Cláudio Botafogo Messias-OnLine-28-09-2017-quinta-feira

EDVALDO É QUE É DE JOÃO E NÃO VALADARES

Há uma polêmica de que o deputado federal Valadares Filho, PSB, foi derrotado pelo comunista Edvaldo Nogueira, PCdoB, porque aceitou o apoio da senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves, DEM, e do então prefeito derrotado por Valadares e Edvaldo Nogueira, João Alves Filho, DEM, esposo de Maria. Valadares filho nega este envolvimento político, contrariando os joãozistas que garantem que o socialista pediu o apoio. Valadares disse que o tempo diria que ele fala a verdade. Não demorou muito e o tempo respondeu. Pelo que se vê João não apoiava Valadares e sim Edvaldo, conforme analistas, tomando por base a escolha do vereador Thiago Batalha, antes adversário de Edvaldo, agora, alçado a condição de vice-líder do prefeito na Câmara de Aracaju.

GRUPO

Thiago Batalha (THIAGO ZACARIAS BATALHA DE MATOS) é filho de um fiel escudeiro de João Alves Filho e que “subiu” na vida, graças as benesses de João Alves como governador de Sergipe e nos últimos quatro anos como prefeito de Aracaju. O pai de Thiago chegou a Sergipe pelas mãos do ex-deputado Reinaldo Moura, que sempre procurou ajudar as pessoas e depois levou um pé na bunda desta cidadão, conforme se comenta nos bastidores.

RIQUEZA

Bem de vida graças a sua competência e trabalho, o cidadão trazido para Sergipe por Reinaldo Moura viu que não só grana basta, para ter o respeito dos poderosos, é preciso ter poder político, para continuar negociando e ser respeitado por algumas autoridades.

O QUE DEU

Ninguém sabe o que o prefeito Edvaldo Nogueira ofereceu para convencer Thiago Batalha a ser seu vice-líder na Câmara. Se sabe que não foi um cesto de pão-de-açúcar e nem uma foice e um martelo como souvenires. Também não se sabe o que há por trás desta aliança repentina com crias do ex-prefeito João Alves Filho. Será que é o troco pelo apoio de João, para que Edvaldo derrotasse Valadares Filho nas eleições de 2016? O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) usou a tribuna, durante o pequeno expediente, para comunicar aos demais vereadores que aceitou o convite do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) para ser o vice-líder do Governo na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Ele substitui o vereador Anderson de Tuca (PRTB).

INTERLOCUTOR

Thiaguinho falou sobre o novo desafio e se colocou à disposição dos parlamentares para ser um interlocutor entre o poder legislativo e o executivo. "O prefeito Edvaldo Nogueira elogiou bastante a nossa atuação e fez o convite. Eu aceitei porque entendo que o homem só pode defender o que acredita. Entendo que esta administração está no caminho certo e me proponho a ajudar cada vereador estabelecendo um diálogo com as secretarias e órgãos municipais", disse.

CONTRATO

Para aumentar a irritação do governador Jackson Barreto de Lima com seu “afilhado e protegido político”, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira assinou contrato com a Caixa Econômica Federal, que garantirá o recebimento de R$ 63,1 milhões da União, recursos de emenda impositiva da bancada sergipana, liberados depois da intervenção do líder do governo Temer no Congresso Nacional, André Moura (PSC). Jackson não está vendo com bons olhos e coração aberto a aproximação política de Edvaldo e André, principalmente porque existe a possibilidade André disputar o Governo de Sergipe. “Há qualquer coisa no ar, além dos aviões de carreira”, nessa aliança, é o que diria o Barão de Itararé. “A pessoa que se vende recebe sempre mais do que vale.” Será que ele diria isso, também?

AGRADECIMENTO

Em sua fala, Edvaldo agradeceu ao deputado André Moura pela liberação dos recursos e que seu trabalho em Brasília garantirá a realização de obras em bairros da periferia da capital. Dizem nos bastidores que Edvaldo sabe que pouco terá de Jackson Barreto, por isso aproveitará bastante esta aproximação com André Moura, PSC, para assegurar recursos para importantes obras necessárias em Aracaju.

DESCONTENTE

As reclamações da população com a obra que se arrastas na Euclides Figueiredo, causando prejuízos para comerciantes e proprietários de veículos, deixam o governador Jackson Barreto cada vez mais irritado com seu pupilo prefeito Edvaldo Nogueira, PCdoB. É bom lembrar que a Deso fez muitos buracos na via e não tapou, aumentando os transtornos para todos.

BURACOLÂNDIA

Desde fevereiro, ainda no segundo mês de sua gestão de Edvaldo Nogueira, que a avenida Euclides Figueiredo se torna cada vez mais intransitável, cheia de buracos, provocando manifestações permanentes de moradores e motoristas. Jackson tem comentado com os mais chegados que não está nada satisfeito com a administração de Edvaldo Nogueira.

SEM FORRÓ

Até agora Jackson Barreto não digeriu o deslize de Edvaldo Nogueira ao não realizar o Forró Caju, alegando não ter dinheiro. Isto arranhou a imagem de Jackson, porque ele patrocinou a campanha do aliado nas eleições de 2016. O sucesso do Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia Velha, com a maioria de artistas sergipanos, o que tornou a festa barata, bonita e boa, tem servido para Jackson mostrar a Edvaldo que ele poderia ter feito a festa, valorizando os artistas sergipanos.

ADVERSÁRIOS

Aliados políticos de vários anos, Edvaldo e Jackson Barreto poderão se tornar adversários dentro de uns cinco anos. Tudo indica que o prefeito de Aracaju tem intenções de ser governador de Sergipe, seguindo os passos do falecido Marcelo Déda e do próprio Jackson Barreto de Lima que já governou Aracaju por duas vezes. Esta pretensão do comunista não é bem vista por Jackson, que pretende continuar como grande chefe do grupo político e não crê ser a hora de passar o bastão para o baterista e zabumbeiro Edvaldo Nogueira.

BARÃO

O Barão de Itararé (Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly)  dizia que pobre, quando mete a mão no bolso, só tira os cinco dedos. Viva a cada dia, como se fosse o último, um dia você acerta. Se ele vivesse hoje, o que diria de Lula, quando este metesse a mão no tesouro do país?

RENEGOCIAÇÃO

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, afirma que decidiu pedir a retirada de pauta o Projeto de lei que trata de renegociação do Governo do Estado com o BNDES, para que fossem dadas pelo Poder Executivo, autor do projeto, maiores explicações sobre o conteúdo. “Vamos buscar mais informações e discutir o projeto fora da Casa. La na frente decidiremos se volta ou não à Casa”, disse.

DIALOGANDO

Para o deputado Francisco Gualberto, tanto ele quanto o líder da oposição, Georgeo Passos (PTC), demonstraram preocupação com alguns pontos do projeto de lei 145/2017. Por esse motivo os dois dialogaram e chegaram à conclusão de que é preciso buscar mais informações sobre essa renegociação com o BNDES, já que um dos artigos faz referência a salário de servidores e investimentos em atividades públicas. “Informo aqui que iremos buscar as informações precisas. No mais, fica por conta da política que cada um deseja fazer nesta Casa”, confirmou Gualberto.

GREVE É ILEGAL?

O Sindicato dos Profissionais do ensino de Aracaju (Sindipema) ainda não tomou conhecimento, de forma oficial, a respeito da ação judicial pedindo a ilegalidade da greve dos professores da rede pública do Município. Ainda de acordo com o presidente do Sindicato, Adelmo Menezes, ele só irá se manifestar formalmente quando for notificado. “Pra mim essa informação é novidade. Hoje pela manhã a secretária de Educação deu entrevista a um programa de rádio e não comentou nada a respeito. Então ainda não temos conhecimento e vamos aguardar” comentou.

PROVIDÊNCIAS

No entanto, a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação, confirmou que  a Procuradoria Geral do Município solicitou a justiça que sejam  tomadas medidas cabíveis para que a greve dos Professores chegue ao fim.

IPTU SEM REAJUSTE

A maioria dos vereadores de Aracaju, por um placar de 14 a 7, rejeitou proposta do vereador Elber Batalha Filho (PSB), para aplicar apenas o índice inflacionário como parâmetro para reajustar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Apesar da derrota em plenário, o vereador Elber Batalha sai fortalecido, amparado pelo regimento interno da Casa Legislativa, que proíbe apreciação de matérias semelhantes no mesmo ano.

NO BOLSO

Consultado pelo vereador Nitinho Vitale (PSD), presidente da Câmara Municipal, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), emitiu parecer pela retirada de pauta de votações, neste ano, do projeto que trata do reajuste do IPTU apresentado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), que prevê reajuste de 5% além do índice inflacionário acumulado nos últimos doze meses.

CARTEIROS

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou o pedido dos Correios e concedeu liminar determinando que as federações representantes dos trabalhadores dos Correios garantam o efetivo mínimo de 80% dos empregados em cada unidade dos Correios, sob pena de multa diária de R$ 100 mil no caso de descumprimento. Embora levantamento desta terça-feira, 26, mostre que 90,59% do efetivo dos Correios do Brasil não aderiram à paralisação - o equivalente a 98.350 trabalhadores -, em algumas unidades a determinação do TST não está sendo cumprida.

EM SERGIPE

Em Sergipe, a empresa afirma que 92,1% do efetivo estão presentes e trabalhando, o que corresponde a 746 empregados. Nas localidades em que há adesão ao movimento, os Correios vêm realizando ações a fim de minimizar os transtornos à população, a exemplo de mutirões para tratamento e distribuição de objetos postais. No último fim de semana (23 e 24), em todo o país, foram entregues mais de 1,7 milhão de objetos, entre cartas e encomendas.

AGENTES PARALISAM

Agentes socioeducativos paralisam as atividades por 72 horas. Eles iniciaram o ato na manhã de ontem, quarta-feira, 27, mas a categoria informa que poderá ser deflagrada uma greve.

MAIS GREVE

De acordo com presidente do Sindicato dos Agentes de Medidas Socioeducativas (Sindasse), Richardson Hipólito. “A falta de atenção do Estado com os Agentes de Segurança e Orientadores Sociais é o motivo dessa paralização de 72 horas. Se não houver um avanço, a categoria poderá deflagrar a greve depois desse prazo”, explicou.

CONCURSO

Foi liberado o edital para o concurso público do Tribunal Regional Federal da 5º Região (TRF-5), com jurisdição nos estados de Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. As inscrições estarão abertas entre os dias 2 e 27 de outubro deste ano, e poderão ser feitas pelo site da Fundação Carlos Chagas, examinadora do certame.

NÍVEIS

O edital contempla os candidatos com ensino superior completo e também os de nível médio. Estão disponíveis 14 vagas, sendo oito para analista judiciário e seis para técnicos judiciários, além da formação de cadastro reserva. A remuneração inicial é de R$ 10.461,90 e R$ 6.376,41 para os respectivos cargos. As inscrições para analista custam R$70,85, e para técnico, R$60,85.

PEDRINHAS

Professores da rede municipal de ensino do município de Pedrinhas estiveram na Assembleia Legislativa, pedindo apoio dos parlamentares, para que obriguem a Prefeitura a pagar salários decentes. Eles paralisaram as suas atividades, tentando obrigar a municipalidade a cumprir a lei. A prefeita Ocimara Araújo Cruz, conhecida como Mara da Farmácia, precisa descobrir um médio que acaba com a insensatez de um administrador público e começar a fazer testes. Como cobaia poderá ter sucesso.claudio 1

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com