Cláudio Botafogo Messias-OnLine-07-08-2017-segunda-feira

DÍVIDA PÚBLICA

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) dará maior agilidade à cobrança de multas aplicadas aos gestores que praticam atos irregulares ou descumprem decisões. Isso porque, a partir da próxima semana, a Coordenadoria Jurídica (Cojur) da Corte de Contas passará a inscrever os títulos de suas decisões na dívida ativa, já encaminhando a respectiva certidão para cobrança judicial. Pela dinâmica anterior esse controle era feito pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), mas um convênio firmado com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) permitiu a nova metodologia.

MIL EMPREGOS

Até dezembro, a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe, situada na Barra dos Coqueiros, gerará mil novos empregos. O anúncio foi feito durante reunião entre o governador Jackson Barreto e o presidente da empresa responsável pela usina, Central Elétrica de Sergipe (CELSE), Eduardo Maranhão. O encontro ocorreu no Palácio de Veraneio com a participação do vice-governador Belivaldo Chagas, o diretor de Operações da empresa, Edio José Rodenheber e secretários de Estado.

MAIS 1.500

Os novos empregos fazem parte da nova fase de construção da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe. O governador Jackson Barreto afirmou que, atualmente, já trabalham no empreendimento 225 operários. Nessa nova fase que se inicia, serão gerados mais 600 empregos até outubro, perfazendo 825 postos de trabalho e, até dezembro, serão mil trabalhadores empregados. “Até o final da obra, teremos 2.500 sergipanos trabalhando na termoelétrica, o que nos deixa muito feliz neste momento de crise”, ressaltou, ao destacar que solicitou à empresa que a mão de obra fosse selecionada através do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT).

CULTURA

Gestores e diretores culturais reuniram-se no Museu de Arte Sacra de São Cristóvão. O fórum contou com a presença de mais de 20 municípios do estado que levaram seus anseios e debateram ideias para possíveis melhorias no cenário cultural das cidades. O superintendente executivo da Secult, Irineu Fontes, representando o Secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, abriu a reunião explicando a política de editais da Secretaria e solicitou a presença dos secretários municipais em uma ação que será realizado até o fim deste mês com o intuito de fortalecer a cultura popular do estado.

PARCERIA

Secretário de cultura do município de Japaratuba, Perycles Rocha, salientou a importância das reuniões do Fórum. “Esses debates se fazem necessários para nós levarmos os desejos dos municípios no que se refere a nossa pasta. A parceria com a Secult é sempre válida para que haja fortalecimento no âmbito cultural de Sergipe”, disse.

PREVIDÊNCIA

Durante visita a Aracaju para participar de audiência pública na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o ex-ministro da Previdência Social no governo de Dilma Rousseff (PT), Carlos Gabas, criticou a Reforma da Previdência atualmente em tramitação no Congresso Nacional. Ele vê incoerência no discurso do Governo Federal que afirma a necessidade de mudanças na Previdência, “ao mesmo tempo perdoando bilhões de reais em dívidas de grandes empresários”, disse. Gabas lembra que tinha um projeto de Previdência, e pretendia estudar modelos adotados em outros países.

SONEGADORES

Você sabia que os cofres públicos brasileiros deixam de arrecadar bilhões quando não pedimos a nota fiscal dos produtos que compramos e quem acaba ficando com o valor dos impostos é o lojista? O dinheiro que deveria ser revertido para pastas como Saúde e Educação, por exemplo, nem chegam ao conhecimento do Governo. Só nesses meses de 2017, o Brasil já perdeu mais de R$ 337 bilhões.

MAIS BARATO

E a grande questão, segundo a subgerente geral de educação fiscal da Secretaria da Fazenda de Sergipe (Sefaz) Sandra Alves é a seguinte: você não paga mais barato por não pedir a nota. “Quem paga o imposto é o consumidor. Esse imposto está embutido no preço da mercadoria. Então o consumidor tem que ter a consciência de que quando o lojista não dá a nota, ele está sonegando o dinheiro público”, informa. De acordo com a subgerente, até uma bala, ou aquele pãozinho que compramos na padaria agregam o valor do imposto.

SONHADOR

O vereador Júnior Farias, filho do ex-prefeito de Monte Alegre, Osmar Farias, e primo de Tonhão (ex-prefeito da cidade sobrinho de Osmar Farias) espalha para os eleitores que rompeu com o primo Tonhão  (Antônio Rodrigues) e ele (Júnior) é o candidato do grupo nas eleições de 2020.

NEGA TUDO

Tonhão nega que tenha brigado com o tio Osmar Farias e que seu primo Júnior Farias é o candidato do grupo, conhecido em Monte Alegre como “Bicudos”. Ninguem sabe se a prefeita Marinez Silva Pereira Lino (Nena de Luciano) disputará a reeleição.

CIDADÃO

O cônsul honorário da França em Sergipe, Lucien Henri Gaujac, receberá o título de Cidadão Sergipano. A honraria resulta do projeto de autoria do deputado Luciano Bispo, presidente da Assembleia Legislativa.

ZONAS ELEITORAIS

O deputado Garibalde Mendonça, PMDB, apresentou Moção de solidariedade a Associação dos Magistrados de Sergipe e ASMP-Associação Sergipana do Ministério Público, por suas lutas incessantes em prol da continuidade das zonas eleitorais que serão extintas em Sergipe.

INTERIOR

Para reduzir a violência no interior, onde não se tem mais paz, o deputado estadual capitão Samuel Barreto sugere ao Governo do Estado a instalação de câmeras de vigilância nos municípios de Frei Paulo, Ribeirópolis, Boquim, Arauá, Gararu, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Carira e Malhador. Entende que é uma forma de inibir a ação dos bandidos e facilitar o trabalho da polícia, para identificação dos bandidos.claudio 1

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com