TORTURADO! SERÁ QUE PERDEU MEMÓRIA
O crime de tortura é hediondo, portanto, a sociedade deve repudiar. Mas não pode alguém que sofreu isso, de repente, ter esquecido. Talvez, a tortura tenha afetado a sua memória e isso aconteceu com o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, que agora diz foi torturado, quando esteve preso no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf). Tem que ser apurada esta denúncia, para que fique esclarecido tudo.
SEM ÁGUA
Sukita afirmou que “fui torturado na prisão. Em 40 dias, eu só tomava água à noite. Eu passei 37 dias sem ver a luz do sol”, reclamou o ex-prefeito. Ele garante que a Constituição não permite tortura a presos, mas segundo Sukita, no Compajaf, a tortura aconteceu e até o momento não foi investigado. A partir desta denúncia, a justiça deverá se pronunciar sobre o assunto para saber sobre a veracidade da denúncia.
DITADURA
O que aconteceu com Sukita, se é verdade, é de dar inveja aos militares que praticavam tortura, durante a ditadura. E até mesmo parece cena de filme de espionagem ou coisa parecida. Sendo invenção ou não, o fato é que deve ser apurado, para que não se repita. O ex-prefeito contou também que enquanto esteve preso, outro ato que teria sido praticado por agentes, foi o fato de proibirem ele de beber água. Sukita afirma que a água era escorrida para que ele pudesse ver e em seguida era lhe dado o jarro para que ele “lambesse”. “A água era jogada fora para eu ver e depois me davam o jarro gelado para eu lamber. Eu só ia beber água 7 horas da noite”, acusou Sukita.
CARENTES
Famílias que estão escritas para receber imóveis no conjunto habitacional Marcelo Déda, na Barra dos Coqueiros, ainda não tem quando poderão realizar o sonho da casa própria. Apesar de estar pronto para abrigar as famílias sorteadas, ainda depende que a Caixa Econômica Federal (CEF) e do Ministério das Cidades definam uma data.
VULNERÁVEIS
De acordo com o secretário de Comunicação da Prefeitura da Barra dos Coqueiros, Edson Ricarte, os beneficiários serão pessoas de que vivem em situação de vulnerabilidade social e em áreas de preservação permanente. “O conjunto Marcelo Déda tem 550 residências e uma creche com capacidade para 240 crianças. São pessoas de localidades como Portelinha, Atalainha, e também de outros grupos vulneráveis, como idosos. Nós queremos liberar o quanto antes, a solicitação de entrega já foi feita e o sinal da Caixa pode ser dado a qualquer momento”, diz Ricarte.
EXPEDICIONÁRIOS
Vários crimes vêm ocorrendo na Praça dos Expedicionários, por causa das obras que não são concluídas. Com relatos de roubos, homicídios e acidentes de trânsito no local, o atraso para finalizar a reconstrução é apontado pela população como um agente determinante para a recorrência de crimes.
EMENDAS
Até o próximo hoje, dia 17, as Prefeituras de Aracaju e de Nossa Senhora do Socorro e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) devem apresentar as indicações que podem ser inclusas através de emendas ao Orçamento da União. O Governo do Estado já saiu na frente, ao apresentar indicação no valor de R$ 130 milhões para a área de saúde em Sergipe, segundo informações do deputado federal Jony Marcos (PRB), eleito coordenador de bancada no Congresso Nacional.
QUEBRADOS
Quarenta prefeituras sergipanas aderiram ao protesto contra a crise financeira e fecharam as portas ontem,a segunda-feira, 16. A informação dada pela assessoria de comunicação da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), ressalta que outras cidades podem apoiar o ato até esta terça-feira, 17, - data que os serviços administrativos municipais irão permanecer sem funcionar.
FECHADOS
Até o momento os municípios que contemplaram a ação em protesto à crise financeira pela qual as cidades vêm passando foram: Canhoba, Amparo do São Francisco, Porto da Folha, Poço Verde, Telha, Propriá, Canindé do São Francisco, Malhador, Cedro, Pacatuba, Ilha das Flores, Riachão, Lagarto, Neópolis, N. Sra das Dores, Malhada dos Bois, Itabaiana, Frei Paulo, Carira, Aquidabã, Boquim, Santana do São Francisco, Monte Alegre, N. Sra. de Lourdes, Itabi, Arauá, Laranjeiras, Cumbe, Feira Nova, Salgado, São Francisco, Tomar do Geru, Campo do Brito, Divina Pastora, Estância, Cristinápolis, Gararu, Indiaroba, Japoatã e Capela,
ENCONTRO
Na manhã de ontem,a segunda-feira, o coordenador da Bancada Federal de Sergipe, o deputado federal Jony Marcos (PRB), esteve reunido com alguns prefeitos do Estado para debater também a queda na arrecadação e o pagamento obrigatório de precatórios.
MAIS CONVERSA
De acordo com o prefeito de Ilha das Flores, Cristiano Beltrão, que esteve presente na reunião, ficou acertado duas reuniões com os prefeitos de Sergipe para esta terça-feira, 17, em Brasília. Uma, pela manhã com o presidente da Confederação Nacional dos Municipais (CNM), Paulo Ziulkoski, para tratar do Auxílio Financeiro dos Municípios (AFM), e a segunda, às 18h, com toda a bancada sergipana, para ver a possibilidade de redistribuição da emenda de bancada, no valor de R$180 milhões de reais.
PARA TODOS
“Na reunião, todos aceitaram que a verba das emendas de bancada não seja encaminhada somente para o estado e capital, mas também para os municípios, resguardadas as proporções. Contudo, somente cidades com mais de 15 mil/habitantes poderiam ser contempladas. O encontro amanhã entre os deputados federais, senadores e prefeitos também será para avaliar a legislação e a possibilidade de contemplar os 75 municípios”, explica o prefeito, acrescentando que todos os chefes do executivo municipais sergipanos foram convidados para participar da reunião e muitos estarão presentes.
MEDICAMENTOS
Projeto de Lei nº172/2017 de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), foi apresentado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe, na tarde desta segunda- feira,16, durante sessão plenária. A proposta dispõe a disponibilização de informação sobre medicamentos distribuídos gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
IMPORTÂNCIA
O pleito, segue agora sua tramitação na Comissão de Constituição e Justiça do Poder Legislativo. De acordo com texto de justificativa, o deputado Luciano Pimentel ressalta a importância de divulgação de informações através de listas atualizadas, onde segundo o parlamentar, evitará que as pessoas percam tempo indo até os postos de distribuição, se souberem que determinado remédio está em falta.