Cláudio Botafogo Messias-OnLine-03-07-2017-segunda-feira

SUCESSO TOTAL NA ATALAIA

A realização do Encontro Nordestino de Cultura, envolvendo as Secretarias de Estado do Turismo, da Cultura e da Inclusão Social, foi sucesso total na Orla da Atalaia Velha. Com o autêntico forró e apresentação de quadrilhas de juninos e grupos folclórico, o evento atraiu milhares de pessoas, mesmo com São Pedro sendo o principal anfitrião da festa. Foi festa para lá de mil, com total segurança. Um forró familiar, onde as crianças começaram a sentir a magia do forró e de outras tradições nordestinas.

SEGURANÇA

Dezenas de viaturas policiais em pontos estratégicos de acesso à orla da Atalaia Velha deram a segurança que o forrozeiro quer em todo evento. A Secretaria de Estado da Segurança Pública está de parabéns, pela organização do evento. Foi ímpar o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o pessoal da Secretaria de Estado da Saúde.

INCANSÁVEL

O médico Almir Santana esteve nos dias de forró na Atalaia Velha, distribuindo camisinhas e orientando os forrozeiros. Testes rápidos de detecção de sífilis, HIV e hepatite foram feitos no veículo-posto da SES, dando oportunidade para quem não tem tempo, saber como está à saúde.

JACKSON

O governador Jackson Barreto de Lima, PMDB, compareceu em vários dias do Arraial do Forró na Atalaia Velha, acompanhado dos secretários João Augusto Gama (Cultura), Fábio Henrique (Turismo) e Zézinho Sobral (Inclusão Social). Eles foram conferir o sucesso da festa.

IRINEU

O secretário-executivo da Cultura, Irineu Fontes, esteve presente em todos os dias do Arraial do Povo na Atalaia Velha, supervisionando a festa e aproveitando para curtir a festa de puro forró.

EDVALDO

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PCdoB, que adora um forró, curtiu a sua “quarana”, indo ao Arraial do Povo. Quem sabe não aprendeu que para fazer uma festa do agrado do povão não é preciso “importar” artistas de cachês caríssimos e que nada têm a ver com o forró. Se todos os prefeitos fizessem isso, nossas raízes seriam preservadas. Eles têm que entender que os astros do barulho têm outras festas para ganhar dinheiro, enquanto que o forrozeiro só tem um mês e com cachê que é uma mixaria. Este é o Brasil dos mais poderosos em detrimento da maioria que coloca este país para frente.

GRACCHO CARDOSO

O Ministério Público de Sergipe, por intermédio da Promotoria de Justiça de Aquidabã/ Distrito de Graccho Cardoso, ajuizou Ação Civil Pública contra o Prefeito do Município de Graccho Cardoso e cinco Secretários por prática de nepotismo.

FAMÍLIA

De acordo com o MP, o prefeito de Gracho Cardoso, José Nicárcio de Aragão nomeou a irmã Maria Lucivânia Aragão Sukerman como Secretária Municipal de Finanças; a esposa Fabíola Santana Soares de Aragão, Secretária Municipal de Assistência Social; o cunhado Wagner Henrique de Santana, Secretário Municipal de Transportes; a cunhada Luila Santana Soares, Secretária Adjunta; e a outra irmã Lucicleide de Aragão Santos, Secretária-adjunta da Secretaria de Assistência Social.

   RECOMENDAÇÃO

No mês de abril, o MP expediu recomendação ao Município, tendo em vista a prática histórica em todo o país de nomeação de pessoas que mantém relação de parentesco em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afim, com autoridades públicas no âmbito da administração pública para o exercício de cargos em comissão e funções de confiança e contratação temporária.

 NEPOTISMO

Diante das informações de possível prática de nepotismo no Município de Graccho Cardoso, o Órgão Ministerial requisitou ao Prefeito que encaminhasse, dentre outras informações, a relação dos agentes públicos que tivessem vínculo de parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau com o referido gestor.

 PEDIDOS

O MP requer que seja concedida a tutela de urgência em caráter antecipado, suspendendo os efeitos dos vínculos funcionais decorrentes dos atos de nomeação dos Secretários. Requer, ainda, a condenação dos Secretários à restituição dos valores recebidos a título de remuneração pelo exercício dos cargos para os quais foram nomeados irregularmente, cujos valores devem ser calculados retroativamente a, ao menos, o dia 07 de abril de 2017, data do recebimento da recomendação ministerial nº 01/2017.

 PARENTADA

O nepotismo no âmbito da administração pública, direta ou indireta, consiste na nomeação de parentes para o exercício de cargo ou função pública que não exigem a regra geral do concurso público para provimento. Trata-se de uma conduta ilícita consubstanciada na forte influência do vínculo familiar como motivação do ato administrativo de nomeação. Mesmo sendo uma prática recorrente, o nepotismo viola os princípios constitucionais norteadores da administração pública.

 PODEMOS

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) acha que o governador Jackson Barreto tem uma história ‘muito bonita’ no PMDB e deve procurar se entender com a cúpula do partido. Admite que a legenda tem característica de “embate interno, de discussões, mas que sempre respeitou posições divergentes”. Jackson deve se mudar para o Podemos. – Mas caso Jackson Barreto decida por sair, nós temos que respeitar e apoiar, disse.

DESRESPEITADO

Segundo Fábio, o governador Jackson Barreto “não está sendo tratado como merece. Sua história deveria ser mais valorizada e respeitada pelo seu partido”. Sobre a chapa majoritária, Mitidieri diz que será montada no seu devido momento. Agora é hora de “discutirmos coisas mais urgentes como a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB)”

 SIGLA FORTE

Quanto a posição do seu partido, o PSD, o deputado diz que se trata de uma ‘sigla forte’ e que tem como características valorização dos seus membros e a fidelidade ao grupo. – Nós entendemos que fizemos por onde compor a chapa majoritária em 2018 e, portanto, vamos esperar esse reconhecimento. Temos portas abertas em todos os grupos e uma excelente relação com outras legendas, mas a nossa prioridade é permanecerclaudio 1

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com