Cláudio Botafogo Messias-OnLine-21-09-2017-quinta-feira

JACKSON COM DIAS CONTADOS?

O que mais se comenta nos bastidores da política é o desembarque do líder do Governo no Congresso Nacional, deputado André Moura no navio do PMDB e a consequente “expulsão” do comando do governador Jackson Barreto de Lima e do vice-governador Belivaldo Chagas, para que André possa realinhar o partido e alicerçar a sua virtual candidatura ao Senado ou Governo do Estado ou mesmo assegurar a reeleição.

SOB COMANDO

Do jeito que é danadinho e esperto Jackson Barreto poderá se fingir de morto, para depois ganhar força e assegurar a sua eleição para o Senado. Ai ficaria sob o comando de André Moura.

REVOLTA

Outros acham que Jackson Barreto não é mais de navegar como simples marinheiro e sim no comando do timão. Tem que ser comandante e ai pularia do navio peemedebista e buscaria porto seguro, para viabilizar a sua candidatura ao Senado e tentar eleger o seu sucessor. O tempo dirá

SEM PRESSA

André Moura tem sido pressionado para assumir o comando do PMDB, mas usa o jeito mineiro, para não criar muitas arestas, que poderão impedir a sua vitória em 2018.

COMPLICADO

O PMDB  não está jogado as traças e é muito forte em Sergipe, portanto, a própria união dos peemedebistas poderá impedir o avanço de André Moura. Tem que ser hábil e paciente, para conseguir seus intentos.

PRESIDENTE DO INSS

O presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) Léo Gadelha, estará em Sergipe na quinta-feira, dia 28 de setembro. Ele aceitou convite do líder no Congresso Nacional André Moura (PSC/SE) para retornar ao Estado. Na agenda, atendimento a prefeitos e participação no “Café com Política – Debate”, encontro no qual discutirá sobre a reforma política com jornalistas e convidados.

NO INTERIOR

O líder aproveitou a reunião com Léo Gadelha, para solicitar agilidade na abertura das agências do INSS de Itaporanga d’Ajuda, Boquim e Simão Dias. De acordo com o presidente, o INSS aguarda apenas a adequação dos locais onde o serviço funcionará, contrapartida de responsabilidade das administrações municipais.

MATERNIDADE

Finalmente, o deputado Morito Matos conseguiu a liberação de uma ambulância para a Maternidade de Capela. “Com essa medida a gente percebe que aquela ideia de fechar o Centro Obstétrico foi eliminada”, avalia o deputado. E por causa dessas medidas o parlamentar aproveitou para agradecer as pessoas que se empenharam para que a Maternidade não fosse desativada. “Agradeço aos vereadores da cidade de Capela e das cidades vizinhas que estiveram presentes nas duas audiências no Plenário Jornalista Orlando Dantas, na Câmara Municipal de Capela. Porque foi fundamental a participação deles”, avalia Matos.

DIFICULDADE

A deputada estadual Goretti Reis fala de sua visita ao Hospital Cirurgia, onde foi saber do diretor presidente, Milton Santana e dos diretores técnico, Wagner José Santos, administrativo, Milton Eduardo e clinico Edney Caetano quais as dificuldades enfrentadas pela instituição e o que será feito para amenizar os transtornos enfrentados pelos pacientes com a falta de continuidade do funcionamento dos serviços do Hospital Cirurgia.

PORTAS FECHADAS

“A partir do momento que o Cirurgia fecha suas portas para as cirurgias eletivas, causa um estrangulamento muito grande dentro do próprio Hospital João Alves, onde boa parte das cirurgias é resolvida no Hospital Cirurgia e com essa suspensão, os encaminhamentos demoram na resposta e no atendimento ao paciente. Infelizmente essa fila cresce dia a dia, principalmente na área de ortopedia devido ao aumento dos acidentes de moto e mais traumas que necessitam de cirurgias ortopédicas. Situação que causa constrangimento ao paciente por causa da ineficiência do serviço público”, lamentou a deputada.

DESEMPREGADOS

Um grupo de trabalhadores desempregados            protestou na frente da Usina Termelétrica Porto de Sergipe (UTE), atualmente em fase de construção, na Barra dos Coqueiros. O movimento intitulado SOS emprego alega que as empresas terceirizadas estão contratando mão-de-obra de outros estados para fase de edificação. A Prefeitura, responsável por recolher os currículos, nega a informação.

PREFEITURA

Um dos representantes do movimento lembra que os campos de trabalho da obra poderiam ser preenchidos com trabalhadores locais. “Todas essas pessoas aqui são qualificadas e precisam dos empregos, mas eles [empresas e prefeitura] têm colocado quem quer. A prefeitura [Barra dos Coqueiros] tem carimbado alguns currículos para priorizar alguns, enquanto nós continuamos sem os empregos”, denuncia Clodoaldo Melo.

DIABÉTICOS

O deputado estadual Adelson Barreto Filho (PR), apresentou na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), um Projeto de Lei que dispõe sobre concessão de prioridade no atendimento aos usuários portadores de diabetes na realização de exames médicos em jejum total.

 PRIORIDADE

De acordo com Adelson Barreto Filho, é de fundamental importância à aprovação deste Projeto de Lei que obriga os hospitais públicos e particulares, clínicas, postos de saúde e de coleta credenciados à Rede Estadual de Saúde, a atender portadores de diabetes de forma prioritária. “O atendimento prioritário aconteceria da mesma forma como já acontece com outros grupos prioritários como idosos, deficientes e gestantes”, explica Adelson Filho.

IDENTIFICAÇÃO

Segundo Adelson Barreto Filho, pelo texto do projeto, caberá às unidades de saúde a responsabilidade de identificar os pacientes no ato do atendimento, para que possa disponibilizar a prioridade. “É preciso evitar maiores complicações no quadro desses pacientes. As pessoas diabéticas se ficarem durante um período de tempo prolongado sem se alimentar, pode culminar em hipoglicemia e outros danos à saúde”, alerta.

EMPREENDEDOR

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), em parceria com a Federação Sergipana de Empresas Juniores, vai realizar nesta quinta-feira (21), a partir das 14h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, uma Audiência Pública sobre empreendedorismo jovem. O evento, que tem como tema “Empresas Juniores e o Incentivo ao Empreendedorismo em Sergipe”, pretende estimular a entrada dos mais novos no mercado de trabalho através de projetos inovadores  diversas áreas de atuação.

DESEMPREGADOS

Para o deputado Georgeo Passos, eventos como esse são importantes para incentivar as pessoas que pretendem sair da crise por conta própria. “Em um universo em que boa parte dos jovens de Sergipe estão desempregados, é fundamental que o empreendedorismo seja incentivado e eventos dessa natureza, além de esclarecer dúvidas, estimulam os jovens a querer sair da crise”, explica o parlamentar.

PALESTRA

A presidente da Frente Parlamentar em defesa das Mulheres e secretária da Secretaria da Saúde da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, (Unale), deputada estadual Goretti Reis, convida a sociedade, para hoje, 21, participar do ‘Dia de luta das pessoas com deficiência’ que será lembrado na Assembleia Legislativa, às 10 horas, com palestras proferidas pela coordenadora da Rede Estadual de Cuidados às pessoas com Deficiência, Alynne França Oliveira e pelo presidente da Confederação Brasileira de Vôlei para Deficientes, Angelo Alves Neto, que irão abordar sobre os problemas enfrentados e suas vitórias.

PACOTAÇO

Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, nas Comissões Temáticas e em plenário, um “pacote de projetos” que estavam tramitando na Assembleia Legislativa. Passaram propostas do Poder Executivo, do Poder Judiciário e dos próprios parlamentares. Inicialmente os deputados apreciaram e votaram os projetos na Sala de Comissões, quando se reuniram os membros das Comissões de Constituição e Justiça; Economia e Finanças; e Administração e Serviços Públicos. Depois a votação seguiu para o plenário.

DO PODER EXECUTIVO

Do Poder Executivo foi aprovado o PL que autoriza a permuta de duas áreas de terra localizadas no município de Canindé do São Francisco, com particular e torna de valor, para assentar família de agricultores rurais sem terra. Já do Poder Judiciário foi aprovado um PL que versa sobre a estrutura administrativa do Tribunal de Justiça de Sergipe.

CONSTRUTOR

Da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foi aprovado um projeto de resolução que estabelece nova denominação do Edifício em que a Casa tem seu recinto normal de expediente, que passar a ser nominada como Palácio “Construtor João Alves”.

NÃO GOVERNAMENTAL

Do líder do governo, deputado Francisco Gualberto (PT) foi aprovado o PL que altera para “Organização Não Governamental Renascer”, a denominação da então “Associação de Desenvolvimento Comunitário Santo Antônio (Adasa)”, com sede na cidade de Aquidabã e foro na Comarca de Aquidabã.

MOÇÕES

Outros projetos aprovados instituem o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, o dia do Capoeirista e o Dia da Banda Filarmônica, além de vários projetos de Concessão de Títulos de Cidadania e Reconhecimento de Utilidade Pública. Passaram também algumas Moções dos deputados Luciano Bispo (PMDB) e Maria Mendonça (PP).claudio 1

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com