Cláudio Botafogo Messias-OnLine-27-02-2018- terça-feira

VOTAR É PRECISO, MAS COM JUÍZO

Desde ontem, começando pelo povoado Junco, que o Tribunal Regional Eleitoral está com o serviço de Atendimento Biométrico Itinerante, que será utilizado pela 13ª Zona Eleitoral. Hoje, terça-feira são contemplados os eleitores do Povoado Junco. Aliás, começou ontem naquele núcleo residencial. Amanhã, dia 28, o atendimento acontece na sede da cidade de Areia Branca. A solicitação feita pelo Juiz Eleitoral José Amintas Noronha de Meneses Júnior tem o propósito de facilitar o acesso do cidadão aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral. A operação itinerante oferece serviços de alistamento eleitoral (primeiro título), transferência, segunda-via e revisão de dados cadastrais, emissão de certidões, etc. Com os kits biométric os instalados no veículo itinerante, é possível realizar vários serviços prestados pelos cartórios eleitorais.

Os atendimentos acontecem das 08h às 14h, na Associação de Moradores do Povoado Junco (26 e 27) e no ambiente da Cozinha Comunitária de Areia Branca (28). Vale destacar que o veículo de atendimento itinerante comporta dois quites biométricos. Em razão da capacidade de atendimento, serão entregues 90 senhas por dia.

É preciso levar os seguintes documentos: – documento de identificação oficial (original e cópia); – comprovante de residência dos últimos três meses (original e cópia); – comprovante de alistamento militar ou certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos).

O juiz está corretíssimo em querer que o eleitorado cumpra com o seu dever, atendendo a nova tecnologia e cabe a cada um fazer a sua obrigação.

De bom alvitre lembrar que o voto é uma arma do cidadão e que ele precisa saber votar. Ter juízo e escolher o certo é bom por quatro anos. Quando a pessoa se vende por uma bicada (cachaça), pagamento de contas de água, luz e telefone e até por um botijão de gás de cozinha ou qualquer outra ninharia, está cumprindo para que o político possa fazer o que quiser com o seu mandato, sem qualquer satisfação, uma vez que já pagou pela mercadoria e não tem troco. Vamos ter juízo Brasil. Só depende de cada um, para que todos não paguem por um grupo de corruptíveis.

ALERTA

Foi implementado nesta segunda-feira, 26, o serviço de mensagens via SMS para informação de alerta em caso de possíveis desastres naturais. O mecanismo, disponibilizado pelo Ministério da Integração Nacional, abrangerá informações da Defesa Civil Estadual e Municipal. Para ter acesso aos alertas é necessário realizar o cadastro através de mensagem de texto enviada para o número 40199. O serviço é inteiramente gratuito.

SERVIÇO

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, destaca a relevância do serviço que está sendo disponibilizado não só em Sergipe, mas em todo o país. "É de grande importância, uma vez que as pessoas receberão em tempo real as informações necessárias para a prevenção em caso de desastres naturais, como indicação de fortes chuvas, rajadas de vento, ressacas no mar, entre outros. Tudo isso será enviado direto aos cidadãos cadastrados. Então é muito importante que, especialmente, as pessoas que vivem em áreas de risco, onde podem ocorrer deslizamentos ou inundação, realizem o cadastro, para que possam se prevenir e mobilizar a comunidade, principalmente no período com maior volume de chuva", destacou.

TÁ VIVO?

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ainda não fizeram a prova de vida devem realizar o procedimento até a próxima quarta-feira, 28, sob pena de ter o pagamento interrompido. A comprovação é obrigatória para todos os beneficiários que recebem seus pagamentos por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

 AGÊNCIA

Não é necessário ir às agências da Previdência Social. O procedimento é feito diretamente no banco em que o beneficiário recebe o dinheiro, mediante apresentação de documento de identificação com foto. Os bancos são responsáveis pela convocação dos segurados.

PRORROGAÇÃO

O prazo para o comparecimento das pessoas terminaria em 31 de dezembro do ano passado, mas, devido ao grande número de beneficiários que não realizaram o procedimento em 2017, o prazo foi estendido até 28 de fevereiro deste ano. Dos mais de 34 milhões de beneficiários do instituto, quase 32 milhões já fizeram a comprovação de vida. Até o início de fevereiro, 3,2 milhões de beneficiários ainda não haviam comparecido aos bancos pagadores de seu benefício.

PROCURADOR

Os beneficiários que não puderem ir até as agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem fazer a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS.

ACORDOU

Finalmente, as eleições deste ano já produziram alguma coisa de positivo em Sergipe. O governador Jackson Barreto de Lima, MDB, saiu da letargia e anunciou que não mais venderá a Deso. A privatização é um processo que se arrasta desde o Governo Albano Franco, que não teve coragem de vender a companhia, passou por João Alves, Marcelo Déda e agora caiu no colo de Jackson Barreto, que desistiu, porque não quer que os sergipanos desistam dele na disputa de uma das vagas para o Senado. Acordou! Macho.

PRESSÃO

Jackson lembrou a pressão que o seu governo enfrentou com relação a esse projeto. “Muitas vezes, fui ao BNDES tratar a respeito dos recursos de obras de outros projetos e os gestores do Banco me questionaram sobre a questão da Deso. Mas não vou deixar a marca de que privatizei a Deso, acabando com a minha história, que sempre foi de luta popular. Cheguei a uma agência do interior, uma senhora me questionou se iria privatizar a Deso e argumentou que a água é um bem de Deus, que não poderia privatizar esse bem. Isso me fez refletir sobre a sabedoria do nosso povo. Agora, chegou a hora de tomar uma posição definitiva e estou feliz de ouvir o quanto temos avançado no estado com o trabalho que a empresa realiza. É uma empresa que tem a tarefa imensa de levar água para a população sergipana. Vamos t rabalhar para, a cada dia, melhorar a prestação desse serviço e sei que esse anúncio é uma motivação para os trabalhadores continuarem a fazer o seu melhor”.

FANTASMAS

A operação caça-fantasmas na administração do ex-prefeito João Alves Filho, DEM, continua. Muita gente está sem dormir e poderá ter que devolver tudo que botou no bolso, sem precisar fazer qualquer coisa, para justificar a grana. O Ministério Público Estadual está em cima da turma. Famílias inteiras eram beneficiadas com a bocona.

MPE: duas famílias recebiam da PMA sem trabalhar

 FAMÍLIAS

Duas famílias ligadas ao DEM que recebiam gordos salários da Prefeitura de Aracaju sem trabalhar durante a gestão do ex-prefeito João Alves Filho (DEM) estão sendo investigadas pelo Ministério Público Estadual (MPE). Os integrantes destas famílias exerciam cargos comissionados na Secretaria Municipal de Articulação Política e Relações Institucionais (Seapri), pasta comandada à época pelo vereador Juvêncio Oliveira (DEM).

 JUVÊNCIO

O vereador Juvêncio Oliveira prestou depoimento no MPE e admitiu que havia estas famílias lotadas na Seapri. Informou que, ao tomar conhecimento das nomeações e ausência das pessoas ao posto de trabalho, fez comunicado oficial ao ex-prefeito João Alves Filho, que teria reagido dizendo que aquelas nomeações seriam uma “acomodação orçamentária”.

 DENÚNCIA

A denúncia acabou revelada nos desdobramentos de uma outra investigação, que culminou com ação de improbidade administrativa movida pelo próprio MPE contra o ex-servidor Valdson Quirino Santos, acusado de desviar recursos públicos em montante de quase R$ 322 mil da Seapri. Após as investigações policiais e o consequente processo judicial por improbidade administrativa, Valdson Quirino decidiu colaborar e denunciou os servidores fantasmas existentes na Seapri durante a gestão do vereador Juvêncio Oliveira.

 NO LIXO

 A 1º Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) determinou, por três votos a zero, a instalação da CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] do lixo na Câmara de Vereadores. A decisão foi tomada após a corte negar provimento ao recurso do presidente Nitinho Vitale (PSD), que pedia a suspensão do mandado de segurança impetrado pela oposição para que a investigação iniciasse.

  UNANIMIDADE

Como foi decidido por unanimidade, Vitale não poderá mais recorrer no TJ. A CPI foi alvo de muitas polêmicas na Câmara. O requerimento foi levado à votação em março do ano passado, e rejeitado por 16 dos 24 vereadores. A intenção era analisar de forma profunda os contratos da Prefeitura de Aracaju com as empresas responsáveis pela coleta de lixo e limpeza de canais. O líder de oposição, Élber Batalha (PSB), comemorou a decisão dos magistrados. “Essa ‘caixa-preta’ do lixo tem que ser esclarecida. Aracaju se notabiliza por ter a única Câmara em que houve apenas uma CPI. Parece que não gosta muito de investigação, temos que quebrar esse paradigma”, comentou.

 NO BOLSO

A Prefeitura de Aracaju realizará o pagamento dos salários de fevereiro, de todos os servidores municipais, nesta quarta-feira, dia 28. O anúncio foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira nas redes sociais nesta segunda-feira, 26. Mais uma vez, a atual gestão realiza o pagamento do funcionalismo público municipal em dia, dentro do mês trabalhando. Edvaldo cumpre assim o compromisso firmado com a população aracajuana.

 PARA TODOS

“Todos os servidores municipais ativos, aposentados, pensionistas e os cargos em comissão receberão seus salários do mês de fevereiro na noite da quarta-feira, dia 28. É resultado do esforço da administração, da organização das nossas finanças e o cumprimento do compromisso que firmei com a sociedade. Mais uma vez estamos realizando o pagamento em dia”, afirmou o prefeito.

 INDENIZAÇÕES

Além do pagamento dos salários de fevereiro, a prefeitura de Aracaju dará continuidade ao pagamento das indenizações de funcionários dispensados da administração em 2014, 2015 e 2016 e que não receberam na gestão passada. Para esta modalidade de pagamento, a gestão direcionará cerca de R$ 1 milhão.

 EM DIA

Edvaldo Nogueira colocou o pagamento dos salários dos servidores em dia desde o primeiro mês da atual gestão. Ao longo do ano passado, além de honrar com o pagamento das 13 folhas salariais de 2016 (12 meses mais o décimo terceiro salário), o prefeito também quitou os salários pendentes do seu antecessor. Assim, ele pagou 15 folhas salariais em um ano, com um investimento superior a R$ 1,1 milhão.

                JUCA BALA

O Ministério Público Estadual ingressou com uma Ação de Improbidade Administrativa contra José de Araújo Leite Neto (ex-prefeito Juca de Bala), Onete da Mota Santos, Rosiane Gomes Souza e da Fundação Evangélica Restaurar, baseado em parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado.

 CONVÊNIOS

A denúncia passa por supostas irregularidades nos convênios celebrados entre o Fundo Municipal da Saúde, o Fundo Municipal da Assistência Social, a Prefeitura Municipal de Laranjeiras e a Fundação Restaurar. O total liberado em cinco convênios ultrapassa R$ 8,3 milhões.

 DIVERGENTES

 Chamou a atenção do MPE as divergências entre os valores conveniados e os liberados (liberação superior de recursos ao fixado nos termos dos convênios celebrados) em 2015, na gestão do ex-prefeito Juca de Bala. O promotor Walter César Nunes vai arrolar as testemunhas, perícias e documentos no processo.

 PRÓ-JOVEM

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou ontem às inscrições para o Programa ProJovem Urbano. A iniciativa, que atenderá jovens de 18 a 29 anos, tem como principal objetivo garantir que os inscritos concluam o ensino fundamental, além de oferecer qualificação profissional, a fim de inseri-los no mercado de trabalho devidamente qualificados.

 VAGAS

Segundo a coordenadora do ProJovem no município, Moniza de Oliveira Santana, foram disponibilizadas 200 vagas para Socorro e desta vez a área da saúde foi a escolhida para o curso de capacitação. “Os estudantes que se matricularem participarão de cursos profissionalizantes e poderão atuar como auxiliares de consultório dentário, laboratório, recepcionista em clínicas e demais atividades nesse segmento. Estamos muito ansiosos para dar início a essas ações, pois elas proporcionarão muitas vantagens aos cidadãos”, comemora.

 MATRÍCULAS

As matrículas serão realizadas até hoje, 28, na Escola Municipal Manoel Cunha, localizada no final de linha do Conjunto Marcos Freire III, durante todo o dia. Os interessados devem se dirigir até o local com originais e cópia da Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Histórico Escolar. “Inserir o jovem no mercado de trabalho é muito importante, pois é através do trabalho dele e com garantias de pleno desenvolvimento, que construímos um município, mais forte e igualitário para todos”, aclaudio

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com