DINHEIRO NO BOLSO
Pelo 8º mês consecutivo, a prefeitura de Aracaju realizará o pagamento dos salários dos servidores em dia, dentro do mês trabalhado. O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, através das redes sociais, que todo o funcionalismo público (servidores e comissionados, aposentados e pensionistas) receberá seus vencimentos na quinta-feira, 31. Com o pagamento da décima folha salarial (as oito da atual gestão mais as duas folhas deixadas pela gestão anterior), a administração municipal terá injetado na economia R$ 750 milhões.
GENRO
Além do projeto do governo que propõe o fim do Funprev, o assunto mais comentado são as declarações de Breno Silveira, genro do secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, de que 70% dos parlamentares não serão reeleitos. Mesmo sabendo da travessura de Breno, Jackson Barreto de Lima não puxou as orelhas do primão. Tem coisa ai.
MÃO DE VACA
Esse tal genro de Almeida Lima deve ter muita grana, porque se está pensando que “memedinha” vai abrir a bolsa, para financiar a campanha, cairá do cavalo. Mão-de-vaca, Almeida Lima nunca foi de gastar grana alguma. Lembram quando ele foi candidato a prefeito e desistiu no meio do caminho, deixando os candidatos a vereador do PTB de Clóvis Silveira na maior pindaíba? E olha que Almeida estava com a burra cheia de real. E quem garante que apostar em Breno é um bom investimento. Casamento nem sempre dura uma eternidade. Cuidado rapaz. Ganha uma caixa de chocolate quem fizer Almeida Lima gastar um centavo e sorrir de satisfação. Só uma caixa.
MUDANDO DE LADO
Primeiro parlamentar a anunciar voto contrário ao Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que objetiva a fusão dos dois fundos previdenciários dos servidores do Governo do Estado (FINANPREV e FUNPREV), o deputado estadual Augusto Bezerra (PHS) admitiu, ontem, quarta-feira (30), mudar de ideia e votar favorável à matéria, caso uma emenda anunciada, hoje, pelo governador Jackson Barreto (PMDB) ao PL corresponda, de fato, às expectativas dos aposentados e pensionistas representados pelos seus sindicatos.
SEM EIRA E NEM BEIRA
“Não faço parte da bancada de oposição e nem da bancada de situação. Adotamos uma posição de independência aqui na Casa. Agora, com a chega da emenda e escutando vários sindicatos, que dizem que, se o fundo tiver garantia real que será capitalizado, não vejo porque a gente penalizar 30 mil aposentados e pensionistas, que estão recebendo fora do mês. Com atraso. Agora, se o projeto fosse aquele inicial, eu votaria contra”, explicou Augusto.
EMENDA
O deputado revelou que ainda não recebeu uma cópia da emenda, mas escutou uma entrevista do governador Jackson Barreto explicando que terrenos do Estado e créditos da Secretaria da Fazenda serão dados como garantia para capitalização do fundo. “Inclusive, um percentual dos royalties do petróleo quando o Estado voltar a receber, em 2019. Se for assim, eu vejo uma possibilidade real deste fundo ser recomposto num período curto. Precisávamos de providências e o governo tomou”, disse.
TRANSFORMADO
Augusto ressalvou, entretanto, que faz um apelo aos demais deputados para que o Projeto de Lei não seja transformado em outro Proinveste. “Ninguém ser contra ou a favor por convicções políticas. Estamos tratando de aposentados e pensionistas. Se o projeto é para beneficiá-los, temos que dar nossa contribuição também. Só não votaria daquele jeito que chegou. Ia acabar o dinheiro todo e o fundo não seria recomposto. Agora com a emenda, não vejo problema. Não podemos abandonar os aposentados”, disse.
BOA SORTE
Por intermédio de projeto de Lei Ordinária de autoria do deputado estadual Antônio dos Santos é reconhecida de utilidade pública estadual a Associação de Desenvolvimento Sustentável dos Produtores Rurais da Boa Sorte, no povoado do mesmo nome, localizado no município de Carira.
MOSQUEIRO
O deputado estadual Robson Viana solicita do governador Jackson Barreto que determine o reforço do policiamento militar no povoado Mosqueiro, em Aracaju, para inibir a ação dos bandidos.
CANINDÉ
Como parece que Canindé do São Francisco não tem prefeito, o deputado estadual Jairo Santana da Silva, PRB, pede ao Governo do Estado que execute obras de calçamento com paralelepípedo nos povoados Capim Grosso, Curituba e Cuiabá, com sinalização vertical das vias e a implantação de calçadas com rampas acessíveis as pessoas com deficiência de locomoção.
RENAIS
A deputada estadual Sílvia Fontes, PDT, apresentou requerimento, convidando José Lúcio Alves Costa, presidente da Associação de Renais Crônicos de Sergipe, para uma palestra sobre a situação das pessoas que sofrem do mal. A exposição será no plenário da Assembleia Legislativa.
ESTUDO TÉCNICO
A professora deputada estadual Ana Lúcia Menezes solicita do governador Jackson Barreto uma cópia do Estudo Técnico que promove a preservação do equilíbrio financeiro e atuarial, após a extinção do Funprev, para acompanhar o trâmite do Projeto de Lei Complementar, em cumprimento ao artigo 40 da Constituição Federal. O PLC que funde as previdências sociais em Sergipe poderá ser votado hoje.
HAJA SACO
O secretário de Estado da Saúde, Zé Almeida, esteve ontem na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa, para prestar contas aos deputados. Alguns assistentes comentavam que é preciso ter muito saco para ouvir Memedinha com toda a empáfia. Pavão perde para ele, comentou um sujeito. Mas até o pavão misterioso, bonito demais, não ganha do SUJEITO.