A solenidade, realizada no começo da noite de sexta-feira (3), reuniu vereadores, líderes comunitários e o craque da bola e hoje empresário Washington Coração Valente, ex-atleta do São Paulo, Atlético Paranaense, Fluminense e Ponte Preta. Edvaldo destacou que mais de R$ 300 milhões foram liberados através de André Moura. “O povo tem que saber a verdade e conhecer quem trabalha para beneficiar os moradores da cidade. Não canso de repetir em cada assinatura de ordem de serviço que essa forma republicana de atuar na política traz dando bons frutos para a Capital”.
André retribuiu os agradecimentos de Edvaldo e elogiou a equipe do prefeito por realizar um trabalho eficiente na apresentação de projetos e no cumprimento das obrigações legais para permitir o recebimento de recursos. Segundo André, a Prefeitura de Aracaju está dando um exemplo de boa gestão e o prefeito não descansa enquanto não consegue concretizar a viabilização de verbas para as obras.
“Vou continuar ajudando Aracaju e, de modo especial, as pessoas que moram na periferia e que tanto precisam do poder público”, disse André Moura.
Diante de tantos agradecimentos de Edvaldo Nogueira e outros administradores públicos municipais, principalmente ex-adversários e outros inimigos políticos do deputado do PSC, só nos resta dizer: Santo André Moura trabalhai por nós. Quem sabe, só assim, Sergipe sai do marasmo, da enganação das promessas, e se tira o filé mignon, o caviar e outros mimos da esquerda festiva, que dá uma bolsa esmola com uma mão, usando o dinheiro do povo, e tira tudo do povo, com as duas. Mudar de opinião não é covardia, mas sim ter sabedoria de saber a hora certa, para se penitenciar por erros e reconhecer qualidades nos adversários. Mais uma vez: Santo André Moura trabalhai por nós, em nome da democracia e do desenvolvimento, para a erradicação da pobreza, principalmente de espírito.
ELIANE
O governador Jackson Barreto de Lima não faz objeção a que a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, seja companheira de chapa de Belivaldo Chagas, MDB, na disputa pelo comando de Sergipe.
GOVERNADORA
Jackson não descarta nem substituir Belivaldo Chagas por Eliane Aquino, PT. O nome dela aparece em comentários da imprensa sergipana, mas não foi levado para discussão interna do PT.
IDEAL
Para o governador Jackson Barreto, “Eliane Aquino é candidata ideal”. Sua declaração foi dada em um programa de televisão
Jackson disse que “Eliane é candidata ideal” ao ser questionado sobre a possibilidade dela ser companheira de chapa de Belivaldo Chagas (MDB) na disputa pelo governo do Estado.
PERSEGUIÇÃO
O presidente da Câmara de Monte Alegre, Acrísio Pereira (PT), diz estar sendo perseguido pelo vereador Júnior Farias (PR). Acrísio relata que as investidas do colega vêm ocorrendo desde quando o vereador do PR passou a usar uma postura diferente ao anunciar que não fazia mais parte da bancada da oposição.
BOATOS
O vereador e presidente da Câmara de Monte Alegre, Acrísio Pereira, foi alvo de boatos que circularam por todo município de Monte Alegre. A notícia falsa que se propagava informava de um suposto relacionamento com uma servidora da Casa legislativa.
NOTA
Em uma nota de repúdio em seu perfil no Facebook, o parlamentar caracterizou o fato como uma atitude covarde de alguém que tenta a todo custo denegrir sua imagem perante a sociedade.
JUSTIÇA
Acrísio ainda afirmou na publicação que vai pedir para que haja uma investigação no intuito de identificar o suspeito pela propagação da calúnia e demanda-lo judicialmente. “Irei apurar os indícios junto às pessoas competentes para que essa pessoa seja penalizada”, escreveu o parlamentar.
ACUSAÇÃO
O vereador do PT afirma que, nos últimos dias, Júnior Farias passou a fazer ataques mais duros contra a sua pessoa, inclusive chegou a insinuar, segundo Acrísio, que o próprio havia feito acerto supostamente indevido com o gerente do Banco do Brasil para transferir o pagamento dos parlamentares do Banco Banese para o BB.
REAL MOTIVO
O presidente da casa já havia dito em sessão que a transferência para o Banco do Brasil foi motivada pela falta de interesse do Banese em abrir uma agência na cidade de Monte Alegre. Para dar prioridade ao único Banco do município, Acrísio optou em movimentar os salários dos servidores da Câmara na Agência do BB.
FUNDAMENTAÇÃO
Acrísio conta que o próprio Banco do Brasil já havia suscitado a possibilidade de fechar a sua agência caso perdesse mais clientes para o Banese. “Como o Banese não quer abrir uma agência, darei preferência a quem já está aqui”, afirmou o parlamentar.
MÁ-FÉ
O presidente acusa Júnior de se utilizar do argumento de “má-fé para se aparecer para o povo”, dando a entender que está preocupado com a população, mas que no fundo o vereador do PR “não faz nada”.
ACUSAÇÃO
Acrísio ainda fez questão de destacar mais adiante que o vereador Júnior quis deixar uma imagem negativa do presidente ao fazer insinuações de que este estaria recebendo propina do Banco do Brasil: “ele quis dizer ao povo que eu peguei propina do gerente para mudar para o Banco do Brasil”, relatou Acrísio. “Mas que na verdade eu só mudei para o Banco do Brasil para valorizar e para o povo tirar o dinheiro na cidade e gastar na cidade”, completou.
SEM DIREÇÃO
O problema é que o vereador Júnior Farias parece ter perdido o foco nos trabalhos legislativos desde quando surgiu na imprensa a sua aproximação com a prefeita Nena. O fato de alguns bajuladores do político espalhar que ele será o próximo candidato a prefeito também pode estar mexendo um pouco com o seu sentido. O parlamentar precisa concatenar-se.
CANDIDATURA
Júnior Farias poderá disputar a sucessão municipal, para não correr o risco da vergonha de não conseguir a reeleição, por conta do pífio trabalho parlamentar. Tá lá por conta do nome político da família.
AGENTES
Agentes de trânsito de Aracaju realizaram um protesto em frente à Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) na terça-feira, 6. Os manifestantes foram nomeados pelo órgão em 2016 e reclamam de não receberem aditivo de periculosidade como os servidores mais antigos. Cerca de 60 dos 200 agentes estão nesta situação.
IGUALDADE
De acordo com a categoria, já existe um projeto que iguala os benefícios, mas é necessário que seja aprovado pela Prefeitura de Aracaju e pela Secretaria de Finanças e enviado para a Câmara, de acordo com Fábio Bulandeiro, representante do Sindicato dos Servidores do Detran de Sergipe (Sindatran). “Os últimos agentes convocados em 2016 realizam o mesmo trabalho que os demais, mas não recebem aditivo de periculosidade. Desde agosto existe um projeto para regularizar a situação que já foi aprovado pela SMTT e pela PGM [Procuradoria Geral do Município], mas não vai para aprovação”, informa. “Isso terá um impacto mínimo para a SMTT”, reforça.
CPI NA CÂMARA
A Câmara de Vereadores foi notificada oficialmente da decisão judicial que determina a instalação da CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] do lixo. A presidência da Casa tem três sessões parlamentares para realizar a abertura do inquérito, o que deve acontecer na próxima terça-feira, dia 13.
GARANTIA
O presidente Nitinho Vitale (PSD) garantiu que irá instalar a CPI da saúde no mesmo dia, e que os dois trabalhos podem ser feitos juntos. Concomitante a isso, a assessoria jurídica da Câmara irá avaliar a possibilidade de recorrer da decisão. “Se recorrer é natural, para preservar a autonomia do poder (a CPI foi rejeitada em votação no ano passado). Caso ocorra, vamos suspender até a decisão final. O parecer do jurídico é de que temos que abrir a comissão neste primeiro momento”, disse.
COMPOSIÇÃO
Agora, os partidos que compõem o parlamento deverão se reunir, divididos entre oposição, situação e bancada independente, para indicar os nomes que ocuparão os cargos de relator, presidente, e de 1º, 2º e 3º secretários. Então, o presidente escolherá quem ocupará tais funções.
FOOD TRUCKS
Termina nesta quarta-feira, 7, o prazo estabelecido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para que os comerciantes de food trucks interessados em participar do sistema de rodízio nas praças da cidade entreguem a documentação necessária. O novo método de comércio móvel será implementado na capital a partir do final de março.
SEGURANÇA
“O consumo de alimentos seguros é uma das preocupações da administração municipal. Por isso a importância desta modalidade de comércio estar regularizada e organizada em Aracaju. Iremos intensificar as fiscalizações e podemos até deliberar pela suspensão do comércio por parte daqueles que não iniciaram o processo de regularização”, enfatizou o diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Bira Rabelo.
REGULAMENTAÇÃO
A regulamentação da atividade em Aracaju, regida pela Lei Municipal nº 4.820, que dispõe sobre a comercialização de alimentos em logradouros, áreas e vias públicas, food trucks e outros equipamentos, foi aprovada pela Câmara de Vereadores em agosto de 2016.
RODA SERGIPE
A ação Roda Sergipe do deputado Gustinho Ribeiro (PRP) identificou mais uma necessidade no estado: a pavimentação asfáltica da rodovia interligando povoados importantes no município de Lagarto e região Centro-Sul. Usando a tribuna no pequeno expediente da sessão desta terça-feira na Assembleia Legislativa, Gustinho solicitou ao Governo do Estado a construção da rodovia partindo da Colônia 13 aos povoados Brasília e Jenipapo, passando pelo Açuzinho e Açu Velho.
IMPORTANTE
“É uma obra muito importante na região Centro-Sul, interligando a Rodovia Antônio Martins de Menezes à rodovia que liga Lagarto ao município de Itaporanga D’Ajuda. Há muito tempo tem sido um desejo da população da região. São duas regiões muito populosas e importantes do ponto de vista da produção agrícola, já que temos ali uma agricultura familiar e uma agricultura de médio porte muito fortes”, afirmou o deputado.
PROJETO
O parlamentar explicou que o projeto da criação da rodovia já existe e foi criado ainda no governo Marcelo Déda. “Então a gente faz esse apelo ao Governo do Estado para que coloque como prioridade esta rodovia. Estive visitando recentemente a região e a população me pediu para realizar essa solicitação. Em todas as residências que eu passava, em todos os locais, a população pedia”, disse.
FINISA
Gustinho lembrou também do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa), que o Governo de Sergipe está pleiteando junto à Caixa Econômica Federal (CEF). “Caso saia esse financiamento, creio que seja extremamente importante incluir a construção dessa rodovia. Não tenho dúvida que o Governo do Estado dará total atenção a essa região, que tem de 40 a 50 mil habitantes. Além de populosa, tem uma economia conhecida pela produção agrícola de acerola, fumo, maracujá, ou seja, diversas culturas que movimentam a economia da região”, concluiu.
ELETROCUTADOS
Durante a sessão plenária de terça-feira, 6, deputados estaduais utilizaram-se do seu tempo de fala para criticar e cobrar esclarecimentos da Energisa, empresa concessionária de energia elétrica em Sergipe, sobre os recorrentes casos de rompimento de cabos que vitimaram quatro pessoas nos últimos meses.
VISITA
Georgeo Passos (PTC) contou que irá sugerir uma visita de parlamentares à sede da empresa. “Vamos cobrar informações, inicialmente, do porquê desses acidentes. Nos três primeiros meses deste ano, tivemos acidentes fatais, inclusive uma criança, em Propriá. Ninguém sabe se é falta de manutenção... A gente percebe que são cidades mais distantes da capital. Pode ser que falte vistoria melhor. Queremos esclarecimentos para tomar as medidas cabíveis”.
JOVEM
No dia 25 de janeiro, uma jovem de 23 anos faleceu ao pisar em um fio de alta tensão rompido, que estava escondido pela areia no povoado Lagoa Redonda, em Pirambu; no dia 1º de fevereiro, um empresário de 33 anos também morreu pelas mesmas causas, na Barra dos Coqueiros; o caso mais recente ocorreu no último fim de semana, quando uma criança de 9 anos também foi vitimada por um fio rompido, em Propriá.
EM JULHO
Outro caso aconteceu também em julho de 2017, na cidade de Aquidabã: um feirante foi atingido por um cabo que se rompeu enquanto trabalhava.
REQUERIMENTO
A deputada Ana Lúcia (PT) protocolou um requerimento que propõe uma audiência pública para tratar sobre o tema, convidando entidades como Ministério Público Estadual (MPE), através da procuradoria do Consumidor, Ministério Público Federal (MPF), pela procuradoria de Direitos Humanos, Defensoria Pública, Conselho Regional de Engenharia (Crea), Sindicato dos Eletriciários de Sergipe (Sinergia), Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Precisamos dar uma resposta à sociedade. É muito grave que, em três meses, pessoas morram eletrocutadas por causa da queda de cabo. É sério e precisamos de explicações técnicas. Esse erro tem que ser corrigido pela empresa”, falou a parlamentar.
VIGILANTES
A deputada estadual Ana Lúcia usou a tribuna para se solidarizar com centenas vigilantes terceirizados das escolas da rede estadual que estão com seus salários atrasados. Uma das empresas está há dois meses sem receber o valor do contrato com o Estado e, portanto, sem pagar os funcionários. Para outra empresa, o atraso chega a sete meses. “Eles estão avisando que a partir de amanhã, mais de 400 vigilantes não vão tomar conta das escolas para oferecer a segurança dos estudantes, professores e toda a comunidade escolar”, alertou Ana Lúcia.
COBRANÇA
Diante desta grave denúncia, a parlamentar cobrou que a Secretaria de Estado da Educaçao regularize a situação junto às empresas para que estas possam efetuar o pagamento dos salários dos trabalhadores e trabalhadoras. “Esperamos que a Secretaria de Estado da Educação pague ainda hoje a empresa terceirizada para que os vigilantes possam continuar trabalhando”
PROFUNDA CRISE
“O governo estadual de Jackson Barreto conseguiu levar a rede estadual de educação a uma profunda crise, marcada pela falta de diálogo, por uma política extremamente seletiva e excludente (sobretudo no ensino médio), e pela desresponsabilização do ensino fundamental pela rede estadual”, finalizou a parlamentar.
GUAJARÁ
Na terça-feira, dia 6, o SE TV 1ª edição, destacou, ao vivo, a insatisfação dos moradores do povoado Guajará, povoado do município de Nossa Senhora do Socorro, com relação a falta de água na região. Além de sofrerem com essa questão, os moradores da localidade reclamam também da péssima qualidade da água para o consumo, quando ela chega às torneiras.
SOLIDÁRIA
“Hoje, estou participando do Congresso Nacional do PDT, mas não estou ausente a este problema que afeta o povo do Guajará. Foi apresentada na sessão desta terça, presidida pelo colega Garibalde Mendonça, indicação de minha autoria que pede ao diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe, a Deso, Carlos Melo, a melhoria na qualidade deste serviço”, destacou a deputada. Na mesma indicação, a deputada solicitou a melhoria do serviço também para a população do povoado Taboca e da sede do município de Nossa Senhora do Socorro.
TURISMO RELIGIOSO
O turismo religioso é uma das bandeiras de luta do deputado Moritos Matos. Desde que assumiu, o mandato em 2017, na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – que ele solicita melhorias para esse segmento em Sergipe. Por isso, nesta terça-feira, 6, ele usou o pequeno expediente na Alese para comentar sobre a parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura – Secult – e a Arquidiocese Metropolitana de Aracaju.
SECRETÁRIO
“O secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, e o arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, assinaram um Termo de Cooperação entre as duas instituições, no dia 2 de março, onde a Secult se compromete a ceder até quatro servidores e quatro estagiários para trabalhar na recepção de público e nas demais atividades administrativas do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão”, expõe o deputado Matos.
CIDADÃO SERGIPANO
A deputada Silvia Fontes (PDT) apresentou à Assembleia Legislativa projeto de resolução que concede Título de Cidadão Sergipano ao defensor público geral, Dr. Jesus Jairo Almeida de Lacerda. A deputada fez questão de destacar que a homenagem vai além de questões protocolares. “O maior objetivo é exaltar o homem honrado, trabalhador e digno que prestou e presta relevantes serviços ao Estado de Sergipe”, enfatizou a parlamentar.
PARAIBANO
Jesus Jairo Almeida de Lacerda é natural da cidade de Patos, no Estado da Paraíba e formou-se pela Faculdade de Direito do seu Estado. ‘Nosso homenageado foi Analista Judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Delegado concursado da Polícia Civil do Estado da Paraíba e ingressou na Defensoria Pública do Estado de Sergipe no segundo Concurso Público do ano de 2005”, elencou a deputada.