EM DEFESA DO SUS E DOS ARREBENTADOS
Sergipe tem mais um espaço de articulação da sociedade civil em defesa da política pública de saúde: o Fórum Sergipano em Defesa do SUS e contra a Privatização da Saúde. O lançamento oficial ocorreu na tarde de ontem, quarta-feira, 18, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. Participam do Fórum organizações não governamentais, movimentos sociais, entidades de classe e de usuários do SUS.
INTERMEDIARORA
Provocada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da UFS (Sintufs), uma das entidades que tem protagonizado o Fórum em Sergipe, a deputada estadual Ana Lúcia intermediou o diálogo entre as entidades que integram o movimento e a ALESE para viabilizar o lançamento do Fórum. Na mesa, estiveram presentes Fábio Santos, coordenador geral do Sintufs; defensor público que integra o Núcleo de Saúde da Defensoria Pública de Sergipe, Gustavo Dantas; o procurador do Ministério Público Federal, Ramiro Rockenbach; além de Adriana Tavares, representando o Movimento Mulheres de Peito.
DOIDEIRA
A administração pública municipal de Monte Alegre, que tem à frente Marinez Silva Pereira Lino (Nena de Luciano), é doideira total. Sem receber seus salários e como não são santos para viver de promessas, os motoristas resolveram paralisar com o transporte de estudantes. Nena culpa quem está com fome, pela paralisação e quer que voltem de barriga vazia.
CULPADOS
Nena acusa o ex-prefeito Antônio Fernandes Rodrigues Santos (Tonhão de Monte Alegre) de responsável pela paralisação, porque ele não teria prestado contas sobre o gasto com o transporte escolar. Tonhão rebate e prova que a culpa é de Nena e não dele e nem dos motoristas, como ela que a população acredite.
MANIFESTAÇÃO
Houve manifestação na porta da Secretaria Municipal de Educação de Monte Alegre do Sergipe, numa forma de chamar a atenção do povo para o descalabro em que se transformou a administração da prefeita Nena de Luciano. Ela faz ameaças e diz que os motoristas terão que prestar contas ao promotor público que atua na cidade. Este Brasil está mesmo virando ao contrário.
ESCLARECIMENTO
Os motoristas responsáveis por levar os estudantes às escolas da rede municipal da cidade resolveram paralisar as atividades. Os trabalhadores alegam que só retornarão ao serviço caso a gestão efetue o pagamento dos salários dos mesmos que se encontram atrasados.
CONTAS
A atual administração vem a público esclarecer que foi deixado de prestar contas da verba entregue ao município do PNATE no valor de R $ 136.878,13 (cento e trinta e seis mil e oitocentos e setenta e oito reais e treze centavos), pela gestão anterior. Devido ao descumprimento e falta de transparência na referida prestação de contas pela gestão anterior, a qual não cumpriu com seu compromisso perante o citado programa, o município vem sendo notificado constantemente pela irregularidade cometida na época, inclusive com alerta de sérias sanções.
TONHÃO NA DEFESA
O ex-prefeito Tonhão de Monte Alegre (Antônio Fernandes Rodrigues Santos) se defende esclarece que a prestação de contas referente ao transporte escolar é realizada, por lei, de um exercício para o outro. Ou seja, a prestação de contas do ano de 2016 é feita em 2017 já na nova gestão. Mesmo se eu quisesse antecipar, sendo prefeito em 2016, não poderia, porque a lei não me do esse direito.
SENHA NEGADA
A pessoa responsável que faria essa prestação de contas pelo escritório de contabilidade que trabalhou em nossa gestão, solicitou a senha do SIGPC, que fica em poder da atual administração, sendo que a prefeita negou a informação. Dessa forma, torna-se impossível prestar contas do exercício de 2016, explica Tonhão de Monte Alegre.
OPOSIÇÃO
Ao saber que pedidos de parlamentares da situação não são atendidos pelo DER, o deputado Georgeo Passos (PTC), líder da oposição, disse que pensava que apenas seus pedidos não eram atendidos pelo DER. “Fiz uma indicação sobre a pista da Serra do Machado em Ribeirópolis, por dois quebra-molas, que até hoje não chegaram! Só sei que quando o diretor Adaílton quer, as coisas acontecem! É inadmissível que o presidente do DER tenha menos força que um diretor subordinado e que está tratando o órgão politicamente”.
TRECHO
Georgeo enfatizou que várias indicações foram feitas e que muitas delas não foram atendidas. “Depois de inúmeros apelos, foi feito aquele trecho da Serra do Machado até Nossa Senhora das Dores. Mas existem várias outras rodovias precisando de serviços. Do povoado Jenipapo em Lagarto até Itaporanga, praticamente não tem pista. De Umbaúba para Itabaianinha é outro trecho crítico. Espero que o governador respeite esta Casa que traz as demandas da sociedade e veja essas pessoas que comando o DER e fazem dele o uso político da máquina”.
SOLIDÁRIO
Diante das reclamações do deputado Jairo Santana, PRB, sobre não ser atendido pelo DER,, com respeito a conservação de estradas, deputado Zezinho Guimarães ficou solidário com o colega. “Realmente as estradas em Sergipe se encontram num estado deplorável! O governo tem feito algumas ações em determinados lugares, como de Tobias Barreto a Poço Verde e promete iniciar de Itabaianinha a Tobias Barreto até para ver se ao menos fica transitável porque estão intransitáveis. Realmente esse Adaílton (Martins) é forte e é preciso encaminhar as recomendações para ele”, ressaltou Guimarães.
RECESSO
O deputado Moritos Mattos (PROS) disse que durante o recesso em julho passado chegou a visitar várias cidades do interior e que fez um pronunciamento cobrando os reparos necessários nas rodovias estaduais. “Numa dessas viagens estouramos dois pneus do carro. Demos um jeito e conseguimos chegar a Aracaju. Mas os pneus estavam comprometidos”.
GRAVE
O deputado Adelson Barreto Filho (PR) disse que a denúncia de Jairo de Glória é grave e merece ser apurada. “Atitudes como esta não fazem bem à gestão e devem ser apuradas! Quero me solidarizar e dizer que o povo do Sertão está sofrendo, vem sendo vítima das estradas mal conservadas pelo Governo. Lamentavelmente são atitudes repugnantes”, condenou. (PMDB).