DE VICE EM VICE, PODE CHEGAR LÁ
A repórter fotográfica e ex-primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, PT, já foi anunciada como candidata ao Senado e agora tem seu nome colocado nas conversas política como opção para ser vice de Belivaldo Chagas, MDB, o que a levaria a renunciar a condição de vice-prefeita de Aracaju. Trazida a tira-colo por Marcelo Déda, PT, Eliane não teve uma passagem brilhante como primeira-dama, mas também não foi envolvida em atos de corrupção, o que já não é um mau negócio, mas ter competência para governar Sergipe, é uma incógnita e só a história poderá dizer se tem liderança e cacife para tamanha empreitada, mesmo que seja circunstancial, quando da ausência do titular. A brasiliense Eliane Aquino garante que não conversa com o governador Jackson Barreto, MDB, sobre a sua indicação para vice de Galeguinho. Mas como não se pode acreditar em político, seu nome continua no balão de ensaio.
Atualmente secretária da Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino, ainda, não se destacou na sua pasta, parece mais que só em o trabalho de receber o gordo salário, segundo alguns opositores, visto que não se vê um trabalho eficaz, onde esteja à frente. Fruto de uma projeção por conta de ter sido companheira de Marcelo Déda, Eliane precisa mostrar para que veio a Sergipe, como política e administradora. Sair da sombra do falecido Déda e trabalhar com as pernas próprias, talvez, seja uma forma de ganhar a confiança dos sergipanos, deixando de ser a “viúva de Déda”. Mas será que as raposas do PT e de aliados deixarão que Eliane prove que tem competência? Ou será que não é do seu estilo sair do comodismo de uma Secretaria e ir &agra ve; luta como fizeram outras. Não é fazer assistencialismo, mas trabalhar pela redução da desigualdade social e econômica de Sergipe. Vamos esperar e que Deus a ilumine e dê forças para trabalhar pelo Estado.
FATURA
O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) mandará para a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) a fatura relativa ao reasfaltamento das vias que foram danificadas pelos serviços daquele órgão mantido pelo Governo do Estado. “Essa conta vai ter que ser paga e não será pela Prefeitura de Aracaju”, avisou, nesta terça-feira, 16, em entrevista coletiva concedida no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.
DANOS
O prefeito esclareceu que não admite que a Companhia de Saneamento de Sergipe permaneça promovendo danos às vias por onde realiza os serviços de esgotamento sanitário sem que seja atribuída à Deso qualquer responsabilidade. Na coletiva, Edvaldo Nogueira voltou a demonstrar indignação com a situação e destacou os prejuízos causados pelas obras da Companhia de Saneamento à avenida Antônio Fagundes Santana, no bairro 13 de Julho, e cobrou entendimentos. “A Deso podia nos comunicar, informar antes”, disse. “Se tivesse informando antes, a gente teria esperado para fazer o recapeamento depois”, comentou.
RELAÇÕES
A fatura será encaminhada para que a Deso assuma todos os prejuízos que as obras por ela realizadas sejam ressarcidos à Prefeitura de Aracaju. “Se for pela amizade, será pela amizade, pelo entendimento. Senão, vai ser pela justiça”, diz. Para Edvaldo Nogueira, esta desarmonia entre a PMA e a Deso não afetará as relações políticas do prefeito com o governador Jackson Barreto (PMDB). “O governador me ligou ontem me parabenizando, dizendo que concorda comigo. Ele tem consciência”, disse. “Jackson Barreto foi um bom prefeito de Aracaju e sabe que a posição que estou adotando é a correta. Aqui não é política. É administração. Fui eleito para tomar conta da cidade e vou tomar conta da cidade e dos problemas da cidade”, enfatizou .
LICITAÇÃO
A Comissão Permanente de Licitação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realiza nesta quarta-feira, 17, às 9h, na sede da empresa, uma sessão pública com o objetivo de concluir a análise das propostas de preços e julgamento do processo licitatório nº 001/2017, cuja finalidade é a contratação de empresas especializadas para a execução dos serviços de limpeza urbana de Aracaju. O edital prevê a contratação das empresas para um prazo de cinco anos, com valor anual dos serviços de R$ 80 milhões.
CREDENCIADAS
Das 12 empresas credenciadas na primeira fase de habilitação e análise dos documentos, oito foram habilitadas e permaneceram no certame. São elas: Cavo Serviços e Saneamento S.A, Torre Empreendimentos Rural e Construção Ltda, Proactiva Meio Ambiente Brasil Ltda, Tecnal Tecnologia Ambiental em Aterros Sanitários Ltda, BTS Terceirização de Serviços Ltda, PP Serviços e Construções Ltda, Planeta Ind e Serviços Ltda e a FM Transportes Ltda.
EDITAL
A licitação está dividida em quatro lotes. O primeiro deles diz respeito à coleta, transporte e descarga de resíduos sólidos urbanos. Neste lote estão incluídos os resíduos domiciliares, comerciais e públicos, cuja quantidade é de 204 mil toneladas por ano. Há também a coleta, o transporte e a descarga de material reciclável, com previsão de 120 toneladas em 12 meses. Inclui-se neste lote ainda o serviço de educação ambiental.
O lote dois envolve a coleta, o transporte e a descarga de resíduos sólidos da construção civil e volumosos, com quantidade prevista de 180 mil toneladas anuais. O terceiro lote corresponde à varrição e limpeza mecanizada das praias. Neste grupo estão inseridos os serviços de varrição manual de vias e logradouros públicos; os serviços de varrição mecanizada, além da limpeza mecanizada das praias. O último lote é da limpeza geral, com roçagem mecanizada e limpeza geral.
RECUPERAÇÃO
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura iniciou a recuperação da caixa d’ água no Povoado Pedra Branca, município de Maruim/SE. A recuperação atende o plano de ação de reformas dos reservatórios da zona rural. De acordo com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Elberto Sobral, no ano anterior, a equipe realizou um levantamento da situação dos reservatórios. “Nesta semana iniciamos a reforma da caixa d’ água do Povoado Pedra Branca. Em breve, outras localidades serão contempladas. Mas, cabe ressaltar, que o município já executou a reforma do reservatório do Povoado Ferro e a substituição da caixa d’ água do Povoado Guiomar Dias”, destacou.
COLUNAS
No reservatório do Povoado Pedra Branca, com capacidade para 30 mil litros de água, serão construídas seis colunas e executada a recuperação das existentes; consolidação do reforço da base de concreto; impermeabilização interna e pintura externa. A obra deve ser concluída até o final deste mês.
COTA ÚNICA
O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, em vídeo publicado, nas redes sociais, nesta terça-feira, 16, que o prazo para o pagamento em cota única do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) foi prorrogado para o dia 5 de fevereiro, mesma data do vencimento da primeira parcela para quem optar pelo parcelamento do tributo. Até a nova data, permanece o desconto de 7,5% para quem optar pelo pagamento em cota única.
ATRASO
Um dos motivos da ampliação do prazo diz respeito a um problema, identificado pela Secretaria da Fazenda, no processo de distribuição de uma parte dos carnês físicos, que deveriam ter sido entregues na sua totalidade até a última segunda-feira, dia 15. "Para não causar nenhum prejuízo aos contribuintes, resolvemos ampliar o prazo", reforça o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, que aparece ao lado do prefeito no vídeo.
INADIMPLENTES
Até o novo prazo, permanece o desconto de 7,5% para quem optar pelo pagamento em cota única e não possuir dívida com o município. Já para os inadimplentes, o desconto é de 2,5%. O pagamento pode ser feito a partir de amanhã, 17, utilizando o mesmo carnê físico ou imprimindo uma nova guia no Portal do Contribuinte.
LEILÃO
A partir desta quarta-feira, dia 17, os interessados em participar do 44º Leilão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) já poderão visitar os lotes disponíveis no pátio da empresa Barradas e Queiroz, concessionária da autarquia, localizado na BR-101/ KM-94, município de Nossa Senhora do Socorro. Serão disponibilizados 374 veículos, entre carros e motos – recuperáveis e sucatas. A visitação segue até a próxima sexta-feira, dia 19, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas. O leilão acontecerá no próximo sábado, dia 20, a partir das 8h30, no pátio da Barradas e Queiroz.
MOTOCICLETAS
Nesta edição, a maior parte dos lotes é de motocicletas. “Dentro dos bens disponíveis no leilão, estarão à disposição 308 motos e 66 carros. Entre eles, 222 veículos em condição de sucata e 152 em situação de recuperáveis. É importante que os interessados visitem os lotes para conhecerem os bens e suas condições para terem a certeza do que estão adquirindo. O Detran/SE orienta que as dúvidas podem ser sanadas através da Central de Atendimento da empresa concessionária, pelo telefone 3024-8460”, explicou o representante da Comissão de Leilão do Detran/SE, Carlos Júnior.
OBRA
A juíza Telma Maria Santos Machado, da 1ª Vara da Justiça Federal de Sergipe, determinou prazo de 120 dias para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) concluir as obras de duplicação da BR 101, em trecho entre o povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, e o município de Maruim. A juíza atende pleito do cidadão sergipano Paulo Roberto Menezes Matheus, em ação popular movida contra a União e contra o DNIT.
MOROSIDADE
Na sentença, a juíza classifica que a morosidade das obras traz prejuízos para o patrimônio público e para a moralidade administrativa. “A não conclusão da referida obra lesiona o patrimônio público na medida em que grande quantidade de dinheiro público já foi depreendida em uma obra que permanece inacabada, por isso, sem uso, deteriorando-se”, enalteceu a juíza na sentença. “Tal fato implicará aumento de custo para retomada da execução da referida obra”, observa.
INADEQUADOS
Na defesa, a União e o DNIT classificam como inadequados a ação popular e os pedidos nela contidos e sustentam que os acidentes ocorridos na rodovia não foram causados pelas obras de duplicação e alega que a via se encontra sinalizada. Mas a juíza entende que as obras trazem prejuízos à comunidade por funcionar em mão única de direção, sem acostamento, sem barreiras de concreto ou metálica e em péssimo estado de conservação.
CULTURA
O Corredor Cultural Irmão, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), iniciará 2018 com uma exposição dedicada a um dos mais consagrados artistas visuais de Sergipe. A mostra “Adauto Machado – Pinturas e Esculturas” será lançada no dia 23 de janeiro de 2018, desta vez no turno da tarde, às 17 horas, trazendo um pouco dos mais de 50 anos de trajetória do artista.
DESTAQUE
O artista tem como destaque, em sua obra, pinturas de cavalos, feiras sergipanas, marinhas, paisagens urbanas e rurais, retratos e cenas do sertão nordestino. Atualmente, também, vem se dedicando a confecção de esculturas, que irão compor a exposição. A mostra contará ainda com fotografias de Lucio Teles, com registros de Adauto durante seus processos de criação.
VAIAS
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cármen Lúcia foi recebida com vaias por centrais sindicais e movimentos sociais, que organizaram um protesto em frente à sede do Tribunal de Justiça momentos antes de a ministra se reunir com o presidente Cezário Siqueira, desembargadores e juízes de Sergipe nesta terça-feira, 16.
ORGANIZAÇÃO
A manifestação foi organizada para reclamar principalmente, dos valores de auxílio-moradia e outros benefícios para magistrados. O coordenador de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário (Sindijus), Gilvan Souza, explicou como funciona a concessão da gratificação e como isso prejudica os cofres públicos. "Queremos a moralização do poder judiciário em relação aos gastos. Enquanto a população escuta esse discurso de crise constantemente, os juízes que já recebem salários de mais de R$30 mil ainda recebem um auxílio moradia de R$4.377. essa garantia se sustenta graças a uma liminar do ministro Luiz Fux. Por ano, são gastos R$7 milhões", reclamou.
SEM SALÁRIOS
Em Monte Alegre de Sergipe mais de 90 trabalhadores ainda não receberam salários de dezembro de 2017, causando assim muita decepção e transtornos na vida de funcionários que sem dinheiro não pagam as contas prejudicando até comercio local. Segundo informações na última sexta-feira 12/01, o Sindicato dos Servidores Públicos de Monte Alegre (SINTEGRE), filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), realizou assembleia geral onde foi aprovado por unanimidade uma paralisação de protesto com todas as categorias de servidores municipais na próxima quinta-feira, dia 18/1.
PARALISAÇÃO
Os trabalhadores que são ligados a área da educação e estão com salário atrasado, iniciaram a paralisação ontem, 16/01 , com duração até a sexta feira. O Presidente do Sindicato SINTEGRE, Pedro Silvino da Costa afirmou em entrevista divulgada no site da Cut-Se, que o motivo da mobilização é simplesmente pressionar o pagamento do salário atrasado.
SEM PLANEJAMENTO
“Estamos vendo que a gestão da prefeita Nena de Luciano (Marinês Silva Pereira Lino – PLB) não tem planejamento. Se existe o recurso federal Fundeb 40%, destinado aos trabalhadores da educação, nada justifica que estes trabalhadores tenham que passar o Natal e o Ano Novo sem o salário de dezembro”. Ainda segundo Pedro, a prefeita tenta se justificar na “crise”, pois segundo ela o município está com dificuldade financeira, pois houve queda na receita e etc… Por este mesmo motivo apresentado, ela se reuniu com a equipe e planejaram que até o dia 10 de janeiro todos os servidores de Monte Alegre receberiam o salário de dezembro.