Cláudio Botafogo Messias-OnLine-08-06-2017-quinta-feira

VALADARES QUER PMS DE VOLTA

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) solicitou, em audiência com o presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), a inclusão na pauta do Plenário da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 113A de 2015, que permite que Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares que participarem de eleições retornem à atividade se não reeleitos.

 RELATOR

A proposta, que foi relatada pelo senador Valadares na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), visa alterar a legislação eleitoral para equiparar os direitos de policiais e militares aos dos demais servidores que se candidatam a cargo eletivo. O dispositivo permite que também os candidatos eleitos dessas categorias possam retornar a seus postos ao final do mandato, como, de resto, acontece com os demais servidores.

 COBRANÇA

Em discurso proferido no Plenário da Câmara dos Deputados o deputado federal Fábio Reis (PMDB), vice-líder do partido na Casa, cobrou do governador do estado de Sergipe, Jackson Barreto, presença e atuação no município de São Cristóvão. “Venho à tribuna desta Casa no dia de hoje fazer um apelo ao governador Jackson Barreto do meu estado de Sergipe. Tenho recebido cobrança de prefeitos e da população para uma ação imediata do governo para a reforma das rodovias que estão intransitáveis e causa transtornos a quem precisa se deslocar para cidades vizinhas e um prejuízo gigantesco para os comerciantes que dependem da rodovia para transportar suas mercadorias.

  PELO TELEFONE

O vereador Antonio Bittencourt [PC do B], líder da bancada governista na Câmara Municipal de Aracaju, declarou que não tem nada a esconder após circulação de áudios nas redes sociais, que seriam uma conversa interceptada entre o parlamentar e Mendonça Prado, na época presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Na interceptação, segundo transcrições da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), Mendonça pede informações sobre a CPI do lixo a Bittencourt.

VAZAMENTO

Conforme um dos documentos vazados, em trechos da transcrição de uma conversa por telefone que durou em torno de um minuto e meio, Mendonça queria saber se a votação da CPI iria a plenário. Em sequência, teria perguntado quantas assinaturas seriam precisas para aprovação, e quantas tinham. Bittencourt teria respondido que precisariam de oito, e já se tinham nove assinaturas. Por fim, Mendonça perguntou se os nomes dos vereadores que assinaram, poderiam ser passados via whatsapp, e Bittencourt respondeu positivamente.

 GREVE DOS POLICIAIS

Os policiais civis de Sergipe podem parar parte das atividades a partir desta quinta-feira, 8. A paralisação parcial é uma forma que a categoria encontrou para protestar contra o atraso no pagamento dos salários. Em nota, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol), João Alexandre Menezes, explicou que na última assembleia da categoria ficou decidido que as paralisações seriam realizadas caso o Governo do Estado não pagasse os salários até o sexto dia útil de cada mês.

 REGULARIZAÇÃO DE TÍTULOS

A Justiça Eleitoral de Sergipe divulgou os dados oficiais referentes à regularização dos títulos de eleitores que não votaram nas três últimas eleições. O prazo para resolver as pendências no documento terminou no último dia 02 de maio.

CANCELADOS

Segundo dados da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SE, menos de 5% dos eleitores foram ao Cartório Eleitoral justificar a ausência. Em valores absolutos, 1.012 dos 21.628 eleitores sergipanos regularizaram sua situação eleitoral. Aqueles que não compareceram ou não se justificaram, tiveram seus títulos cancelados.

RESPONSABILIDADE DE TEMER

O governador Jackson Barreto (PMDB) responsabiliza o Governo Federal pela ausência de uma política de segurança pública capaz de combater a violência. Para Jackson Barreto, a União precisa assumir a responsabilidade na questão da segurança e diz que o Estado sozinho não tem capacidade para atender a todas as demandas. ”Até porque os maiores crimes e a maior demanda são crimes da área federal: tráfico de drogas e de armas é o que está elevando a violência e o Governo Federal não está fazendo a sua parte”, resumiu.

PARA TODOS

A partir da próxima segunda-feira, 12, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai liberar a vacina contra gripe para toda a população de Aracaju. As doses vão estar disponíveis em todas as 44 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital, das 7h às 17h, e serão aplicadas  enquanto durarem os estoques. É importante ressaltar que até a próxima sexta-feira, dia 9, data de encerramento da Campanha de Vacinação Contra o Vírus Influenza 2017, apenas os grupos considerados prioritários vão continuar sendo imunizados.

GRANA

Governo do Estado de Sergipe deve divulgar, até a próxima sexta-feira, 9, o calendário de pagamento dos servidores que ainda não receberam os salários referentes ao mês de maio. Já receberam os vencimentos, no último dia 31, os trabalhadores da Secretaria de Educação, Sergipe Previdência, Ipesaúde, Segrase, aposentados e pensionistas do Fundo Previdenciário do Estado de Sergipe (Funprev). Ainda faltam as demais secretarias, aposentados do Fundo Financeiro Previdenciário de Sergipe (Finaprev) e fundações.

 SEM FORRÓ

A realização do Forró Caju continua em xeque mesmo faltando somente 15 dias para a chegada do São João. Em conversa com a imprensa o prefeito de Aracaju diz que segue sem recursos para realizar o evento, e aguarda autorização de emendas parlamentares articuladas pelo deputado André Moura [PSC] junto ao Ministério do Turismo. “Só faremos se vierem esses recursos extras orçamentários”, afirma Edvaldo Nogueira.

INJUSTIÇADO

O prefeito disse ainda que se sente injustiçado com as críticas a respeito da realização do tradicional evento sergipano. “Nós estamos desde o começo do ano buscando esses recursos. Havia uma emenda do deputado Fábio Reis, no valor de R$ 6 milhões, mas foi cancelada. Não foi falta de planejamento [a realização], é a crise”, revelou. “Eu repito, não vou usar recursos próprios da prefeitura para fazer a festa”, enfatizou.

 CUSTOS

Conforme Edvaldo, os recursos seriam para arcar, principalmente, com a estrutura da festa. “Independente de ser uma festa com artistas locais ou de fora, os custos com palco, iluminação, segurança, estrutura em geral, são sempre os mesmos valores. Precisamos encarar esse momento com tenacidade”, concluiu.

ENFERMEIROS

Em assembleia enfermeiros e agentes comunitários de saúde e combate à endemias se reuniram no sindicato dos bancários. As categorias deliberaram uma paralisação por 24 horas no dia 12 de junho. De acordo com a presidente do sindicato dos enfermeiros, Shirley Morales,  a categoria também irá realizar um ato em frente ao Centro Administrativo de Aracaju, situado no conjunto Costa e Silva. “Nesse mesmo dia iremos fazer uma ato público em frente ao Centro Administrativo, a partir das 7h. Não havendo negociação a categoria deverá entrar em greve por tempo indeterminado”, revelou.claudio1

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com