SEM ESPERANÇA
Os usuários da Unidade de Saúde Carlos Hardmam, do bairro Soledade, estão há meses tentando marcar exames específicos. Eles já fizeram uma manifestação no posto de saúde contra a morosidade no sistema de marcação e contra a gerência da unidade.
LONGA FILA
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da assessoria de comunicação, informou que encontrou uma longa fila de espera no sistema de exames, deixada pela última gestão, e passou a agilizar esse processo. O setor informou que o sistema respeita uma cota de casos prioritários de saúde, e o restante segue uma fila por ordem de solicitação dos exames específicos. A respeito do equipamento que afere a pressão, a assessoria afirmou que vai apurar o caso.
SEM HÓSPEDES
Sem confirmação sobre os festejos juninos para grande público em Aracaju, os atrativos para turistas parecem ser poucos. A conclusão se dá a partir dos números apresentados pela rede hoteleira na capital. A taxa de ocupação em muitos locais de hospedagens é 50% menor que no ano passado, e a estimativa até o final do mês também é baixa.
EVANGÉLICA
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) confirmou o envolvimento da Fundação Evangélica Restaurar com irregularidades em contratos firmados pela entidade com prefeituras de outros Estados brasileiros. De acordo com a SSP, “foi constatado que gestores da entidade já respondem a processos judiciais em diversos Estados do país” e estão proibidos de assinar contratos com outros municípios brasileiros.
AUDITORIAS
A informação está explícita em nota divulgada pela assessoria de imprensa da SSP que explica a atuação da equipe da Polícia Civil na Prefeitura de Simão Dias. De acordo com a nota, o trabalho em Simão Dias está sendo executado pelo grupo do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) dando suporte às auditorias que estão sendo realizadas pela equipe do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE).
DESVIO
A Polícia Federal está cumprindo mandado judicial expedidos pela Justiça Federal alagoana contra médicos e administradores de empresas que atuam nos Estados de Sergipe, Alagoas, Bahia e Goiás, que estariam envolvidas em esquema para desviar recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
DIAGNÓSTICO FALSO
Conforme informações da Superintendência da Polícia Federal do Estado de Alagoas, responsável pela investigação e cumprimento de mandados judiciais, há médicos e funcionárias de empresas prestadoras de serviços oftalmológicos e empresas distribuidoras de medicamento e prestadoras de serviços na área oftalmológica, envolvidos neste esquema fraudulento, responsável por apresentar diagnóstico falso para prescrever o colírio específico para tratamento de glaucoma, que seria distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde a pacientes atendidos pelo programa.
COLÍRIO
Uma grande quantidade de colírio foi distribuída irregularmente, inclusive para pacientes sadios, segundo o superintendente Bernardo Gonçalves, da PF de Alagoas. Além da prescrição do medicamento para pacientes sadios, o grupo envolvido em associação criminosa, também estaria desviando o medicamento na medida em que três frascos do remédio eram prescritos e o paciente recebia apenas dois com a informação de que o produto estaria em falta.
CANHOBA
Cansados de pedirem ao Governo do Estado que recuperem a Rodovia SE 160, que liga os municípios de Aquidabã a Canhoba, importante para o escoamento de produtos agrícola por caminhões e tráfego de veículos coletivos e de passeio, moradores pediram ao engenheiro civil e deputado estadual Garibalde Mendonça, PMDB, que interceda e este pede ao diretor do Departamento de Estradas e Rodagens de Sergipe, Antônio Vasconcelos, para que viabilize o conserto da pista. Resta saber se o Governo o atenderá e se não vai mais uma vez derrapar. Como sempre.
MIGUEL
A Rodovia SE 175, que liga os municípios de Nossa Aparecida e São Miguel de Aleixo necessita, com urgência, de reparos, para que o tráfego de caminhões, que transportam à produção agrícola, possa trafegar sem riscos de acidentes, por conta da irregularidade das pistas. Também carece de sinalização, para evitar capotamentos e outros problemas. Ninguém sabe se o povo será atendido pelo Governo de Sergipe.
ZUMBI-ACOOPAZ
De autoria da deputada Ana Lúcia foi aprovado o projeto de lei ordinária que reconhece de utilidade pública estadual a Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Zumbi-Acoopaz, com sede na zona rural, município de Tobias Barreto e foro na Comarca de Tobias Barreto.
CANAÃ-ACOOPAÃ
Deputados estaduais aprovaram o reconhecimento de utilidade pública estadual da Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Canaã-Acoopaã, com sede na zona rural de Tobias Barreto com foro na comarca daquele município.
MONTE-ASCOOBEM
A Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Belo Monte-Ascoob teve a sua utilidade pública reconhecida e aprovada pelos deputados estaduais. Ela fica na zona rural de Tobias Barreto.