Cláudio Botafogo Messias-OnLine-29-11-2017 quarta-feira

ABRIGO INTERDITADO

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) está obrigada a interditar o abrigo de taxi-lotação instalado no centro da cidade. A determinação vem do juiz Marcos de Oliveira Pinto, da 12ª Vara Cível, que atende pleito do Ministério Público Estadual (MPE) feito em ação cível pública diante dos riscos de desabamento da estrutura daquele abrigo instalado na avenida Carlos Firpo.

CONSERTO

O MPE ajuizou a ação a partir de matéria publicada pelo Portal Infonet no mês de outubro deste ano, destacando a situação e os riscos que a comunidade enfrenta em consequência das precárias condições do abrigo. Na decisão, além de determinar a interdição, o juiz concede prazo de 90 para a SMTT consertar toda a estrutura metálica e retirar as placas que apresentam possibilidade de descolamento.

CPI DA SAÚDE

Na Câmara de Vereadores, durante a sessão desta terça-feira, 28, alguns parlamentares da base aliada do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) criticaram a iniciativa do colega Isac Silveira (PC do B), de colher assinaturas para a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) a fim de apurar as desavenças entre Prefeitura de Aracaju e Hospital de Cirurgia.

MOMENTO ERRADO

O vereador Carlito Alves (PRB) reclamou e questionou as razões para o pedido de CPI. “Não entendo. Não sei se é algo particular, se está inconformado com o prefeito ou se realmente é por causa da saúde. De uma coisa eu tenho certeza: não é o momento. Na CPI do lixo, ele [Isaac] votou contra, que foi muito mais grave, e foi criada pela oposição. Agora, sendo da situação, do mesmo partido do prefeito, vem criar uma CPI da saúde. Não sei por que não houve conversa antes”, comentou.

CONCURSO

A Prefeitura de Aracaju assumiu compromisso de realizar concurso público para preenchimento de cargos no município e extinguir os cargos comissionados que estão em desacordo com os preceitos constitucionais. O compromisso foi assumido por representantes da PMA em audiência pública extrajudicial realizada no Ministério Público Estadual, conduzida pelos promotores de justiça Luciana Duarte e Bruno Melo, da 1ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju, especializada na Defesa do Patrimônio Público e Previdência Pública. A audiência é um dos desdobramentos da Operação Antidesmonte desencadeada pelo MPE no ano passado para impedir irregularidades durante a transição pós eleições.

RUSGAS

O ex-deputado federal e pré-candidato ao Senado, Rogério Carvalho, PT, e o deputado federal Jony Marcos, PRB, estão com relações abaladas. Os dois teriam discutido feio em Pedrinhas, depois que Rogério estranhou o chamego de Jony e o ex-prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, com o empresário Edvan do Amorim, visando participar de uma chapa majoritária, que será encabeçada pelo senador Eduardo Amorim (irmão de Edvan).

SEM CHANCE

Rogério não vê chance de Heleno Silva ser candidato ao Senado no grupo de Jackson Barreto de Lima, porque ele (Rogério) é o candidato ao Senado junto com Jackson Barreto. Portanto, se Heleno quiser disputar o Senado terá que ir para a oposição ao atual governador Jackson Barreto.

NEGAM

Rogério e Jony negam que tenham se estranhado nas comemorações da emancipação política de Pedrinhas. A conversa ríspida teria ocorrido na presença do deputado estadual Zézinho Guimarães.

INTERDIÇÃO

O Ministério Público pediu e a Justiça acatou a interdição do Matadouro Municipal do município de Ribeirópolis, no Agreste sergipano. A prefeitura tem até o próximo dia 6 de dezembro,  para regularizar a situação do Matadouro e caso isto não seja feito acontecerá a interdição.

GASTOS

Os gastos em adequações solicitadas pela Justiça somam mais de R$ 1 milhão. A decisão foi tomada pela Juiz Horácio Gomes Carneiro Leão. De acordo com o pedido do Ministério Público, o Matadouro está inadequado e apresenta risco à saúde dos ribeiropolenses, tanto os que ali trabalham como os que consumirão os produtos – no caso a carne.

ABATE

Caso o município não se adeque às normas pedidas, o matadouro será interditado e o serviço de abate terá que ser feito em outros locais, e isso aumentará o custo tanto para os marchantes quanto para os consumidores; além disso, a prefeitura deixará de arrecadar a verba oriunda dos serviços realizados no matadouro.

ITABAIANA

Caso semelhante aconteceu em Itabaiana, porém o prefeito conseguiu liminar para continuar o funcionamento, e é isto que o prefeito de Ribeirópolis, Antônio Passos tenta, já que ele afirma que no momento o município não tem condições financeiras para realizar as adequações.

DESEMPREGO

O deputado estadual Georgeo Passos, natural do município ribeiropolense afirma que com a interdição cerca de 80 famílias perderão sua fonte de renda. “Várias pessoas dependem do trabalho no matadouro e que agora não vão ter mais o que fazer. Não podemos deixar essas pessoas desamparadas”, disse. Georgeo disse que entende as exigências sanitárias feitas pelo Ministério Público e Adema, mas pediu que se encontre outro caminho para um entendimento.

ECONOMIA

“O matadouro é muito importante para a economia da nossa região. Não vamos aceitar essa decisão e vamos recorrer na Justiça, mas esperamos que as autoridades se sensibilizem para que tenhamos outra solução para este problema. Fica o pedido de ajuda para que possamos juntos encontrar um caminho para que esses pais de família não fiquem desempregados. Para que a gente possa o quanto antes reabrir esse local”, solicitou parlamentar.

CANINDÉ

A deputada estadual Goretti Reis foi até a cidade de Canindé de São Francisco para acompanhar algumas ações do Governo do Estado que através da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), voltou ao município com mais uma edição do Ceac Itinerante. Foram oferecidos para os moradores de Canindé e das proximidades a possibilidade de resolverem pendências com a SSP, em especial com a emissão de carteira de identidade e 2ª via, INSS, Incra, Ipesaúde, Seplag, Detran, Jucese, entre outros.

AMBULÂNCIAS

Acompanhada do vice-governador Belivaldo Chagas, secretários municipais e vereadores a deputada esteve na entrega de 3 ambulâncias para o hospital daquele município e também participou de uma audiência pública com representantes da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) para falar sobre os perímetros irrigados de Canindé.

RANGO

Goretti Reis participou de um almoço com o candidato a prefeito da cidade, Nailson  Marinho e vereadores locais. “Precisamos acompanhar essas ações de perto e saber o que de fato vem sendo desenvolvido em nossos municípios. É de extrema importância trazer o CEAC aonde o povo está e precisa. A entrega dessas ambulâncias vai beneficiar um grande número de pessoas. Esse contato com moradores de do sertão sergipano e outras regiões é fundamental para o desenvolvimento das ações de um parlamentar. Somos deputados estaduais e a nós cabe estar nos municípios para conversar com a população e acompanhar as ações do Governo de Sergipe”, disse Goretti.que na ocasião também concedeu entrevista na Rádio Xingó FM.

PROCESSO SELETIVO

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), publicou uma Retificação do Edital Nº 31/2017, que trata da abertura do Processo Seletivo Simplificado, destinado ao preenchimento de vagas e cadastro reserva para professor, gestor, coordenador e secretário de Educação Básica, para os 25 novos Centros de Excelência de Ensino Médio (CEEM) da rede pública estadual.

INSCRIÇÃO

A alteração prorrogou o período de inscrição e, por conseguinte, modificou o cronograma geral do Processo Seletivo Simplificado nº 31/2017. Programado inicialmente para encerrar na sexta-feira, 24, o prazo para os interessados se inscreverem no PSS foi estendido até às 23h59 de hoje, quarta-feira, dia 29 de novembro.claudio

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com