Cláudio Botafogo Messias-OnLine-28-02-2018-quarta-feira

SACANAGEM COM OS IDOSOS

A Agência Brasil divulgou matéria, garantindo que os aposentados e outros que recebem benefícios do INSS teriam que comparecer até esta quarta-feira, para fazer prova de vida, sob pena de ter o pagamento suspenso.

 Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ainda não fizeram a prova de vida devem realizar o procedimento até a próxima quarta-feira, 28, sob pena de ter o pagamento interrompido. A comprovação é obrigatória para todos os beneficiários que recebem seus pagamentos por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Numa das agências do Bradesco, logo cedo, dezenas de idosos e outros- alguns com doenças graves, que se aposentaram por invalidez, mesmo sem ter os 65 anos de idade- entraram em filas, sem o mínimo conforto. Alguns já não suportavam dores nas pernas, porque as “filas” não andavam. Depois de mais de duas horas na fila, descobriam que não precisavam estar ali, porque a prova de vida só acontecerá daqui a dois meses ou mais.

Ninguém do Bradesco foi até as filas, para esclarecer que esta prova de vida exigida pelo Governo Federal só acontece no mês do aniversário do cidadão. Ou seja, é mais uma sacanagem com que já tem uma vida dura, dinheiro pouco, muita doença e mais problemas para resolver. Acredito que nesta quarta-feira as cenas se repitam nas agências do Bradesco e o pessoal retornará, injuriado.

Não custa alguma coisa ter atenção com os idosos e explicar o que cada um deve fazer.

Tenho um amigo que na semana passada compareceu a agência do Bradesco, para fazer a tal da prova de vida e para sua felicidade encontrou com um amigo que trabalha no banco e este lhe explicou que no caso dele só em novembro, quando faz aniversário. Infelizmente, como se trata de idosos, para os políticos, são trastes, que só servem para votar, nada é feito para acabar com esse abuso e sofrimento. Este é o meu Brasil.

 LIDERANÇA

O vereador Cabo Amintas (PTB) é, desde ontem, terça-feira, 27, o novo líder da bancada de oposição à gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) na Câmara de Vereadores. A mudança é uma continuidade a um acordo, feito pelos membros do bloco, de que cada um exerceria a função pelo menos uma vez. Quem ocupou a função no primeiro ano da atual legislatura foi Élber Batalha (PSB). A bancada é composta também por Emília Correa (Patriota) e Lucas Aribé (PSB), que passa a ocupar a vice-liderança da oposição.

LÍDER DO PSB

Élber Batalha afirmou que assumirá a liderança do Partido Socialista Brasileiro (PSB), posição que era ocupada por Aribé. “Fui escolhido no primeiro momento por conta da minha experiência no parlamento. Nesse revezamento, Amintas quis exercer logo neste segundo ano. Ele me ajudou muito e daremos a ele o pleno apoio. O líder não é onipresente, e temos um somatório de forças. Vamos continuar firmes e fortes, fazendo cobranças de cumprimento de promessas de campanha do prefeito e também de coerência”, falou.

VETOS

O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) enviou vetos a 20 projetos de lei aprovados na Câmara de Vereadores no fim do ano passado. O posicionamento contrário chegou ao parlamento municipal nos últimos dias.

VETADOS

Os principais projetos vetados são: o que torna bairro o loteamento Marivan, no Santa Maria; o de desconto de IPTU, por meio de crédito adquirido a cidadãos que troquem material reciclado; o de disponibilização online do material didático impresso para beneficiar alunos com deficiência visual; o projeto que obriga clubes de futebol de Aracaju a manterem atletas menores de 18 matriculados em escolas; o que cria a farmácia solidária, a partir do Banco Municipal de Medicamentos Doados; a propositura que visa tornar públicas as listas de espera de inscritos em programas habitacionais na capital; e o que autoriza a gestão a criar a categoria de intérprete para deficientes auditivos no quadro permanente da prefeitura.

JUSTIFICATIVA

A justificativa da administração para barrar os projetos é de que as matérias são inconstitucionais ou contrárias ao interesse público. O presidente da Câmara, Nitinho Vitale (PSD), informou que os vetos serão analisados até o fim de março, já que a Casa tem um mês para votá-los.

ON LINE

As longas filas nas escolas municipais para a garantia da matrícula ficaram no passado. A partir de agora, o acesso à rede de ensino de Aracaju será via online. O prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, lançaram, na manhã de ontem, terça-feira, 27, a Matrícula Online da cidade, o que democratiza o acesso e moderniza o processo. O projeto, inserido no Planejamento Estratégico da gestão, é mais um passo na construção da Cidade Inteligente.

INFORMAÇÃO

De acordo com Edvaldo, com o sistema de acesso totalmente informatizado, a rede de ensino também colherá mais informações sobre os seus alunos, desde os dados referentes à Educação, bem como as condicionantes relacionadas ao benefício do programa Bolsa Família e informações sobre o calendário de vacinação. “Estou muito feliz, por este momento importante. É o primeiro passo de um salto grande. Cidade Inteligente é exatamente o que estamos fazendo ao usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou.

IRÔNICO

A briga nas eleições entre ex-aliados promete muitos rounds, principalmente entre o senador Antônio Carlos Valadares, PSB, e o vice-governador Belivaldo Chagas, MDB, que foi “apadrinhado” do seu Vavá por décadas e agora cansou de receber ordens e decidiu caminhar por outras vias. Belivaldo garante que Valadares não manda mais em coisa alguma e nas reuniões da oposição tem que ficar na última fila e só ouvir. Antes, ele ficava na frente e dava ordens. As coisas mudaram. O vice-governador Belivaldo Chagas (MDB) afirma que “na oposição tem muito cacique e pouco índio”.

GRANDE LÍDER

Belivaldo Chagas afirmou que hoje o líder da oposição em Sergipe é o deputado federal André Moura (PSC) e que o senador Eduardo Amorim (PSDB) apenas acompanha as decisões de André. Ele afirma ainda que os Valadares não aceitam a liderança do deputado. “André não é apenas o líder de Temer no Congresso. Ele é o líder da oposição e todos sabem disso e o Eduardo Amorim diz sim só quando o André decide”, disse Belivaldo.

LIVRO VELHO

Sobre o anuncio de que poderia haver uma terceira via, com os Valadares, pai e filho, candidatos ao governo e senado, Belivaldo mais uma vez afirmou que “esse livro eu já conheço, eu já até de trás para frente e conheço essa novela que parece o vale a pena ver de novo da Globo. Essa história da terceira via é conversa para boi dormir”, ironizou o vice-governador.

SEM UNIÃO

Ainda sobre a oposição, Belivaldo disse que não há união entre o senador Valadares, deputado Valadares Filho e o deputado André Moura e senador Eduardo Amorim e mais uma vez ele ironiza ao afirmar que “nem o Senhor doa Passos consegue unir a oposição. Em São Cristóvão por exemplo, enquanto nosso agrupamento estava unido, do outro lada estava Valadares pai e filho e do outro o André Moura e Amorim. Na verdade, eles estão juntos e não misturados”, disse.

ÚLTIMA FILA

Belivaldo Chagas disse que os Valadares “precisam entender que hoje eles precisam ouvir o líder André. Antigamente eles chegavam e sentavam na frente e hoje é diferente, e eles chegaram para sentar na última fila”, afirmou o vice-governador.

LENTES

A deputada estadual Maria Mendonça, PP, retrucou as declarações do governador Jackson Barreto de Lima, MDB, que disse que Maria tem problemas de vista, porque não enxerga o que o governo tem feito em Itabaiana, para beneficiar a população.

ENXERGA BEM

“As minhas lentes enxergam o que o povo de Sergipe vê e sofre diariamente”. Foi assim que a deputada Maria Mendonça (PP), da tribuna da Assembleia Legislativa, respondeu à provocação do governador Jackson Barreto que, em artigo publicado no Jornal da Cidade e replicado em suas redes sociais, no último final de semana, escreveu sobre “o que se passa pelas lentes da deputada Maria Mendonça”. No texto Barreto, questionava parte da entrevista da parlamentar ao próprio Jornal da Cidade, no final de semana anterior, onde ela apontava uma série de problemas enfrentados pelo Estado em áreas essenciais, como a segurança pública, em virtude da falta de planejamento de prioridade do Governo.

PALESTRA

A deputada estadual Goretti Reis, MDB, convidou a advogada Valdilene Oliveira Martins da Comissão dos Direitos da Mulher da OAB/SE, para uma palestra na Assembleia Legislativa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) com o tema Tem Família, Violência Doméstica e Lei Maria da Penha.claudio

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com